Terça-feira, 22 de Março de 2011
Política
Punição para homofobia
Um projeto no Senado prevê que a discriminação contra homoafetivos seja punida com até cinco anos de prisão.
por Redação MundoMais

O Projeto de Lei Complementar 122/06 que tramita no Senado pretende punir com cadeia a discriminação contra homoafetivos, com pena de dois a cinco anos de prisão. Será punido o empregador que discriminar um funcionário gay, e a mesma pena vale para quem proibir que os casais homoafetivos troquem beijos e abraços em locais onde esse comportamento é permitido para heterossexuais.Os estabelecimentos comerciais que praticarem discriminação podem ser multados e ter a atividade suspensa por até três meses.

O projeto não muda a situação dos rapazes que no ano passado agrediram um jovem em São Paulo, golpeado no rosto com uma lâmpada fluorescente. Esse tipo de crime continua sendo enquadrado como lesão corporal no código penal.

“Sou a favor, porque não pode haver discriminação de ninguém. Somos todos iguais perante a lei, perante Deus, perante a sociedade, somos todos iguais”, afirma Divino Barbosa da Silva, aposentado.

“Primeiro a gente tem que saber se o Brasil está preparado para isso. O problema do Brasil é esse: você faz uma lei e aí você coloca aquela lei na prática e cumpri-la é que é o problema do brasileiro”, diz Ricardo Vasconcelos, sindicalista.

Um rapaz, que não quis identificar-se, afirmou que sofreu agressão física na escola várias vezes, além de perder uma promoção no trabalho por causa de preconceito. Ele acha que essa lei pode mudar o comportamento da sociedade. “A lei é um grande incentivo e ela baliza, sim, novos comportamentos”, acredita.

Veja o vídeo com as opiniões de Jean Wyllys, deputado pelo PSOL-RJ e favorável ao projeto, e João Campos, presidente da Frente Parlamentar Evangélica, do PSDB-GO, contrário à aprovação. (Entrevista concedida ao Jornal Hoje - Globo - quadro:"Vai dar o que falar")

Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (23)
O cara30/03/2011 7:13
O cara30/03/2011 7:13
thiago, se vc ta dizendo q essas confusoes de futebol q tem aqui e no mundo nao eh discriminação... Eu paro por aqui... e ainda te dou um conselho... vai ler um dicionário!
Da forma como está estruturado e ocupado o sistema carcerário no presente momento, penso sim numa responsabilização com a devida pena julgada de condenação, mas não de carcerização e sim de penalização pecuniária, serviços sociais, medidas socios corretivas, mas também que os ensinamentos corretos já venham desde pequenos e do berço e pré escola. Não pode entender um ser que quando criança brinca lá com os amiguinhos de troca-troca, entender que tal prática é crime e que poderá condená-la com reclusão , encarceramento, etc Então, desde cedo , que se promova uma ressignificação do sexo, da saúde, da moral, da religião, da cultura, para que quando adulto, o ser não esteja passível de bullying, discriminação, nem cometa atos que assim o qualifique.
Thiago/RJ28/03/2011 11:31
Thiago/RJ28/03/2011 11:31
Eu é que não sei ler direito?! Você é que confude as coisas! Você compara gosto musical com preconceito... Torcida organizada é violenta em qualquer esporte, e em qualquer lugar do mundo. E isso não tem nada a ver com preconceito! Como um homossexual pode achar que o mundo gira ao seu redor se vivemos num mundo preconceituoso e heteronormativo? E o pior de tudo: você diz apoiar o preconceito! E ainda acha que o Brasil não é uma país preconceituoso!! A homofia deve sim ser igualada ao racismo, pois os homossexuias sofrem muito mais preconceito do que os negros. E muitas vezes o preconceito é justificado com a religião... E o Brasil infelizmente é um país muito religioso...
O cara28/03/2011 2:38
O cara28/03/2011 2:38
outra coisa: so pra finalizar... As pessoas q espancarem outras pessoas devem ser punidas sim... Pq espancou outra pessoa, nao só pq espancou um gay... ENTENDEU?
O cara28/03/2011 2:35
O cara28/03/2011 2:35
Thiago, pelo jeito vc nao sabe ler... O q eu estava tentando passar é q eu acho errado qualquer tipo de discriminação e obvio q homofobia tbm... O q eu quero q vc entenda é q os Homossexuais acham q sao donos do mundo e q o mundo gira em torno deles. MAs nao é assim... existem pessoas q se incomodam o esse tipo de coisa em demonstrar ao parceiro no meio da rua. E dou apoio a isso. É imoral... Mas nunca pense q isso só acontece para os gays não. Isso acontece com todo mundo, assim como existe pessoas que tem preconceito com o Rock (eu), existem pessoas q tbm tem preconceito com os pagodeiros, funkeiros e etc... Isso nao prova q so os gays sao espancados... O q vc me diz a respeito aos torcedores de time? nesse caso eu te provo q existe muuuuuuuuito mais agressão q com os homossexuais... Se o brasil fosse realmente preconceituoso, haveria um protesto muito grande para acabar com parada gay, boate gay e tudo q for gay... mas nao tem... so isso q eu qro q vc entenda! temos q pará de achar q somos os maiores... se ser gay fosse bom, a gente (nos gays) criaria nossos filhos influenciando eles a serem gays... fica ai uma coisa pra vc pensar!
Thiago/RJ27/03/2011 15:25
Thiago/RJ27/03/2011 15:25
Esse "O Cara" aí embaixo só disse asneira... As violências contra homossexuais que sempre foram ignorados pela imprensa, só tem aperecido agora na mídia, ao contrário da violência contra as mulheres que sempre teve destaque. É fácil vir com aquele discursinho de que somos todos iguais. Mas infelizmente não somos. Algum heterossexual já foi agredido ou morto pelo simples fato de ser heterossexual? A violência atinge a todos, mas a forma com que atinge os homossexuais é diferente! Você pode estar satisfeito em ser tratado como cidadão de segunda classe e em não ter direito de trocar afeto com o namorado na rua, mas muitos não estão. A lei deve ser igual para os iguais e diferente para os que são tratados diferente, pois a principal função do Estado é proteger os oprimidos
O cara26/03/2011 14:46
O cara26/03/2011 14:46
Eu tava prestando atençao, ja parou pra passar q nos gays achamos q somos dono de tudo e do mundo? tudo tem q girar em nosso favor... Eu acho muito errado pessoas espancar outras por preconceito dela ser gay. Mas o mais engraçado q as pessoas espancam outras nao so por ser gay mas por todos os motivos, isso faz parte do SER HUMANO, eh da nossa raça. So q nessa epoca em q vivemos estamos sendo domesticados, so isso. Mas quando ligo a tv, vejo q so gays tem direito. Não vejo tanta reportagem falando sobre as mulheres q sao espancadas pelos maridos. Nao vejo caso de pessoas q sao mortas por motivo mais medíocre. MAs nós (os gays) achamos q tudo tem q vir ao nosso favor. So qro lembrar q somos pessoas q sentimos atraçao pelo mesmo sexo. Fora isso somos iguais aos