ASSINE JÁ ENTRAR

Diversidade sexual e religião

Padre jesuíta afirma que é possível dialogar sobre o assunto.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 16 de Março de 2011

Ao analisar a forma como a Igreja aborda temas como a diversidade sexual, o padre jesuíta Luís Corrêa Lima disse, na entrevista que concedeu por e-mail à IHU On-Line, que “nós só podemos saber o que a Palavra de Deus significa para nós hoje, e que implicações ela tem, com um suficiente conhecimento da realidade atual, que inclui a visibilização da população LGBT”. Ele relembra uma carta do Vaticano aos bispos, do ano de 1986, mencionando que “nenhum ser humano é mero homossexual ou heterossexual. Ele é, acima de tudo, criatura de Deus e destinatário de Sua graça, que o torna filho Seu e herdeiro da vida eterna”.

O pesquisador destaca, ainda, uma declaração do Papa Bento XVI, dizendo que “o cristianismo não é um conjunto de proibições, mas uma opção positiva”. Segundo ele, o Papa acrescentou “que é muito importante evidenciarmos isso novamente, porque essa consciência hoje quase desapareceu completamente. É muito bom que um Papa tenha reconhecido isto. Há no cristianismo uma tradição multissecular de insistência na proibição, no pecado, na culpa, na condenação e no medo”.

Corrêa Lima frisa que não cabe “encaminhar os gays a terapias de reversão ou a ‘orações de cura’, que frequentemente são formas escamoteadas de exorcismo. No diálogo ecumênico e inter-religioso da Igreja, recomenda-se conhecer o outro como ele quer ser conhecido, e estimá-lo como ele quer ser estimado. O conhecimento e a estima recíprocos são também o melhor caminho para o diálogo entre a Igreja e o mundo gay”.

E completa: O grande desafio da diversidade sexual é fazer-se compreender pela sociedade, não como uma ameaça, mas como uma pluralidade existente na condição humana que enriquece o mundo. No fundo, as pessoas querem ser elas mesmas, reconhecidas e aceitas pelos outros.

Formado em Administração, Filosofia e Teologia, Luís Corrêa Lima também é mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio, onde é professor desde 2004, e doutor em História pela Universidade de Brasília – UnB. É autor de Teologia de Mercado – uma visão da economia mundial no tempo em que os economistas eram teólogos (Bauru: EDUSC, 2001).

Questionado sobre sua opinião acerca do que a fé cristã tem a dizer sobre a diversidade sexual, ele responde: Toda violência física ou verbal contra a diversidade é deplorável, merecendo a condenação dos pastores da Igreja onde quer que se verifiquem. A oposição doutrinária que possa haver às práticas homoeróticas não elimina esta dignidade fundamental do ser humano. Deus criou a todos. O Cristo veio para todos e oferece o seu jugo leve e o seu fardo suave. Cabe a nós, com fidelidade criativa, conhecermos e darmos a conhecer estes dons divinos.

