pensatanotíciasespeciallifestyleturismoroteiro cultpapo+sexoblog-se contatoparceirosdelíriominha assinaturaanuncie

Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2010
HOMOFOBIA NO STM
Mobilização
Professor e empresário se mobilizam contra o homofóbico ministro do STM e convocam os LGBT
por Valmir Costa

ReproduçãoWilton Garcia, Justo Favaretto Neto e o ministro Cerqueira Filho

SÃO PAULO – O MundoMais recebeu nesta quarta-feira, 04, duas cartas endereçadas ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP) condenando, por parte do Senado, a aprovação do homofóbico general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho para o posto de ministro do Supremo Tribunal Militar (STM), que é contrário a presença de homossexuais nas Forças Armadas.

As cartas foram escritas pelo professor Wilton Garcia e pelo empresário Justo Favaretto Neto. Ambos se posicionam a favor do afastamento do novo ministro Cerqueira Filho e cobram que o Senado revise a presença do militar no cargo e, mais do que isso, conclamam os LGBT a entrarem nessa manifestação.

“A sociedade brasileira – sobretudo a comunidade LGBT – precisa gritar em todos os cantos do país contra esta difamação e desrespeito. Vamos mostrar que somos muitos e temos Direitos”, diz o professor Wilton Garcia.

Já Favaretto Neto desmente os argumentos utilizados pelo novo ministro Cerqueira Filho, que disse que os homossexuais não podem assumir cargos de comando, pois não seriam obedecidos. “O fato de lutarmos diuturnamente contra o preconceito dos homofóbicos, já demonstra a força e coragem que temos e que podemos colocar a serviço do Brasil!”, diz Favaretto Netto.

Mobilização – A partir do ocorrido, enquanto uma mídia segmentada para os LGBT, o MundoMais entra com a sua participação no sentido de conclamar também o público do arco-íris a fazer este tipo de protesto e não apenas ler e se indignar diante dos fatos. Para isso, basta enviar e-mails para os senadores mostrando a sua indignação. Para ver a lista com os e-mails dos senadores, clique AQUI. Leia agora as cartas de Wilton Garcia e Justo Favaretto Neto.

_____________________

Não queremos homofobia no Brasil

Hoje, mandei um email para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) eduardo.suplicy@senador.gov.br, porque estou indignado com a desagradável declaração do general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho contra homossexuais assumidos nas Forças Armadas Brasileiras. Essa radicalidade do general demonstra preconceito e discriminação!

Ontem, ele foi ao senado, por ser indicado para ocupar uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), e ao ser sabatinado disse que a tropa não obedeceria a um militar homossexual. Também, fiquei bastante desapontado com a postura dos Senadores, que não se manifestaram contra.

A sociedade brasileira – sobretudo a comunidade LGBT – precisa gritar em todos os cantos do país contra esta difamação e desrespeito. Vamos mostrar que somos muitos e temos Direitos. Nossa disposição é maior quando enfrentamos o mundo! Mais que isso, trabalhamos e defendemos este país com qualidade, sobre o ideal da promoção de valores humanos.

Se fosse assim, nenhum homossexual neste país conseguiria alavancar projetos ou qualquer outra atividade. Não somos desqualificados, pelo contrário, honramos dignamente nossas profissões com responsabilidade e vigor necessários aos desempenhos. E se, por acaso, algum gay escolher ser da Força Militar, certamente ele terá orgulho e ética de seu papel profissional.

Por isso mesmo, devemos protestar. Viva a diversidade!
Não queremos homofobia no Brasil!
Tal acusação contra homossexuais não ajuda em nada.

Um representante do Superior Tribunal Militar deve ser alguém com capacidade intelectual e discernimento da vida, para dialogar com a sociedade. Este general deveria ter preocupação com a desigualdade social e o desenvolvimento humano – longe de posturas conservadoras e ultrapassadas.