outros, E temos q lembrar tbm q os heteros tbm tem q ser respeitados. Pois o mundo tbm eh deles e acho q a maioria é hetero. Como diz aquele ditado. A voz do povo é a voz de DEUS. Pessoas podem pensar e falar q eu sou maluco ou coisa do tipo. GENTE é so raciocinar... Os gays tem mania de falar de sexo toda hora e os papos da maioria eh indecente. Eles nao se respeitam. os travestis principalmente. Pra mim aquilo sao palhaços gays q nao nasceu com don de fazer graça. é ridiculo. Uma coisa é vc ser gay, outra é vc tentar ser uma coisa q nao é... é delicado falar disso. Mas quando for falarmos de direitos iguais. Não olhe so para o nosso nariz... lembre-se, existe pessoas q precisam respirar o mesmo ar que nós. A rua é pra todos... Mais um motivo de eu nao sair beijando nenhum homem na rua. Pois ela nao é so minha!
Nereu24/03/2011 16:09
Nereu24/03/2011 16:09
É triste saber que para uma pessoa ter seus direitos respeitados é preciso que haja uma lei.... Mas estamos falando de homens.... e homens são falhos... defeituosos...moral e civilmente.... portanto.... Particularmente eu não gosto de ver ninguém se agarrando em público.... seja lá quem for.... Agora manifestações de carinho, tipo pegar na mão, andar abraçados, etc etc nada contra... qual o problema????
DEPUTADO DO PSDB24/03/2011 11:50
DEPUTADO DO PSDB24/03/2011 11:50
Outra vez o João Campos de Goiás nos atacando. Foi ele que entrou na Justiça para impedir a declaração conjunta do imposto de renda, foi ele que barrou o nome social das trans e agora quer atacar o PLC 122. É DO PSDB, pq o PSDB não expulsa esse cara ou manda ele calar a boca? É apoiado pelo governador de Goiás o Marconni Perillo. É uma corja de homofóbicos e corruptos. Esse bandido é acusado de corrpção quando era delegado e também de tortura.
andrebarros124/03/2011 1:43
andrebarros124/03/2011 1:43
Espero que vc esteja lendo isso Jean... De uma pessoa que te ama e já te falou isso! De um inseto... amigo de um amigo seu!!
andrebarros124/03/2011 1:41
andrebarros124/03/2011 1:41
Se esperarmos pelos gays para conseguir lutar por essa lei DESISTAM. Tomaraque heteros se sensibilizem da importância de se respeitar todo ser humano. Heteros beijam-se na rua... gays tb podem se beijar. O problema é que a sociedade preconceituosamente acha que os gays vão transar na rua , nos shoppings, nos parques. Uma loucura. Se um hetero avançar o sinal deve ser detido (muitas vezes não são), se um gay avançar deve ser preso da mesma forma. è isso!
andrebarros124/03/2011 1:37
andrebarros124/03/2011 1:37
Espero que esse projeto não fique esquecido nas gavetas e, depois de 4 anos, se jean não conseguir ser novamente eleito, tudo seja deixado de lado como se fosse uma maluquice de um EX BBB... Como se o rapaz só tivesse sido BBB... Eu o conheco, estudos na Ufba... já conversei È um cara articulado , consciente e determinado! Não precisa do salário de deputado pq sua conta bancária está cheia, ainda, tenham certeza disso! è no mínimo estúpido achar que o rapaz começou sua vida como BBB.
andrebarros124/03/2011 1:32
andrebarros124/03/2011 1:32
Parabéns Leandro! Acho que depois de suas palavras, qualquer outra observação torna-se redundante! Tb não me beijo em público pq vivemos em uma sociedade hetero-andro-eurocêntrica... tudo é favorável aos heteros, homens e brancos ... O problema é que nossa sociedade não estuda, não lê, todo mundo se acha professor, tecnico de futebol, enfim... não adinata essa aceleração e desenvolvimento do país... nosos povo é persistentemente ignorante... A igreja (todas) é a principal responsável por isso. Eu detesto esses papos de fundamentos religiosos. Uma babaquice que só atrasa a sociedade em todos os setores principalmente do ponto de vista da ciência! Esse deputado é o símbolo do retrocesso assim como o diretor da faculdade de medicina da ufba que disse na ocasião de um estupro dentro do campus da UFBA " Essas meninas de dança não deveriam estar de shortinho... por isso que foi estuprada!" Deprimente ...Nada foi feito!!!
alexandre23/03/2011 16:57
alexandre23/03/2011 16:57
ñao devia fazer enquete para saber se deve acabar com o crime de ódio ( homofobia, racismo, etc) deve se ser feitas leis imediatamente. PQ a Globo faz essas enquetes ??? não sei se é preciso.
alex23/03/2011 16:53
alex23/03/2011 16:53
Tudo bonito , Democracia direitos,..., vc s acham que isso vai cair do céu, q "religiosos" ñ vão fazer barulho!? Todos nós devemos fazer nossa parte, manifestar, pedindo IGUALDADE de DIreitos contra o ódio aos homossexuais. Irmos a Marcha contra a homofobia em junho, cobrar dos deputados de nossos estados que votem a favor da lei anti homofobia( site transparencia.org.br), a hora é agora o debate está aberto.Aqui tem 30 ideias para ajudar a causa LGBT do seu jeito mundomais-especial 30 idéias ,...,
