Quarta-feira, 16 de Março de 2011
Religião
Diversidade sexual e religião
Padre jesuíta afirma que é possível dialogar sobre o assunto.
por Redação MundoMais

Ao analisar a forma como a Igreja aborda temas como a diversidade sexual, o padre jesuíta Luís Corrêa Lima disse, na entrevista que concedeu por e-mail à IHU On-Line, que “nós só podemos saber o que a Palavra de Deus significa para nós hoje, e que implicações ela tem, com um suficiente conhecimento da realidade atual, que inclui a visibilização da população LGBT”. Ele relembra uma carta do Vaticano aos bispos, do ano de 1986, mencionando que “nenhum ser humano é mero homossexual ou heterossexual. Ele é, acima de tudo, criatura de Deus e destinatário de Sua graça, que o torna filho Seu e herdeiro da vida eterna”.

O pesquisador destaca, ainda, uma declaração do Papa Bento XVI, dizendo que “o cristianismo não é um conjunto de proibições, mas uma opção positiva”. Segundo ele, o Papa acrescentou “que é muito importante evidenciarmos isso novamente, porque essa consciência hoje quase desapareceu completamente. É muito bom que um Papa tenha reconhecido isto. Há no cristianismo uma tradição multissecular de insistência na proibição, no pecado, na culpa, na condenação e no medo”.

Corrêa Lima frisa que não cabe “encaminhar os gays a terapias de reversão ou a ‘orações de cura’, que frequentemente são formas escamoteadas de exorcismo. No diálogo ecumênico e inter-religioso da Igreja, recomenda-se conhecer o outro como ele quer ser conhecido, e estimá-lo como ele quer ser estimado. O conhecimento e a estima recíprocos são também o melhor caminho para o diálogo entre a Igreja e o mundo gay”.

E completa: O grande desafio da diversidade sexual é fazer-se compreender pela sociedade, não como uma ameaça, mas como uma pluralidade existente na condição humana que enriquece o mundo. No fundo, as pessoas querem ser elas mesmas, reconhecidas e aceitas pelos outros.

Formado em Administração, Filosofia e Teologia, Luís Corrêa Lima também é mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio, onde é professor desde 2004, e doutor em História pela Universidade de Brasília – UnB. É autor de Teologia de Mercado – uma visão da economia mundial no tempo em que os economistas eram teólogos (Bauru: EDUSC, 2001).

Questionado sobre sua opinião acerca do que a fé cristã tem a dizer sobre a diversidade sexual, ele responde: Toda violência física ou verbal contra a diversidade é deplorável, merecendo a condenação dos pastores da Igreja onde quer que se verifiquem. A oposição doutrinária que possa haver às práticas homoeróticas não elimina esta dignidade fundamental do ser humano. Deus criou a todos. O Cristo veio para todos e oferece o seu jugo leve e o seu fardo suave. Cabe a nós, com fidelidade criativa, conhecermos e darmos a conhecer estes dons divinos.