Conheça mais sobre Rumos Novos- Grupo Homossexual Católico: rumosnovos-ghc.pt.vu

22-03-2011 às 15:59 pNereu, de Ahh... Vocês sabem quem sou
Antes de mais nada, quem disse que o CHICO XAVIER NÃO É SANTO? Eu costumo citá-lo. Basta ver sua trajetória pra constatar que ele viveu para Deus e para fazer o bem. Pra ser santo não depende de religião. A Igreja apenas reconhece, não é ela quem santifica. Há milhões de santos, tantos que seria impossível serem todos reconhecidos.Vc achou lindo, mas não entendeu , Nereu? Não creio. Acho que é por birra e revolta mesmo. Sentimentos que não constroem! Você é espírita por causa do Alan Kardec, pelo Zé Arigó, pela Mãe Menininha ( creio que ela é santa também )? Acredito que não. Menos ainda o é por causa dos charlatães espalhados mundo afora. Imagino que seja pelo belo lado espiritual e mais profundo que há no Espiritismo, pela mensagem de amor transmitida nesta religião. Os erros de líderes espíritas invalidam o Espiritismo? Claro que não. A mesma coisa se dá com os seguidores de outras doutrinas religiosas e suas religiões. A Igreja somos todos nós e em nenhuma religião e em nenhum segmento da sociedade há uma só ação, um só pensamento ou uma só personalidade. Cada um é único e diferente. Quem usa a religião, seja ela qual for, pra praticar o mal pagará caro por isto, pois todos prestaremos conta de tudo ao Criador. Olha, seu batismo continua valendo, mesmo que vc o renegue ou se torne ateu, etc. E só Deus sabe a consequencia deste ato. O iluminado Chico Xavier não ensinou estas coisas cheias de ódio que vc fala e tenho certeza, ele não rasgou sua certidão de batismo. Bem, mesmo assim, obrigado por ter lido, Nereu! Desculpem minhas longas mensagens! Tenho que aprender a ser sucinto, se é que é possível. Quem tiver capacidade e boa vontade de compreender, que compreenda. Eu não tenho poder pra realisar este feito, de levar entendimento a quem não quer. Nem de fazer que gostem de mim ou do que falo. Tchau, boa sorte e Deus, em todas as formas nas quais Ele é representado, ama vc e todos nós. E pra nossa sorte, Ele é misericordioso! Sim, desculpem, é " onde dois ( não um ) ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei. "
22-03-2011 às 08:23 Nereu p/Ahh.... vcs sabem quem eu souu....
Meu querido, seu discurso foi lindo.... mas não são os gays que lutam contra as religiões.... É o papa que ataca os gays, ele diz claramente que os gays são doentes.... São os pastores que atacam os gays... veja Silas Malafaia... São os políticos evangélicos que atacam os gays.... veja Bolsonaro... Marcelo Crivela.... entre outros.... Os gays só se defendem.... O seu discurso não serve para mim.... mas eu visto a carapuça... pelo fato de me ofender com as acusações dos religiosos.... mas não das religiões.... são os religiosos que deturpam as palavras do Cristo... junto a essa lista de religosos que respeitam os gays.... eu acrescento CHICO XAVIER.... NÃO É SANTO.... MAS PARA MIM É UM SER "QUASE PERFEITO", por que perfeito só tivemos um.... "JESUS". É lindo falar em religião..... Mas os gays falam em direitos..... direitos esses que todos os gays têem como seres humanos.... E também como cidadãos... os gays trabalham.... estudam.... pagam seus impostos iguais a todos os outros.... por não são dados a eles os mesmos direitos.... Neste ano a Receita Federal deu aos gays o direito de declaração de renda em conjunto com o companheiro..... O que fizeram alguns políticos evangélicos (religiosos???) , estão questionando esse direito.... querem acaba com ele..... qual a razão???? Uma vez Zibia Gaspareto disse:- O HOMEM AINDA PRECISA DE MULETAS PARA CAMINHAR..... E ESSA MULETA É A RELIGIÃO.... Preste bem atenção meu amigo..... eu disse religião.... eu não disse fé.... eu não Disse Deus e muito menos Cristo.... Deus.... Cristo e fé estão acima de qualquer religião.... estão acima de qualquer santo..... acima de qualquer lider religoso.... Fui católico.... meu batistério???? se tivesse em mãos eu rasgaria.... Não tenho um pingo de respeito pela igreja católica.... Mas respeito a FÉ do católico.... Não tenho um pingo de respeito as igrejas evangélicas ou qualquer outra denominação....mas respeito profundamente o evangélico inteligente, a sua fé.... a sua crença...Mesmo como espírita (com um pé na umbanda), NÃO TENHO RESPEITO POR CERTOS LIDERES ESPIRITAS.... POR QUE SEI QUE AQUI TAMBÉM QUEM ESTÃO NO COMANDO SÃO OS HOMENS.... E OS HOMENS.... SÃO IMPERFEITOS.... COMO EU.... COMO VOCÊ.... COMO TODOS OS OUTROS. Estamos todos nós longe da perfeição.... bem longe.... muito lonte....