Este é um país democrático e não é possível admitir ou aceitar tal injúria. Portanto, é preciso protestar!

Não queremos homofobia no Brasil!

[Wilton Garcia, doutor em comunicação pela ECA/USP e integrante do PEDHS-USP]

_____________________

Ilustres Senador Eduardo Suplicy e Dr. Ophir Cavalcante

Nós, aproximadamente 20 milhões de homossexuais Brasileiros vimos até Vsa. parabenizá-los por se oporem aos comentários homofóbicos do general Raymundo Nonato Cerqueira Filho, quando se coloca contra a presença de homossexuais nas forças armadas.

Além de parabenizá-los queremos pedir que Vsa. solicitem à comissão que revogue a indicação do referido general a ocupar cargo no STM, uma vez que o senhor Nonato demonstra claramente sua parcialidade em prejuízo a um determinado grupo de cidadão deste país e, portanto, não poderá desempenhar um papel que exige respeito a todos os cidadãos brasileiros, indistintamente.

Vale lembrar ao senhor Nonato que dentre os inúmeros casos de homossexuais de sucesso dentro de exércitos, citamos ALEXANDRE - O GRANDE!, príncipe e guerreiro persa que, no comando daquele exército honrou brava e excepcionalmente sua PÁTRIA! E assim comprovando que a homossexualidade não é empecilho para que um cidadão defenda com bravura e honradez o seu país.

Conosco não é diferente, muito pelo contrário, o fato de lutarmos diuturnamente contra o preconceito dos homofóbicos, já demonstra a força e coragem que temos e que podemos colocar a serviço do Brasil!

Queremos lembrar ao referido general que as instituições "forças armadas" são mantidas com o pagamento de impostos que os HOMOSSEXUAIS TAMBÉM PAGAM e assim, ser contra o ingresso deste cidadão no exército é usurpar, extorquir, ROUBAR o homossexual, QUE É OBRIGADO A CONTRIBUIR E É PROIBIDO DE PARTICIPAR!

Sendo apenas o que nos reserva, aproveitamos a oportunidade para apresentar nossa estima e consideração.

[Justo Favaretto Neto, empresário]

_____________________

Matérias relacionadas:

General indicado para posto de ministro do Supremo Tribunal Militar diz que Exército não pode ter gays

Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (27)
Gustavo Don14/02/2010 13:34
Gustavo Don14/02/2010 13:34
O termo correto que deve ser utilizado é ORIENTAÇÃO SEXUAL, não q alguem te orientou a ser assim... e sim que fatores biologicos, psicologicos, sociais, culturas, naturais etc... orientou você a ter essa sexualidade, que é algo que não se muda, não é doença, nem crime e muito menos pecado!
Leon10/02/2010 15:12
Leon10/02/2010 15:12
Sou de acordo com o Bruno de BH, deve ser criada uma lista com os nomes dos políticos que, além de não contribuírem para o reconhecimento dos direitos dos homossexuais ainda tentam impedir o andamento dos projetos. Para tanto faz-se necessário que seja feita de forma séria e amplamente divulgada através de meios de comunicação idôneos, dessa forma muitos desses desocupados desonestos (diga-se de passagem o tal senador Magno) reprimiriam seus pensamentos preconceituosos e calariam sua boca suja.
HELIO - BH09/02/2010 17:56
HELIO - BH09/02/2010 17:56
BRASIL, BRASIL, acorda... acorda...esse ministro do STM nao existe... é um louco foragido de qq um dos hospicios existentes no pais... por isso foi inclusive, indicado pela Presidencia e apoiado pelo senado, onde ja exitem doentes mentais... prontos para promover o desgate do Brasil e dos brasileiros... Será que nunca vao entender que cada um é cada um.... um universo unico, particular, pessoal... enfim... um ser humano, que por atitudes, gestos, palavras, religiao e escolha sexual, MERECE RESPEITO.... respeito ao ser humano que ja carece de tanta coisa nesse Brasil, desde educação, alimentos, saude, proteção....etc...etc.. PQ NAO EXPERIMENTAM REALMENTE VER OS PROBLEMAS BRASILEIROS.... PORQUE... PORQUE ??????
SIG MS09/02/2010 9:48
SIG MS09/02/2010 9:48
O termo, opção sexual já caiu a muito tempo, e é importante que os próprios homossexuais saibam disso.Ninguem optou por nada...nasceu do jeito que é...Abraço.
Bruno - BH08/02/2010 19:20
Bruno - BH08/02/2010 19:20
essa é a solução: TEMOS QUE CRIAR UMA LISTA, DE CONHECIMENTO NACIONAL, ONDE DIVULGARÍAMOS OS NOMES DOS POLÍTICOS QUE SE MOSTRAM CONTRA OS DIREITOS LGBT, QUE SE REVELAM HOMOFÓBICOS ETC. Essa é a única maneira de pressão dos LGBT no Congresso Nacional. Assim, temeriam SER INCLUÍDOS NA LISTA, o que significaria menos votos nas eleições. ESSA É A SAÍDA, diante da recusa de vários deputados e senadores de atender às nossas reivindicações!!! FORÇA!
Lucas-SP08/02/2010 12:49
Lucas-SP08/02/2010 12:49
Caio aqui não tem ninguém fazendo estardalhaços,se vc quer seguir seja oque for,pq está sendo "usado", faça-o vc ,eu não sigo modinhas ,prefiro me expressar corretamente,com termos que façam sentido ok?! E quem não acha importante foda-se !A opnião de viado burro e nada é a mesma coisa.
LOUCO...07/02/2010 17:17
LOUCO...07/02/2010 17:17
EU ACHO QUE ALGUEM AE TEM QUE CHAMAR A LADY GAGA PRA COMANDAR OS PROTESTOS..rsrs....
Caio-SP06/02/2010 21:02
Caio-SP06/02/2010 21:02
Gente, vamos parar de discussão boba que só atrapalha o andamento da carruagem. Seguinte: os dois termos podem ser usados. Tanto ORIENTAÇÃO como CONDIÇÃO. Procurem os significados no Dicionário Houaiss! Nunca OPÇÃO, please!!! Mas Lucas, "Orientação" já está sendo usado pra acabar com o termo "opção". Então, vamos segui-la assim, sem estardalhaços? hehehehehe
MARCIO06/02/2010 20:03
MARCIO06/02/2010 20:03
PESSOAL PARA DE BICHICE E FOQUEM NO CASO PRINCIPAL. DESSE JEITO VÃO ACREDITAR QUE NÃO DÁ PRA COMANDAR NEM SEGUIR ORDENS DE GAYS.. KKKKK
fabio06/02/2010 16:58
fabio06/02/2010 16:58
concordo com o lucas não optei nem tão pouco fui orientado a ser gay....
Lucas-SP06/02/2010 16:51
Lucas-SP06/02/2010 16:51