Pessoal, há uma enquete no Jornal Hoje, na Globo, para o telespectador votar se é a favor ou contra a aprovação da lei que torna crime a homofobia. No momento está 56% a favor e 43% contra. O contra pode ganhar, gente! A diferença está pouca. Deve haver muito evangélico de plantão, votando. Vamos votar tbm!¨¨¨¨¨¨¨Paulinho BSB
QSERVADOR23/03/2011 14:21
QSERVADOR23/03/2011 14:21
Lamentavelmente ainda temos um joão campos da vida e outros parecidos que se acham no direito de vetar a liberdade de expressão entre as pessoas se é permitido para heteros porquê não para homossexuais então vamos fazer como eu assisti na Suiça fáz uns anos atrás agentes á paisana separarem muito educadamente um casal homem e mulher que se beijavam em publico tudo bem se é para uns que seja para todos igual.´´E isso que se chama igualdade de direitos e democracia em paises desenvolvidos culturalmente.
vanessa trans23/03/2011 11:29
vanessa trans23/03/2011 11:29
o jean é um cara mt serio e inteligente,preparadissimo,o deputado do psdb(q tem cara e jeito de gay)q é contra,gaguejou ao explicar-se..parece q finalmente iniciace um processo de civilizaçao no brasil..esperamoss..
Leandro23/03/2011 8:19
Leandro23/03/2011 8:19
Com a aprovação do PLC 122/06 estaremos dando um passo a frente rumo uma real DEMOCRACIA. O Estado é LAICO, e tem por dever garantir a segurança e liberdade de todos, do evangélico ao umbandista, do branco ao negro, do hetero ao homossexual. Acorda Brasil, está na hora de vivermos uma DEMOCRACIA na prática. P.S. Mais patético do que hetero homofóbico é "gay" homofóbico. À mensagem de "o cara" acima, que afirma ser indecente o beijo em público entre dois homens. Cabe notar que o mesmo não cita nada com relação à heteros, ou seja, à estes tudo é permitidos pois suas ações não são "feias ou indecentes". Tenho um namorado, não gosto de beijar em público, ou amassos, mas isto por que considero desnecessário tanto para nós gays quanto para eles, os heteros. Porém, esta é minha postura particular, o que não me leva a defender a privação do direito de beijarem-se em público de outros tantos milhões de gays Brasil afora. Nâo gosto de giló, acho amargo e feio, porém não posso proibir quem gosta de apreciá-lo... Relativizar é uma prática necessária entre todos nós...
Felipe23/03/2011 2:24
Felipe23/03/2011 2:24
Eu vejo essa lei como a precursora de outras o que significa dizer que com certeza só vem a colocar de igual pra igual todos. O que é bastante aplausivo.
uanderson rocha23/03/2011 2:20
uanderson rocha23/03/2011 2:20
O QUE EU ACHO QUE AS PESSOAS TEM QUE ENTENDER QUE GAY ALGUN E OBRIGADO PASSAR POR CONSTRANGIMENTO QUE PASSAMOS SEMPRE, DIARIAMENTE. A NOSSA SOCIEDADE TEM QUE TODOS TEM O MESMO DIREITO E DEVERES ,ENTAO... MERECEMOS RESPEITO COMO RESPEITAMOS A TODOS .
O cara23/03/2011 0:47
O cara23/03/2011 0:47
Sou contra esse projeto de lei... Pq existe certos tipos de situaçaoes q é feio tanto pros heteros quanto pros gays. Eu sou gay e acho feio beijo entre dois homens em locais publicos. é indecente e o mundo hj ja nasce com esse preconceito. vale de cada um entender isso e saber o q ta fazendo, mas nao sabem... Uma coisa tenho q concordar. Nos temos mania de achar q o mundo é nosso... Vivemos em um mundo onde todos temos os mesmo direitos. temos direito de beijar quem a gente quer, mas temos obrigaçao de respeitar o proximo. Obs: Para quem nao achar q eu sou gay, a maior prava é TO VENDO O MUNDO MAIS. rsrs
Emanuel23/03/2011 0:08
Emanuel23/03/2011 0:08
Eu vi a reportagem e o deputado João Campos alegou alguns princípios da constituição que segundo ele serão feridos se esse projeto for aprovado, mas na verdade, não vi razão alguma no que ele alegou, ele está esquecendo que o Estado é laico e que deve proteger todos os indivíduos independente da vida particular, assim como o direito de crença dele é protegido.
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
29/09/2014 NOTíCIAS » Quatro iniciativas pró-LGBTs estão bombando na rede, após discurso homofóbico de Levy Fidelix.
29/09/2014 BELEZA » O coque samurai está de volta, e traz sensualidade na medida certa. Vem ver!
26/09/2014 NOTíCIAS » Da inexistência da homossexualidade invisível: onde está a validação que todos buscamos?
26/09/2014 NOTíCIAS » Ator pornô Jessie Colter se casa em Louisville e deve continuar a carreira. Vem ver!
25/09/2014 NOTíCIAS » Candidato é vítima de ataque homofóbico e leva pedrada durante panfletagem no Amapá.
25/09/2014 NOTíCIAS » A W FOR UP apresenta uma nova mistura de moleton e saruel que vai fazer sua cabeça!
24/09/2014 NOTíCIAS » Senador americano sai do armário durante coletiva de imprensa.
24/09/2014 NOTíCIAS » Corinthians e São Paulo podem ser punidos em até 100 mil por gritos homofóbicos.
TV G Mix
Twitter
Facebook
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.