ASSINE JÁ ENTRAR

Triângulo rosa

Livro narra a história de vida de Rudolf Brazda, homossexual perseguido pelos nazistas.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 13 de Abril de 2011

O livro Triângulo Rosa - Um homossexual no campo de concentração nazista, de Rudolf Brazda e Jean-Luc Schwab, já está à venda nas melhores livrarias.

Identificados como “triângulos-rosa”, milhares de homossexuais foram enviados para campos de concentração pelo regime de Hitler. Rudolf Brazda, que recebeu a matrícula 7952, ficou preso em Buchenwald – e é o último sobrevivente gay. Hoje com 97 anos, ele nos traz um relato ímpar, sustentado por um rigoroso trabalho de pesquisa histórica e marcado pela dor e pela esperança de quem sobreviveu aos horrores do nazismo. Estima-se que 10 mil homossexuais foram mortos por Hitler até o fim da Segunda Guerra Mundial. Marcados com um triângulo rosa invertido, hoje símbolo do movimento gay, eram obrigados a trabalhar como escravos, eram humilhados e mortos sistematicamente.

Rudolf Brazda, nascido na Alemanha em 1913 de pais tchecos, foi condenado duas vezes pelo regime nazista por ser homossexual e depois deportado para Buchenwald. Ele ficou preso no campo durante 32 meses, até sua libertação em abril de 1945, e fixou residência na França.

Jean-Luc Schwab, pesquisador e militante dos direitos dos homossexuais, nem imaginava que o último sobrevivente dessas deportações morava bem perto dele, na região de Mulhouse. Assumindo o papel de confidente de Rudolf Brazda, ele tomou seu depoimento e o complementou com profunda pesquisa histórica.

Em 2008, aos 95 anos, Rudolf Brazda decidiu sair do anonimato. Após a inauguração de um monumento às vítimas homossexuais do nazismo em Berlim, na Alemanha, ele pôs fim a longos anos de silêncio. Surgia, então, aos olhos do mundo, o último sobrevivente conhecido dos quase dez mil homossexuais que estiveram nos campos de concentração nazista.

Na aurora dos seus 97 anos, Rudolf Brazda nos deixa aqui um testemunho sem igual, raro, sustentado por um rigoroso trabalho de pesquisa histórica. Da ascensão do nazismo na Alemanha à invasão da Tchecoslováquia, da despreocupação no início dos anos 1930 ao horror do campo de concentração de Buchenwald, esta obra revela em detalhe, pela primeira vez, as investigações policiais que visaram inúmeros homossexuais no Estado nazista. Também aborda, com tato e sem tabu, a questão da sexualidade num campo de concentração. Esta é a história de um triângulo-rosa.

Para saber mais sobre o livro, CLIQUE AQUI.

Mescla Editorial
Autor(es): Rudolf Brazda e Jean-Luc Schwab
184 págs.
Preço: R$ 48,90

18-04-2011 às 03:56 Sérgio - RJ
Nereu = bichinha pobre /
15-04-2011 às 17:03 Nereu
Caraca.... um livro de 184 páginas por R$ 48,90??? que roubo..... Nem uma boa história por mais real que seja paga isso.... Querem conhecer os horrores da guerra contra os gays.... Assistam o filme Bent.... Ou se for remontada.... a peça com o mesmo nome....
13-04-2011 às 23:22 Pedro
Gente eu conheço mais heteros com doenças sexualmente adquiridas que gay. Os tempos mudaram.
13-04-2011 às 20:26 Ricardo Pessoa Lindenberg, por
A pesquisa poderia ajudar ainda mais a humanidade a entender melhor a questão se de repente fizesse a humanidade saber ou permitir isto ou seja qual a causa do Terceiro Reich , ou motivo maior que teria para deduzir que os homossexuais lhes seriam mais impuros que os "arianos", se deles advieram? Teriam eles se auto pesquisados? Quem poderia assegurar se de repente os homossexuais não seria os mais puros entre eles, os "arianos". Algo que eu gostaria de pesquisar para saber de onde veio a idéia que os homossexuais são mais impuros que heteros? Numa Granja cria-se aves para reproduzir e para o abate. Mas os que são abatidos dão um bom caldo.Alimentam a parcela da população.. Cabe investigar!!!
13-04-2011 às 18:46 LUCAS
O mundo gay era tão alegre, levavamos tudo na brincadeira, até os preconceitos, agora tá tudo ficando tão sério, tão politicamente correto, tão chato...
13-04-2011 às 14:06 Key
Não vejo a hora de compra-lo, a leitura enriquece o ser Humano e eu particularmente adoro ler bons livros.Sempre me interessei por tudo o que aconteceu nessa época triste da historia humana ainda vou descobrir porque isso mexe tanto com a mais intima fibra de meu ser...
13-04-2011 às 12:37 ED
Estou ancioso para ter este livro em minhas mãos e lê-lo, compreendendo melhor a vida de um homo em um período de conflitos na Europa, mais precisadamente na Alemanha, e também como esse mesmo sistema nazista reprimia os indivíduos considerados homossexuais.
13-04-2011 às 11:37 Felipe de Moura Xavier
Quero muito ler!