Conheça mais sobre Rumos Novos- Grupo Homossexual Católico: rumosnovos-ghc.pt.vu
Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (30)
Antes de mais nada, quem disse que o CHICO XAVIER NÃO É SANTO? Eu costumo citá-lo. Basta ver sua trajetória pra constatar que ele viveu para Deus e para fazer o bem. Pra ser santo não depende de religião. A Igreja apenas reconhece, não é ela quem santifica. Há milhões de santos, tantos que seria impossível serem todos reconhecidos.Vc achou lindo, mas não entendeu , Nereu? Não creio. Acho que é por birra e revolta mesmo. Sentimentos que não constroem! Você é espírita por causa do Alan Kardec, pelo Zé Arigó, pela Mãe Menininha ( creio que ela é santa também )? Acredito que não. Menos ainda o é por causa dos charlatães espalhados mundo afora. Imagino que seja pelo belo lado espiritual e mais profundo que há no Espiritismo, pela mensagem de amor transmitida nesta religião. Os erros de líderes espíritas invalidam o Espiritismo? Claro que não. A mesma coisa se dá com os seguidores de outras doutrinas religiosas e suas religiões. A Igreja somos todos nós e em nenhuma religião e em nenhum segmento da sociedade há uma só ação, um só pensamento ou uma só personalidade. Cada um é único e diferente. Quem usa a religião, seja ela qual for, pra praticar o mal pagará caro por isto, pois todos prestaremos conta de tudo ao Criador. Olha, seu batismo continua valendo, mesmo que vc o renegue ou se torne ateu, etc. E só Deus sabe a consequencia deste ato. O iluminado Chico Xavier não ensinou estas coisas cheias de ódio que vc fala e tenho certeza, ele não rasgou sua certidão de batismo. Bem, mesmo assim, obrigado por ter lido, Nereu! Desculpem minhas longas mensagens! Tenho que aprender a ser sucinto, se é que é possível. Quem tiver capacidade e boa vontade de compreender, que compreenda. Eu não tenho poder pra realisar este feito, de levar entendimento a quem não quer. Nem de fazer que gostem de mim ou do que falo. Tchau, boa sorte e Deus, em todas as formas nas quais Ele é representado, ama vc e todos nós. E pra nossa sorte, Ele é misericordioso! Sim, desculpem, é " onde dois ( não um ) ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei. "
Meu querido, seu discurso foi lindo.... mas não são os gays que lutam contra as religiões.... É o papa que ataca os gays, ele diz claramente que os gays são doentes.... São os pastores que atacam os gays... veja Silas Malafaia... São os políticos evangélicos que atacam os gays.... veja Bolsonaro... Marcelo Crivela.... entre outros.... Os gays só se defendem.... O seu discurso não serve para mim.... mas eu visto a carapuça... pelo fato de me ofender com as acusações dos religiosos.... mas não das religiões.... são os religiosos que deturpam as palavras do Cristo... junto a essa lista de religosos que respeitam os gays.... eu acrescento CHICO XAVIER.... NÃO É SANTO.... MAS PARA MIM É UM SER "QUASE PERFEITO", por que perfeito só tivemos um.... "JESUS". É lindo falar em religião..... Mas os gays falam em direitos..... direitos esses que todos os gays têem como seres humanos.... E também como cidadãos... os gays trabalham.... estudam.... pagam seus impostos iguais a todos os outros.... por não são dados a eles os mesmos direitos.... Neste ano a Receita Federal deu aos gays o direito de declaração de renda em conjunto com o companheiro..... O que fizeram alguns políticos evangélicos (religiosos???) , estão questionando esse direito.... querem acaba com ele..... qual a razão???? Uma vez Zibia Gaspareto disse:- O HOMEM AINDA PRECISA DE MULETAS PARA CAMINHAR..... E ESSA MULETA É A RELIGIÃO.... Preste bem atenção meu amigo..... eu disse religião.... eu não disse fé.... eu não Disse Deus e muito menos Cristo.... Deus.... Cristo e fé estão acima de qualquer religião.... estão acima de qualquer santo..... acima de qualquer lider religoso.... Fui católico.... meu batistério???? se tivesse em mãos eu rasgaria.... Não tenho um pingo de respeito pela igreja católica.... Mas respeito a FÉ do católico.... Não tenho um pingo de respeito as igrejas evangélicas ou qualquer outra denominação....mas respeito profundamente o evangélico inteligente, a sua fé.... a sua crença...Mesmo como espírita (com um pé na umbanda), NÃO TENHO RESPEITO POR CERTOS LIDERES ESPIRITAS.... POR QUE SEI QUE AQUI TAMBÉM QUEM ESTÃO NO COMANDO SÃO OS HOMENS.... E OS HOMENS.... SÃO IMPERFEITOS.... COMO EU.... COMO VOCÊ.... COMO TODOS OS OUTROS. Estamos todos nós longe da perfeição.... bem longe.... muito lonte....