22-03-2011 às 01:57 Ahh... Vocês sabem quem sou eu
Olha, o assunto nem era relativo à igreja de denominação nenhuma. Mas tem pessoas que percebe-se logo que nem sabem do que estão falando, pois não conhecem a excência da religião e acho que muitas nem acreditam que têm alma. Condenam todos que têm capacidade de se abrir para o mundo e não se contentam com o gueto gay. Querem visibilidade e aceitação, mas acham errados os que adotam uma religião? Pensem um pouco, né!? Eles colaboram sim, com a causa gay convivendo com naturalidade com a sociedade hétero e mais do que aqueles que apenas vão pra pegação das paradas, nos desmoralisando com escândalos, até transando nas ruas. Esses revoltados só se lembram dos erros. Será que lembram-se dos seus próprios? Estudem, pesquisem e verão inúmeros exemplos de religiosos extremamente produtivos, não lutando por causa própria, como nós gays fazemos. Só enxergamos a nós mesmos. Ex: Zilda Arnes com a pastoral da Criança, Irmã Dulce na Bahia, Madre Teresa de Calcutá, São francisco de Assis, Santa Clara, Etc eternamente... Eles e muitos outros santos foram os seres humanos que mais se aproximaram da perfeição. Observem que Estes não perseguiam minorias, mas as amparavam e defendiam. Até concordo com nosso amigo abaixo, que gays não devem assumir o sacerdócio, mas se ele é gay e tinha tantos gays assim, tentando-o dentro dos seminários, porque ele saiu? As pessoas não praticam religião pelos seu lado ruim, nem pra obedecer líderes religiosos. A maioria dos católicos têm opinião própria e agem segundo seus pensamentos. Vcs não conhecem a excência das religiões : Jesus na eucaristia, intercessão dos santos, o amor de Deus e da Mãe dEle e a maravilha que é sentir que isto é real e PARA OS PECADORES! Os perfeitos não precisam de Deus e não há ninguém perfeito (" Vinde a mim todos vóz que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. " Eu vim para os pecadores " Onde estiver um ou mais reunidos em meu nome, ali eu estarei". Meu julgo é suave e meu fardo é leve. /// Jesus Cristo ). Porquê falam que Gays não podem frequentar igrejas? Mais um preconceito. Não vivem dizendo que os gays não são inferiores a ninguém? GAY PODE TUDO, COMO QUALQUER UM. e na hora que estiverem em desespero, muitos críticos ferrenhos irão procurar consolo e esperança numa igreja, num terreiro de Umbanda ou outros. E mais: podemos navegar em sites gays, sim. Não somos hipócritas. Apenas não nos satisfazemos só com o material. Temos necessidade do espiritual em reunião e de sentir Deus em comunidade. No caso dos católicos, necessitam das graças somente reconhecidas e ofertadas na Igreja Católica. Jesus na eucaristia é garantia de salvação e vida eterna. Quem não acredita e se contenta em ser um pedaço de carne que morrerá e acabará, e rejeita este presente de Deus, problema dele,. Ele é livre pra ser materialista, fútil ou o que quizer. Vá viver sua vida e deixe os outros em paz! É sua opção e respeito isto. Respeitem a dos outros. /// Não quero ofender ninguém e por favor, usem a inteligência e não entendam mais do que eu quiz dizer. E se isto não se aplica a vc, não vista a carapuça. ¨¨¨¨¨¨Paz pra todos!
21-03-2011 às 16:37 Será o Malafaya?
?
21-03-2011 às 12:50 SILAS
OS MOSTEIROS ESTÃO CHEIOS N EXISTE ISSO NASÇEU GAY MORRE GAY AGORA FINGIR SERVIR ADEUS MANTENDO SEXO COM VARIOS HOMSM COM APALAVRA DEQUE É FALHO EIMPERFEITO , ISSO É HIPOCRISIA MONTE DEGAY CHAMANDO MAS MAS GAY P VIVER MAIOR URGIA EXISTENTE PUTARIA ENCUBADA CATOLICA ABRAM O OLHOS SER GAY ESER LIVRE N UMA FARSA, TUDO EÚMA QUESTAÃODE SE IMPOR N DE SE ESCONDER EX SEMINARISTA TENTANTO PELOS PROPIOS PADRES DOMEIO PEDE JUSTIÇA DEUS POR ISSO , N CREIAM EM CONVITEM DE VIVER VOCAÇÕES SENDO GAY VIVA AQUI E SEJA FELIZ LIVRE AIGREJA ESTRAGA TAMBEM COM ESSA DE APROVEITAR, BASTA O QUE QUEREMSO É LEIS RENOVADAS P IGREJA N HIERARQUIA PERSISTENTE , JUSTIÇA SENHOE TEU POVOPEDE JUSTIÇA !!!!!!!!!!!!!!
21-03-2011 às 11:33 Nereu para Que é isso....
