ASSINE JÁ ENTRAR

Marcha contra a Homofobia

Com a presença de skinheads, protesto reuniu 1500 pessoas na Avenida Paulista.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011

Com os termômetros da Avenida Paulista marcando 32 graus, cerca de 1500 pessoas compareceram na tarde deste sábado (19) à Marcha Contra a Homofobia, organizada pelo grupo virtual Ato Anti-Homofobia. A manifestação teve início às 15h e terminou por volta das 19h, em frente ao número 777, onde jovens foram agredidos com lâmpadas fluorescentes em novembro do ano passado. Um dos objetivos é protestar contra o arquivamento do Projeto de Lei nº. 122 (mais conhecido como PLC 122), que propõe a criminalização da homofobia.

A manifestação, que também pediu a aprovação no Senado, do projeto de lei que torna crime a discriminação contra homossexuais, idosos e portadores de deficiência física, contou com a presença da senadora Marta Suplicy (PT-SP) e da ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, além dos deputados federais Ivan Valente (Psol-SP) e Jean Wyllys (Psol-RJ),e do deputado estadual Carlos Giannazi (Psol-SP).

A senadora Marta Suplicy criticou a lentidão do Legislativo na aprovação de direitos a gays, lésbicas e travestis. Ela acredita que o projeto de lei (PLC 122/06), que o Senado desarquivou no último dia 8, deve ser aprovado pela Casa. Nós vimos um retrocesso no Congresso nos últimos anos. O Legislativo tem se unido e se acovardado sobre essa questão e não vamos sossegar enquanto não abolirmos do Brasil atos de violência desse porte. Junto da sociedade civil vamos conseguir a aprovação do projeto, afirmou.

A homofobia não age sozinha, ela vem junto do preconceito, e é também contra isso que devemos nos posicionar, disse o deputado federal Jean Wyllys, um dos representantes da causa gay no Congresso, que acredita ainda que a luta contra a homofobia deve ser pluripartidária.

O historiador Augusto Patrini, 32 anos, um dos organizadores da marcha, afirmou que a bancada religiosa no Congresso tenta desqualificar o projeto de lei que, segundo ele, não se limita aos direitos de homossexuais, mas também aos deficientes e portadores de deficiência física. Existe uma leitura errada do projeto e também má fé dos deputados da bancada conservadora, além dos demais parlamentares que não se posicionam claramente sobre a proposta. O que a gente pede é o mínimo, que é criminalização de atos contra as minorias , disse.

Neste sábado, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo de Dilma Rousseff, lançou na capital paulista o selo Brasil Território Livre da Homofobia, que tem como objetivo divulgar o Disque Direitos Humanos (Disque 100) voltado para a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). A ministra participou de um trecho da marcha e disse que o governo trabalhará na garantia dos direitos humanos. O Brasil deseja e o Brasil será um território livre de homofobia. Nós não aceitamos a homofobia, afirmou a ministra durante a passeata.

Chamou a atenção a participação de um grupo de skinheads no ato. Muitos deles faziam questão de deixar claro que os preconceituosos são "os carecas" e que eles, skinheads, nada têm nada contra os homossexuais. Em dado momento, Monica, que se identificou como "lésbica e skinhead", quis enfatizar que seu grupo não discrimina gays.

Por volta das 18h, o carro de som estacionou em frente ao número 777 da avenida Paulista e, nesse momento, algumas pessoas puderam discursar. Durante a manifestação, um grito de guerra foi considerado o mais criativo por Marta Suplicy e Jean Wyllys: "Se até a cachorra é laica, por que o Estado não é?".