Olha, o assunto nem era relativo à igreja de denominação nenhuma. Mas tem pessoas que percebe-se logo que nem sabem do que estão falando, pois não conhecem a excência da religião e acho que muitas nem acreditam que têm alma. Condenam todos que têm capacidade de se abrir para o mundo e não se contentam com o gueto gay. Querem visibilidade e aceitação, mas acham errados os que adotam uma religião? Pensem um pouco, né!? Eles colaboram sim, com a causa gay convivendo com naturalidade com a sociedade hétero e mais do que aqueles que apenas vão pra pegação das paradas, nos desmoralisando com escândalos, até transando nas ruas. Esses revoltados só se lembram dos erros. Será que lembram-se dos seus próprios? Estudem, pesquisem e verão inúmeros exemplos de religiosos extremamente produtivos, não lutando por causa própria, como nós gays fazemos. Só enxergamos a nós mesmos. Ex: Zilda Arnes com a pastoral da Criança, Irmã Dulce na Bahia, Madre Teresa de Calcutá, São francisco de Assis, Santa Clara, Etc eternamente... Eles e muitos outros santos foram os seres humanos que mais se aproximaram da perfeição. Observem que Estes não perseguiam minorias, mas as amparavam e defendiam. Até concordo com nosso amigo abaixo, que gays não devem assumir o sacerdócio, mas se ele é gay e tinha tantos gays assim, tentando-o dentro dos seminários, porque ele saiu? As pessoas não praticam religião pelos seu lado ruim, nem pra obedecer líderes religiosos. A maioria dos católicos têm opinião própria e agem segundo seus pensamentos. Vcs não conhecem a excência das religiões : Jesus na eucaristia, intercessão dos santos, o amor de Deus e da Mãe dEle e a maravilha que é sentir que isto é real e PARA OS PECADORES! Os perfeitos não precisam de Deus e não há ninguém perfeito (" Vinde a mim todos vóz que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. " Eu vim para os pecadores " Onde estiver um ou mais reunidos em meu nome, ali eu estarei". Meu julgo é suave e meu fardo é leve. /// Jesus Cristo ). Porquê falam que Gays não podem frequentar igrejas? Mais um preconceito. Não vivem dizendo que os gays não são inferiores a ninguém? GAY PODE TUDO, COMO QUALQUER UM. e na hora que estiverem em desespero, muitos críticos ferrenhos irão procurar consolo e esperança numa igreja, num terreiro de Umbanda ou outros. E mais: podemos navegar em sites gays, sim. Não somos hipócritas. Apenas não nos satisfazemos só com o material. Temos necessidade do espiritual em reunião e de sentir Deus em comunidade. No caso dos católicos, necessitam das graças somente reconhecidas e ofertadas na Igreja Católica. Jesus na eucaristia é garantia de salvação e vida eterna. Quem não acredita e se contenta em ser um pedaço de carne que morrerá e acabará, e rejeita este presente de Deus, problema dele,. Ele é livre pra ser materialista, fútil ou o que quizer. Vá viver sua vida e deixe os outros em paz! É sua opção e respeito isto. Respeitem a dos outros. /// Não quero ofender ninguém e por favor, usem a inteligência e não entendam mais do que eu quiz dizer. E se isto não se aplica a vc, não vista a carapuça. ¨¨¨¨¨¨Paz pra todos!
Será o Malafaya?21/03/2011 16:37
Será o Malafaya?21/03/2011 16:37
?
SILAS 21/03/2011 12:50
SILAS 21/03/2011 12:50
OS MOSTEIROS ESTÃO CHEIOS N EXISTE ISSO NASÇEU GAY MORRE GAY AGORA FINGIR SERVIR ADEUS MANTENDO SEXO COM VARIOS HOMSM COM APALAVRA DEQUE É FALHO EIMPERFEITO , ISSO É HIPOCRISIA MONTE DEGAY CHAMANDO MAS MAS GAY P VIVER MAIOR URGIA EXISTENTE PUTARIA ENCUBADA CATOLICA ABRAM O OLHOS SER GAY ESER LIVRE N UMA FARSA, TUDO EÚMA QUESTAÃODE SE IMPOR N DE SE ESCONDER EX SEMINARISTA TENTANTO PELOS PROPIOS PADRES DOMEIO PEDE JUSTIÇA DEUS POR ISSO , N CREIAM EM CONVITEM DE VIVER VOCAÇÕES SENDO GAY VIVA AQUI E SEJA FELIZ LIVRE AIGREJA ESTRAGA TAMBEM COM ESSA DE APROVEITAR, BASTA O QUE QUEREMSO É LEIS RENOVADAS P IGREJA N HIERARQUIA PERSISTENTE , JUSTIÇA SENHOE TEU POVOPEDE JUSTIÇA !!!!!!!!!!!!!!