Galera me irrita bastante ouvir gays usando termos como " Opção Sexual " ou até mesmo " Orientação sexual" ...Alguém aqui apertou um botão e escolheu quero ser gay pq é divertido?Qual é a criatura escrota que escolheria ser julgado como inadequado por tds?O segundo termo digamos que é "menos pior" que o primeiro,mas não menos equivocado; me digam...Alguém aqui foi orientado em casa ,pelos pais ou familiares a ser homossexual?Alguem foi orientado na rua por amigos a ser gay?Não né?!Ao menos eu cresci tendo exemplos de casais heterossexuais e sendo ensinado que o "adequado era ser heterossexual"...Assim sendo o termo orientação tb não cabe nessa história !! Ser Gay é condição,assim como vc nasce com olhos claros ou escuros vc nasce homo ou Ht ,então galera vamos usar termos corretos; "Condição Sexual" é oque condiz com a realidade.
Caio-SP06/02/2010 16:41
Caio-SP06/02/2010 16:41
Ao Nereu: Esqueci de dizer pra vc se atualizar nas coisas. É ERRADO dizer "OPÇÃO SEXUAL". O correto é "ORIENTAÇÃO".
Caio-SP06/02/2010 14:44
Caio-SP06/02/2010 14:44
Nereu, esse seu comentário não faz sentido em algunas aspectos. A sociedade tem que aceitar todo mundo. Defendo os gays que dão pinta assim como os machos que são machistas. cada um na sua praia. O BBB já mostrou todo tipo de gay nestas 10 edições. Qando vc diz que o universo gay é muito maior do que isso é contraditório, pois diz que ele se RESUME ao modelo heterossexual, que chamamos de HETERONORMATIVO. Quanto a não querer nem gostar de ser chamado no feminino, vc tem seus direitos, mas ai está o problema (acredite na palavra). O gay bem resolvido é tão dono de si que para ele o masculino e o feminino é um mero detalhe. Acredite!
Nereu06/02/2010 11:42
Nereu06/02/2010 11:42
Esses dois generais são imbecis. Mas eu entendo o que eles querem dizer. Para a sociedade, os gays são bichas loucas, montadas, desmunhecadas, vivem dando gritinhos, falando no feminino, colocando-se na condição de mulher, a sociedade não tem a noção do universo gay, para ela os gays é aquilo que aparece nas paradas, é o que mostra o BBB10. Vejam o Dicesar no BBB, na quarta feira ele disse claramente que estava cansado de ser homem, em rede nacional. Onde essa declaração ajuda? só piora... aumenta o preconceito. Não estou aqui criticando, o Dicesar é o que é e ponto. Mas o universo gay não é o Dicesar. Ele é muito maior que isso... mas a sociedade não conhece, ou não quer conhecer... por que a faceta do Dicesar não incomoda ninguém por que é cômica... mas aquela que é séria... os gays com uma postura mais masculina, incomoda... e incomoda muita gente, por que ela assusta. Como gay... nunca desejei ser mulher.... não gosto de ser chamado no feminino, sou um homem que gosta de homens... só isso e como eu existe milhares... ou milhões!!! O dia em que a sociedade perceber que ser gay é a coisa mais natural do mundo... a coisa muda... mas para isso o esteriótipo não poderá mais ser uma regra. Não importa a opção sexual.... o profissional será sempre respeitado se der o respeito. Sou profissional e conheço vários outros que exercem funções dentro de grandes corporações, são gays e isso não causa nenhum transtorno. Sabem porque? Por que eles respeitam.... tem postura e por isso são respeitados... e obedecidos.
FOCA05/02/2010 21:46
FOCA05/02/2010 21:46
EU NÃO SEI O Q ESSE GENERAL QUER ESCONDER. O Q MAIS TEM NAS FORÇAS ARMADAS , SÃO GAYS. CLARO NÃO ASSUMIDOS. EU MESMO FUI UM. TAMBEM TINHA: TENENTES, CAPITÃES, SARGENTOS,CABOS, SOLDADOS E CORONEIS. MANDA ESSA TIA FAZER TRICOR. A DITADURA JÁ ACABOU. O Q ELE TINHA Q FAZER ERA IR PARA A TV, E DAR NOTÍCIAS DAS PESSOAS Q DESAPARECERAM NO REGIME MILITAR. AS FAMÍLIAS DESSES DESAPARECIDOS MERECEM SABER.
Maurí Luiz Bessegatto05/02/2010 21:00
Maurí Luiz Bessegatto05/02/2010 21:00