Uma pessoa que não assina seu nome em um comentário é lixo social... Covarde que se esconde para comentar e criticar... Padre, pastor e político para são lixos sociais sim.... Interferem... manipulam... ofendem... as pessoas.... o mundo está essa droga que está pela manipulação da igreja católica... durante 1700 anos de sua existência ela matou.... roubou... queimou.... segregou em nome De Deus... Hoje os envangélicos fazem a mesma coisa.... tudo em nome de Deus.... , Os políticos se escondem, são covardes... usam a religião para fugirem de suas obrigações sociais, obrigações essas que assumiram ao serem eleitos.... E você provavelmente é político.... pastor.... até mesmo padre.... ou então parente deles....´para defendê-los.... Tenho nojo deles.... e são eles que consideram os gays como lixo social.... são eles que consideram "você" gay um zero a esquerda.... Se una a eles.... ( se não for um deles)....
20-03-2011 às 23:09 Paulinho BSB p/ Lucas e amigos
Querido Lucas, desculpe-me, se não consegui passar uma mensagem totalmente positiva! Eu não tive intenção de desmerecer ninguém, tá, amigo? Peguei carona nas belas palavras do amigo ( Sou Religioso !! Católico !! ) Só falei especialmente dos religiosos, porque são eles os duramente criticados quando expressam sua religiosidade. No nosso meio, parece que isto é visto como fraqueza, então tentei mostrar que há algo mais além das aparências. E eu tenho um ímpeto irresistível de oferecer apoio aos mais vulneráveis e incompreendidos, pois também sou um deles. Unidos somos fortes. E a finalidade da religião é reunir em torno do bem. É claro que há o lado humano, que por melhor que seja, é passível de corrupção. E a Igreja não é formada só por líderes falhos. A parte maior somos nós, pessoas comuns, com tudo que temos de qualidades e defeitos. Até quem pensa que não, faz parte da Igreja , a influencia e age na comunidade atravéz dela, só em fazê-la se questionar. E isto provoca evolução de alguma forma e em algum tempo. Tudo pra ser produtivo depende da nossa postura perante a sociedade. Na verdade, a fé não é mérito de quem a tem. Trata-se de presente divino pro sortudo que a recebe. Conheço outros como você e os acho admiráveis. Ateus sensíveis que têm a capacidade de fazerem o bem, apenas por querer um mundo melhor, que buscam entender e admiram a religiosidade. Isto é mérito. Ás vezes até participam de ações religiosas, só pelo bem que elas intencionam. Há ateus que até compreendem melhor a religiosidade e são mais produtivos no campo religioso ( contribuir para o bem do próximo) do que muitos praticantes das religiões. Não dá pra passar o sentimento prerfeitamente por palavras. Por isto posso parecer duro, sem querer ser. A aceitação da diversidade entre nós é importantíssima e vejo que falhamos neste ponto. Aceitem meu pedido de desculpas quem sentir-se agredido por algo que falei ou falarei.¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Paz, saúde, sucesso e união pra todos!
19-03-2011 às 17:38 Lucas
*Paulinho BSB, e não *Ricardo BSB, desculpe.
19-03-2011 às 17:37 Lucas
Ricardo BSB, faço coro com os elogios dos outros, mas creio que foste muito infeliz no teu comentário de que pessoas LGBT sem uma prática religiosa o são ou o fazem assim somente por não terem "melhor opção": é uma opção sem "mérito", segundo a sua compreensão. Eu, pessoalmente, faço parte de uma organização religiosa, cuja denominação não vem ao caso, da qual sou membro atuante, e posso vivenciar pessoalmente todos os tipos de conflito que podem surgir com relação a esta questão, pois minha opção sexual está em aberto. Posso dizer, contudo, que meu posicionamento está mais próximo de um ateísmo do que outra coisa - entenda este "paradoxo" da maneira que lhe aprouver - e, mesmo assim, tenho o imenso respeito pelas organizações religiosas no que elas nos trouxeram de melhor, enquanto ao mesmo tempo condeno, privada e publicamente, posicionamentos absurdos vindos de autoridades religiosas. Neste sentido, meus elogios vão *também* para aquelas pessoas que, por quaisquer motivos, preferem não seguir alguma corrente religiosa, preferindo sim manter a sua coerência afetiva e intelectual, sejam ateus, agnósticos ou simplesmente desinteressados. Sugerir que tais pessoas, pelo seu afastamento da religião, possuem menos mérito do que as abertamente religiosas, pode ser comparado a dizer que aqueles que não torcem para nenhum time de futebol, como eu, possuem menos mérito por não abrir sua sexualidade em um estádio lotado, para fins de maior compreensão e etc etc etc.
18-03-2011 às 23:47 Ricardo
Paulinho Bsb gostei de sua posição sincera e culta, quantos anos tem?