Nereu para Que é isso....21/03/2011 11:33
Nereu para Que é isso....21/03/2011 11:33
Uma pessoa que não assina seu nome em um comentário é lixo social... Covarde que se esconde para comentar e criticar... Padre, pastor e político para são lixos sociais sim.... Interferem... manipulam... ofendem... as pessoas.... o mundo está essa droga que está pela manipulação da igreja católica... durante 1700 anos de sua existência ela matou.... roubou... queimou.... segregou em nome De Deus... Hoje os envangélicos fazem a mesma coisa.... tudo em nome de Deus.... , Os políticos se escondem, são covardes... usam a religião para fugirem de suas obrigações sociais, obrigações essas que assumiram ao serem eleitos.... E você provavelmente é político.... pastor.... até mesmo padre.... ou então parente deles....´para defendê-los.... Tenho nojo deles.... e são eles que consideram os gays como lixo social.... são eles que consideram "você" gay um zero a esquerda.... Se una a eles.... ( se não for um deles)....
Querido Lucas, desculpe-me, se não consegui passar uma mensagem totalmente positiva! Eu não tive intenção de desmerecer ninguém, tá, amigo? Peguei carona nas belas palavras do amigo ( Sou Religioso !! Católico !! ) Só falei especialmente dos religiosos, porque são eles os duramente criticados quando expressam sua religiosidade. No nosso meio, parece que isto é visto como fraqueza, então tentei mostrar que há algo mais além das aparências. E eu tenho um ímpeto irresistível de oferecer apoio aos mais vulneráveis e incompreendidos, pois também sou um deles. Unidos somos fortes. E a finalidade da religião é reunir em torno do bem. É claro que há o lado humano, que por melhor que seja, é passível de corrupção. E a Igreja não é formada só por líderes falhos. A parte maior somos nós, pessoas comuns, com tudo que temos de qualidades e defeitos. Até quem pensa que não, faz parte da Igreja , a influencia e age na comunidade atravéz dela, só em fazê-la se questionar. E isto provoca evolução de alguma forma e em algum tempo. Tudo pra ser produtivo depende da nossa postura perante a sociedade. Na verdade, a fé não é mérito de quem a tem. Trata-se de presente divino pro sortudo que a recebe. Conheço outros como você e os acho admiráveis. Ateus sensíveis que têm a capacidade de fazerem o bem, apenas por querer um mundo melhor, que buscam entender e admiram a religiosidade. Isto é mérito. Ás vezes até participam de ações religiosas, só pelo bem que elas intencionam. Há ateus que até compreendem melhor a religiosidade e são mais produtivos no campo religioso ( contribuir para o bem do próximo) do que muitos praticantes das religiões. Não dá pra passar o sentimento prerfeitamente por palavras. Por isto posso parecer duro, sem querer ser. A aceitação da diversidade entre nós é importantíssima e vejo que falhamos neste ponto. Aceitem meu pedido de desculpas quem sentir-se agredido por algo que falei ou falarei.¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Paz, saúde, sucesso e união pra todos!
Lucas19/03/2011 17:38
Lucas19/03/2011 17:38
*Paulinho BSB, e não *Ricardo BSB, desculpe.