Wilton sou grato pela sua existência e transcrevo o que sinto a você: "diante da vastidão do espaço e da imensidão do tempo, é uma alegria para mim partilhar um planeta e uma época com você" (Carl Sagan). O amor entre dois homens ou entre duas mulheres é só humano. Por que alguns se incomodam com algo humano? O que são pessoas que não o vêem assim? Forte abraço e estou na luta com você. Maurí. mauriluiz@terra.com.br
Cezário Aschar05/02/2010 20:43
Cezário Aschar05/02/2010 20:43
O pior de tudo é que esses cidadãos são nossos empregados porque somos nós que pagamos seus salários. Deveriam ter, portanto, mais respeito com a cidadania de homens e mulheres que lhes pagam esses salários, por sinal, dignos de marajá.
BrunoFerreirajf05/02/2010 18:10
BrunoFerreirajf05/02/2010 18:10
Sejamos sinceros... o que o General Raymundo quer nessa sabatina é o cargo de Ministro do STF. Portanto, mesmo que ele "o general" fosse gay ou tivesse um filho gay também no exército, por questão de conveniência deveria dizer algo soando um tanto quanto preconceituoso... afinal vivemos num país que ainda existe o preconceito que está longe de deixar de existir...quanto mais no meio militar. O que as pessoas tem que entender é que o indivíduo "gay militar" não é travesti nem transformista(nada contra eles); quanto ao fato de comandar.... outro engano: "o cara não obedecer uma Ordem legal vinda de um superior GAY (só porque a orientação sexual do superior não é a mesma dele???? Ridículo pensar assim!!!... e tentar fazer com que as outras pessoas pensem assim! Em pleno século XXI é um absurdo que uma lésbica ou um gay sejam associados à falta de respeito e falta de dignidade. Falta de respeito meus amigos é colocar dinheiro no cueca, é fraudar obras sociais, é praticar o nepotismo... tudo isso é falta de respeito. Os gays não tem nem precisam que as pessoas "abaixem a cabeça" para eles. Os gays os querem o que todo brasileiro de bem quer: serem tratado como gente; e merecedores de todas as garantias constitucionais asseguradas pela Constituição Federal. Obs.: Sou Gay...Sou Ten Coronel...serei promovido brevemente... e nunca durante minha brilhante carreira tive problemas com desobediência. Viva a Diversidade!!!
Dadêra05/02/2010 18:06
Dadêra05/02/2010 18:06
Só mudando de alhos para bugalhos bem rapidamente : Hector Luckanos querido , seu ensaio fotográfico foi um dos melhores do Mundo Mais ! Apareça para comentar sempre que puder ...
Dadêra05/02/2010 18:03
Dadêra05/02/2010 18:03
Eu queria saber em que dados esse general se baseou para afirmar isso , assim categoricamente ! Isso que ele disse que os homossexuais não seriam ' obedecidos ' , nada mais é do que o ponto de vista dele e nada mais ! Meu Pai sempre comentou aqui em casa que quando ele serviu em 1960 o sargento era gay e todo mundo sabia , mas respeitavam porque ele se dava o respeito ; Eu creio que se a pessoa , seja gay ou não demostrar 'capacidade ' para servir as forças armadas por que não aceita-la !!!
Lucas-SP05/02/2010 16:01
Lucas-SP05/02/2010 16:01
"Os homossexuais não podem assumir cargos de comando, pois não seriam obedecidos". Galera em que mundo vive esse débil mental?Acho que ele sim,não deve ser levado a sério por ninguém...Conheço gays em posição de comando que assutariam até a Roberto Justus Uma pessoa comanda não porque é Homo ou Hetero,ela comanda pq por méritos de inteligência ou espertise conquistou esse patamar autoridade não tem sexo!
Douglas Fabiano de Melo05/02/2010 2:04
Douglas Fabiano de Melo05/02/2010 2:04
Ver o STM com um futuro Ministro com tamanha capacidade de denegrir e cheio de preconceitos julgar. è lamentavel, esse país é mesmo um lixo. Enquanto no mundo todo os diretos GLBT avança no brasil retrocede !!! logo seremos uma africa.. será que é esse o objetivo, ?