23-02-2011 às 15:39 ISSO SIM É MILITÂNCIA
É DESSE TIPO DE PARADA QUE EU TERIA ORGULHO DE PARTICIPAR!!!! MAIS MILITÂNCIA MENOS FEXAÇÃO, PORQUE NÓS TEMOS QUE MOSTRAR QUE TAMBÉM SOMOS POLITIZADOS DOA Á QUEM DOER!! E CONCORDO COM ALGUNS COMENTÁRIOS AQUI NÓS GAYS PRECISAMOS NOS RESPEITAR, TER MAIS CONSIDERAÇÃO COM OS NOSSOS IGUAIS, JÁ VI MUITO GAY ESCULHAMBANDO OUTROS AQUI NA BAHIA INCLUSIVE EU JÁ FUI VITIMA VÁRIAS VEZES E CREIO INFELIZMENTE QUE É NO BRASIL, INTEIRO QUE ISSO ACONTECE POR CAUSA DA CULTURA HÉTERO. TENHA CERTEZA QUE QUANDO AS BIXAS SE RESPEITAREM MAIS E SE UNIREM, O BRASIL MUDA EM RELAÇÃO A HOMOFÓBIA. FORÇA E DIGNIDADE A TODOS NÓS.
23-02-2011 às 10:09 paulo - sp
Paulinho BSB: ao dizer que o ataque ao Kassab foi um deslize infeliz, motivado por descontrole emocional, vc inaugura uma nova modalidade de gays: a dos inocentes inuteis...
23-02-2011 às 02:18 Nervosa
Em tempos que a filha do Bush só falta chupar uma buceta, Marta agora é o mártir da causa gay. Que coisa! Quero ver no que isso vai dar. Politicagem a lá EUA era o que faltava. Acho que as coisas estão mudando, estamos mais na mídia, mas não vejo líderes natos, e sim usurpadores governamentais pegando sua vaga na janelinha e dando tchau dentro um trem pesado, que é puxado arduamente por um bando de viados que se fodem para dar movimento à carga. Parabéns aos adeptos e meu cu para o bando de sanguessugas!
23-02-2011 às 01:08 Paulinho BSB
Olha, a Martha é sincera defensora da causa gay há décadas e tem até livros sensíveis e científicos sobre o assunto, publicados. Definitivamente, ela é uma aliada de valor, incansável, confiável e não tem homofobia. Isto que aconteceu em relação ao Kassab foi um deslize infeliz, motivado por descontrole emocional. Fica a hipocrisia taxando ela de homofóbica e todos sabemos que quem mais usa a homossexualidade pra desqualificar o oponente é o próprio gay, com xingos destrutivos e demonstrações odiosas, como se fosse um confronto entre inimigos mortais. Essas reações raivosas contra a Marta e o PT não passam de preconceito partidário e rancor pelos seus candidatos de direita terem perdido as eleições.
22-02-2011 às 21:16 ...
Esse negocio dos skinhead é verdade eu conheço tres e eles não sao homofobicos. Como eles falam a unica coisa q eles nao querem é aquele povinho q fica se catando no meio da rua, no metro, no onibus achando q é a coisa mais normal do mundo. Eu ja vi varias vezes o povo na maior pegação dentro do metro na hr de pico e eu sendo gay achei um absurdo.
22-02-2011 às 18:11 Lecco - SP
Alloooww pessoal, esta Marta é uma fingida, na campanha dela ela insinuou que o Kassab não merecia ganhar pois é gay. Por favor, deixem de ser bichas retardadas e acreditarem nas merdas que ela e o PT falam. É tudo um bando de fingidos escrotos.
22-02-2011 às 15:36 Jeff
Marta Suplicy eu amo essa mulher
22-02-2011 às 14:57 PARAIBANO QUENTE PASS
PARABÉNS TODA GALERA LGBT!!! ESTAMOS MAIS PERTO DO QUE NUNCA PRA NOSSSO SALTO DE LIBERTADE E RESPEITO COMO FILHOS DE DEUS QUE SOMOS AGORA MAIS DO QUE NUNCA UNIDOS VENCEREMOS!!! A MARTA SUPLICY NOSSSO ABRAÇO COMPANHEIRA SEU PAGAMENTO TERÁS NO FUTURO!!!!!!!!!
22-02-2011 às 13:54 Antonio Santos
Isto sim que considero uma parada gay, onde nossos direitos como cidadãos devem ser respeitados, parabéns Marta e todos parlamentares que estiveram presentes.
22-02-2011 às 11:04 FEDERICO
EU ACHO ASSIM QUE NAMINHA OPNIAO EU NEM LIGO Ó