Lucas19/03/2011 17:37
Lucas19/03/2011 17:37
Ricardo BSB, faço coro com os elogios dos outros, mas creio que foste muito infeliz no teu comentário de que pessoas LGBT sem uma prática religiosa o são ou o fazem assim somente por não terem "melhor opção": é uma opção sem "mérito", segundo a sua compreensão. Eu, pessoalmente, faço parte de uma organização religiosa, cuja denominação não vem ao caso, da qual sou membro atuante, e posso vivenciar pessoalmente todos os tipos de conflito que podem surgir com relação a esta questão, pois minha opção sexual está em aberto. Posso dizer, contudo, que meu posicionamento está mais próximo de um ateísmo do que outra coisa - entenda este "paradoxo" da maneira que lhe aprouver - e, mesmo assim, tenho o imenso respeito pelas organizações religiosas no que elas nos trouxeram de melhor, enquanto ao mesmo tempo condeno, privada e publicamente, posicionamentos absurdos vindos de autoridades religiosas. Neste sentido, meus elogios vão *também* para aquelas pessoas que, por quaisquer motivos, preferem não seguir alguma corrente religiosa, preferindo sim manter a sua coerência afetiva e intelectual, sejam ateus, agnósticos ou simplesmente desinteressados. Sugerir que tais pessoas, pelo seu afastamento da religião, possuem menos mérito do que as abertamente religiosas, pode ser comparado a dizer que aqueles que não torcem para nenhum time de futebol, como eu, possuem menos mérito por não abrir sua sexualidade em um estádio lotado, para fins de maior compreensão e etc etc etc.
Ricardo18/03/2011 23:47
Ricardo18/03/2011 23:47
Paulinho Bsb gostei de sua posição sincera e culta, quantos anos tem?
Que isso!!!!18/03/2011 22:55
Que isso!!!!18/03/2011 22:55
Que maravilha esse comentário do "Paulinho BSB...aiai". A inteligência aliada ao preparo intelectual gera o bom senso...é disso que precisamos pra lidar com as protuberâncias da vida. Que bom que existam pessoas assim no mundo gay. O mundo gays precisa disso, inclusive para ser mais respeitado.
PARABÉNS PAULINHO BSB... FOSTES MUITO FELIZ EM SEU COMENTÁRIO... MEUS APLAUSOS!!!!
Paulinho BSB... Aiai!18/03/2011 21:41
Paulinho BSB... Aiai!18/03/2011 21:41
Amigo ( Sou Religioso !! Católico !! ) e os outros abaixo que vivenciam positivamente a religiosidade, concordo com vocês. Nereu, discordo totalmente da sua colocação, mas como espírita que você já disse ser, deveria ter citado tbm injustamente, os pais-de-santo e os psicógrafos, com " P ", de preconceito. Minha opinião é que vivenciar verdadeiramente a espiritualidade dentro da religião nos humanisa, fortalece e desenvolve a inteligência, seja emocional ou mental. Pena que parece, pelos comentários radicais, que isto não é pra todos. A própria bíblia diz que a fé é dom divino, não mérito humano. O mundo segue em frente e as doutrinas religiosas evoluem, ainda que de forma lenta, mas os que preferem o preconceito religioso radical afastando as pessoas, continuarão no século XVI. É muito mais cômodo fugir e tomar o caminho " fácil " de não ter religião. Entendo e respeito essa postura, porque muita gente não tem condições pra fazer diferente, mas não vejo mérito nenhum nisto. Deve haver mais respeito e reconhecimento entre nós gays. Deveriam ver, antes de rotularem gays religiosos como " enrustidas, homofóbicas, etc..." . O que percebi, foi que aqueles na condição LGBT que professam um credo religioso demonstram coragem, sensibilidade espiritual e contribuem muito para a causa gay, representando-a dentro da religião, só em estar lá. E nunca vi " dedo na cara " por parte da comunidade, como já li em comentário noutro artigo. Predominam as pessoas de boa vontade no povo católico e imagino que seja assim nos demais. E todos nós sabemos que esconder a homoafetividade é impossível, na maioria dos casos. Então, o gay que tem peito pra estar na igreja contribui muito pra nossa luta, promovendo tolerância, visibilidade e quebra de tabus , diferente do que falam aqueles que preferem a comodidade de distanciar-se dela, contribuindo com o apartheid do mundo gay. As maiores agressões que sofri pela minha homossexualidade partiram do meio LGBT, muitas neste espaço pra comentários. Bjs!