Paulo Cesar04/02/2010 22:01
Paulo Cesar04/02/2010 22:01
Wilton, querido amigo, o que estiver ao meu alcance será feito para aumentar essa mobilização. Grande beijo e obrigado por existir! Você é imprescindível para todos nós e para o futuro das nossas gerações!
HECTOR LUCKANOS04/02/2010 21:24
HECTOR LUCKANOS04/02/2010 21:24
Pessoal, vcs viram os comentários na página do Uol Video? Lastimável! E a gente nao pode fazer réplica porq os comentários só podem ser inseridos por "assinantes". UOhhhhhhhh
Ernane Almeida04/02/2010 20:47
Ernane Almeida04/02/2010 20:47
Que país é esse. Ainda existe gente assim em pleno século21? É inaceitável um comandante ter esse tipo de fala preconceituosa e sem um propósito. Acho que o governo deveria rever esse Sr. à frente das forças armadas.
andreia 04/02/2010 20:04
andreia 04/02/2010 20:04
Que argumento mais descabido, seguindo tal raciocínio, mulheres também não seriam capazes de comandar, e que outras particularidades mais teriam relação com a imagem de um comandante. TODOS são capazes de exercer qualquer que seja o comando desde que tenha uma conduta profissional adequada para tal.TODOS tem o direito de serem respeitados e exercer suas escolhas livremente, não seria um direito constitucional, de exercício democrático e humano?
HECTOR LUCKANOS04/02/2010 19:18
HECTOR LUCKANOS04/02/2010 19:18
Assisti à sabatina do General e: dizer que um gay não é capaz de comandar algo ou alguém é subjulgar a inteligência do individuo e seus argumentos e educação. Comando é questão de conduta; quando se tem uma figura central deve-se obedecê-la em detrimento de suas opiniões pessoais quanto às particularidades daquele que te lidera. Desde este líder, enquanto desempenha sua liderança, mostra completa controle e apresenta os resultados pretendidos, o que ele faz com sua vida particular não diz respeito a mais ninguém, nem a seus superiores, nem a seus subordinados. Entretanto concordo que não há necessidade de "declamação" de suas escolhas, se assim houver alguma, em relação a qualquer questão que seja, inclusive quanto a capacidade de liderança de qualquer pessoa, quando feito de forma pública e liberal. O General foi contraditório no principal argumento sustentado por ele para não admissão de uma liderança assumidamente homossexual. Há que se discutir este quesito no âmbito dos resultados na função e não sobre as opiniões particulares e pessoais de quem quer se seja, e que o valha a comandantes, oficiais, generais, almirantes, brigadeiros ou presidentes.
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
04/09/2010 MúSICA » Em novo show, Maria Bethânia aflora sua ligação com as palavras recitando poetas em meio a músicas
04/09/2010 MúSICA » A cantora colombiana Shakira lança single “Loca” do novo disco que será gravado em inglês e espanhol
03/09/2010 NOTíCIAS » Governo Federal autoriza pensão pós-morte a companheiro de funcionário público homossexual
02/09/2010 NOTíCIAS » Grupo Gay da Bahia vai denunciar Fidel Castro no Tribunal de Haia após ele revelar perseguição a gays
02/09/2010 NOTíCIAS » TV da França vai estrear reality show gay com atores pornôs da Menoboy e promete esquentar a telinha
02/09/2010 CONTOS » Meu vizinho casado e delicioso costumava lavar o carro todos os sábados na frente da minha casa. Um belo dia resolvi tomar coragem e fui até lá para oferecer ajuda. Descobri que ele era taradão.
02/09/2010 NOTíCIAS » Jogador de futebol francês é barrado em clube por ter revelado publicamente a homossexualidade
02/09/2010 NOTíCIAS » Conselho Federal de Medicina cria norma para mulheres mudarem de sexo, mas ainda sem pênis
Entrar na área VIP