Paulinho BSB... Aiai!18/03/2011 15:02
Paulinho BSB... Aiai!18/03/2011 15:02
Amigo ( Sou Religioso !! Católico !! ) e os outros abaixo que vivenciam positivamente a religiosidade, concordo com vocês. Nereu, discordo totalmente da sua colocação, mas como espírita que você já disse ser, deveria ter citado tbm injustamente, os pais-de-santo e os psicógrafos, com " P ", de preconceito. Minha opinião é que vivenciar verdadeiramente a espiritualidade dentro da religião nos humanisa, fortalece e desenvolve a inteligência, seja emocional ou mental. Pena que parece, pelos comentários radicais, que isto não é pra todos. A própria bíblia diz que a fé é dom divino, não mérito humano. O mundo segue em frente e as doutrinas religiosas evoluem, ainda que de forma lenta, mas os que preferem o preconceito religioso radical, afastamdo as pessoas, continuarão no século XVI. É muito mais cômodo fugir e tomar o caminho " fácil " de não ter religião. Entendo e respeito essa postura, porque muita gente não tem condições pra fazer diferente, mas não vejo mérito nenhum nisto. Deve haver mais respeito e reconhecimento entre nós gays. Deveriam ver, antes de rotularem gays religiosos como " enrustidas, homofóbicas, etc..." . O que percebi, foi que aqueles na condição LGBT que professam um credo religioso demontram coragem, sensibilidade espiritual e contribuem muito para a causa gay, representando-a dentro da religião, só em estar lá. E nunca vi " dedo na cara " por parte da comunidade, como já li em comentário noutro artigo. Predominam as pessoas de boa vontade no povo católico e imagino que seja assim nos demais. E todos nós sabemos que esconder a homoafetividade é impossível, na maioria dos casos. Então, o gay que tem peito pra estar na igreja contribui muito pra nossa luta, promovendo tolerância, visibilidade e quebra de tabus , diferente do que falam aqueles que preferem a comodidade de distanciar-se dela, fomentando apartheid. As maiores agressões que sofri pela minha homossexualidade partiram do meio LGBT, muitas neste site. Bjs!
Que isso!!!!18/03/2011 0:48
Que isso!!!!18/03/2011 0:48
Gostaria que dizer pra esse tal de Nereu que "lixo social", no meu entender, é gente que pensa como ele. Este tipo de gente e de mentalidade em nada contribui. É bom que ele saiba, que muitos pensam da mesma forma em relação aos gays. E aí? A recíproca também é válida?
Rafa-CE17/03/2011 22:57
Rafa-CE17/03/2011 22:57
Fico contente quando pessoas inteligentes e abertas da Igreja, que eu sei que existem muitas, falam de uma maneira clara e acertada sobre o ser gay. Infelizmente me entristeço quando cabeças fechadas do nosso mundo gay sao preconceituosas achando que a Igreja de uma maneira geral é contra. Conheço muitas pessoas realizadas nas igrejas que nos apoiam e devo a elas muito do que hoje sou. Elas nao fazem propaganda do que sao nem precisam; porém quem muitas vezes faz propaganda sao radicais preconceituosos, que por sinal existem seja no mundo religioso, político, inclusive na militancia gay.
Segundo o Papa Bento XVI salvar a humanidade de comportamentos homossexuais e transexuais é tão importante como salvar as florestas tropicais da destruição. É uma piada desse tal de Bento né?
A recente publicação de um documento pelo Vaticano condena a união legal entre homossexuais. A igreja sempre considerou a homossexualidade "um pecado abominável aos olhos de Deus". No passado, a igreja, detentora de um enorme poder, queimava nas fogueiras da Santa Inquisição filósofos, cientistas, médicos e todos aqueles que constituiam vanguarda do pensamento ou que ousavam pensar e se comportar de forma diferente do que pregava. Centenas, milhares ou até mesmo milhões de pessoas foram barbaramente trucidadas e assassinadas pela Santa Inquisição (ou Tribunal do Santo Ofício) que era o nome da atual Sagrada Congregação para a Doutrina e Fé, o mesmo órgão da igreja que recentemente divulgou o documento contra a legalização das relações entre homossexuais.Nos documentos, elaborados em 1976 e 1985, pela mesma Congregação do Vaticano titulados de Declaração Sobre Alguns Pontos da Ética Sexual e Sobre o Cuidado Pastoral de Pessoas Homossexuais, ambos documentos tem como destinatários os bispos da igreja católica. Na Declaração de 1976, a igreja pretendia afastar a pecha de hostil à sexualidade e de preconceituosa quanto aos homossexuais e suas reivindicações políticas e sociais. Na Declaração de 1985 está expresso taxativamente: " A particular inclinação da pessoa homossexual, apesar de não ser em si mesma um pecado, constitui um comportamento instrinsicamente mau do ponto de vista moral.Por este motivo, a própria inclinação deve ser considerada como objetivamente desordenada." O texto de Roma usa a expressão "desordem íntrinseca" dando a entender que a homossexualidade se associa necessariamente algo doentio. Até quando a igreja manterá tal posicionamento?
Diferenças entre Religião e Espiritualidade A religião não é apenas uma, são centenas. A espiritualidade é apenas uma. A religião é para os que dormem. A espiritualidade é para os que estão despertos. A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer, querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior. A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade lhe dá Paz Interior. A religião fala de pecado e de culpa. A espiritualidade lhe diz: “aprende com o erro”. A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro! A religião não é Deus. A espiritualidade é Tudo e portanto é Deus. A religião inventa. A espiritualidade descobre. A religião não indaga nem questiona. A espiritualidade questiona tudo. A religião é humana, é uma organização com regras. A espiritualidade é Divina, sem regras. A religião é causa de divisões. A espiritualidade é causa de União. A religião lhe busca para que acredite. A espiritualidade você tem que buscá-la. A religião segue os preceitos de um livro sagrado. A espiritualidade busca o sagrado nos preceitos. A religião se alimenta do medo. A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé. A religião faz viver no pensamento. A espiritualidade faz Viver na Consciência. A religião se ocupa com fazer. A espiritualidade se ocupa com Ser. A religião alimenta o ego. A espiritualide nos faz Transcender. A religião nos faz renunciar ao mundo. A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele. A religião é adoração. A espiritualidade é Meditação. A religião sonha com a glória e com o paraíso. A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora. A religião vive no passado e no futuro. A espiritualidade vive no presente. A religião enclausura nossa memória. A espiritualidade liberta nossa Consciência. A religião crê na vida eterna. A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna. A religião promete para depois da morte. A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.
Vamos fazer terapia ok !!!! concordo primeiro nos Padres e religioso e Freiras se der certo vamos para a população Gay !!! Ok ... Mais um louco querendo tapa o sol com a peneira da cura não há doença !!
Marçal16/03/2011 22:53
Marçal16/03/2011 22:53
Bem que nosso Deputado Jean poderia ter uma conversa com esse padre ,porque assim ele eriqueceria mais ainda sua forma de debater com os opositores dos projeos relacionados a nossa causa que estão parados na camara federal, alias essa carta do vaticano que ele citou é um documento muito importante nas mãos do deputado Jean.
Salto do Descanso16/03/2011 22:26
Salto do Descanso16/03/2011 22:26
Quem é ligado na Espiritualidade percebe, ao mirar os olhos desse padre, que ele é bem espiritualizado. Tem um rosto sereno de quem tem uma sólida e profunda vida interior e é sincero na sua fé. Construiu um patrimônio espiritual significativo, e quem diz isso não é católico. Como Pietro, quer, aliás, distância da Igreja Católica. Os olhos desse religioso expressam sua alma, que busca uma autêntica comunhão com Deus. Suas opiniões sobre diversidade sexual não são expressadas por acaso. Só quem é moral e eticamente grande, ou, pelo menos, luta para sê-lo, aceita as diferenças, inclusive sexuais.
Marcos Alves, Rio16/03/2011 20:34
Marcos Alves, Rio16/03/2011 20:34
Já peguei vários padres. São delícia e muito safadinhos. ADORO!
Pietro Barigoldi16/03/2011 19:33
Pietro Barigoldi16/03/2011 19:33
Parabéns ao padre Luís. Se ele põe em prática essas ideias, ótimo. A Igreja sempre foi atrasada, retrógrada, carcomida por uma hierarquia ultrapassada e conservadora. Abandonei o Catolicismo aos 23 anos por não me responder às minhas inquietações existenciais e por ter recebido de uma mãe católica ao extremo, hoje com 91 anos, uma educação baseada na superproteção, no medo, na culpa e numa visão distorcida do verdadeiro Deus. Estou longe, muito longe, da teologia católica, graças a Ele, mas aplaudo esse sacerdote que parece bem intencionado. Espero que ele não seja uma voz pregando no deserto entre bispos, arcebispos, cardeais e papas. Até por que o que existe de seminaristas, párocos, monsenhores, religiosas, bispos e outros membros do clero que gostam da coisa - e até a praticam, nos bastidores - não está no gibi...A Igreja deveria estar atenta a essa verdade. Os padres pedófilos que o digam...
Nereu16/03/2011 17:38
Nereu16/03/2011 17:38
Três profissões que se iniciam com a letra "P".... Padre.... pastor..... políticos..... lixo social.... todos deveriam ser colocados num paredão e levar bala..... Raças malditas..... Agora imaginem quando o político é pastor???? fudeu....
Jam16/03/2011 13:36
Jam16/03/2011 13:36
RICARDO PESSOA LINDENBERG, você poderia disponibilizar a fonte onde podemos encontrar a carta do Vaticano aos bispos, do ano de 1986? Concordo com você sobre a necessidade de estabelecer datas na reportagem, até mesmo para assegurar o dinamismo da criação do texto. Mas em nada o conteúdo que a matéria apresenta é inverídico. Sobre a visita do Papa Bento XVI à Alemanha, lemos recentemente aqui mesmo no Mundo Mais, em 08 de Fevereiro de 2011.
Jam (errata)16/03/2011 13:00
Jam (errata)16/03/2011 13:00
Equivoquei-me na ortografia: escreve-se Luís, conforme reportagem. Peço desculpas a todos, especialmente ao Padre Luís Corrêa Lima.
Jam16/03/2011 12:44
Jam16/03/2011 12:44
Padre Luiz Corrêa Lima é das criaturas humanas mais dedicadas à interpretação das palavras de Deus a partir da compreensão absoluta sobre o amor, e que as transmite com o dom do encantamento que Deus lhe concedeu pleno em doçura. Assisti a um seminário seu no final do ano passado aqui em Recife, e chorei, movido pela emoção que para mim só é possível se aflorar através da presença acolhedora de um representante da Igreja Católica. É só, e somente só, nesta casa que encontro a serenidade e a paz para atingir a compreensão sobre o mundo, para aceitá-lo e motivar-me a participar da solidez sobre o respeito à vida. Ao final da palestra tentei falar com o Padre Luiz, mas não consegui demonstrar toda minha gratidão, porque tenho consciência de que sou um pecador, e às vezes não consigo dizer tudo o que quero. Padre Luiz, sou eternamente grato por sua misericórdia. Sua benção me garante vontade de viver.
Euzim16/03/2011 12:29
Euzim16/03/2011 12:29
Adoro pessoas bem-informadas e de coração puro e que entendem que acima de tudo, existem serem humanos diferentes e que merecem respeito. E mais, que condenação, imposição e culpa é coisa do homem e não de Deus.
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
13/12/2014 NOTíCIAS » A cena especial do CineSex tem tema de fim de ano com Jean Pierre, Daniel Carioca, Cayo Baiano, Wilker e Di Ferreira.
12/12/2014 NOTíCIAS » No Câmera Privê, você encontra companhia para realizar todas as suas fantasias. Espia só!
11/12/2014 NOTíCIAS » Para liberar doação de sangue por gays, EUA propõe 1 ano sem sexo.
11/12/2014 NOTíCIAS » Anderson Silva surpreende ao fazer discurso pró-LGBT e responder se é gay.
10/12/2014 NOTíCIAS » Dono de bar cancela reserva de clientes após e-mail homofóbico.
10/12/2014 NOTíCIAS » Estado Islâmico atira homossexual de cima de prédio e o apedreja até a morte.
09/12/2014 NOTíCIAS » Manifesto mobiliza redes sociais contra aprovação do Estatuto da Família.
09/12/2014 NOTíCIAS » Super homofóbico, Vladimir Putin diz não ter nada contra os gays.
Pedro
Lauro
Mr Sansan
Twitter
Facebook
YouTube
© Copyright 2015 MundoMais. Todos os direitos reservados.