Quarta-feira, 13 de Abril de 2011
Pode doar sangue?
No Reino Unido, gays só vão poder doar sangue se ficarem 10 anos sem transar. No Brasil, a abstinência é de 1 ano.
por Redação MundoMais

O governo britânico vai anunciar, em breve, algumas modificações na regra que proíbe gays e homens bissexuais de doar sangue. A norma que será publicada apenas autoriza a doação de gays e bis que não tenham transado dez anos antes do procedimento.

O órgão que controla a doação de sangue no Reino Unido disse que autorizar a doação por parte de homossexuais que não tenham transado apenas nos cinco anos anteriores aumentaria o risco de haver sangue contaminado em 5%.

A regra continua vendo os homossexuais de forma discriminatória. Gays que se protegem nas relações sexuais ainda são impedidos de fazer a doação! No Brasil, os gays podem doar desde que não tenham feito sexo um ano antes da retirada do sangue.

Facebook do MundoMais
Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (41)
È verdade, Marcos, concordo plenamente. Todo cuidado é pouco. Muita gente que recebe este sangueestá com problemas de imunidade. E não é só o HIV, tem tbm a hepatite, cuja janela é de 6 meses, como você disse. Olha, gente, nos últimos três anos, conheci algumas pessoas com hepatite C, que é incurável. O contaminado faz tratamento, como no HIV, pro resto da vida, pois esta doença mata. Li num artigo, que a hepatite C está uma epidemia, tanto quanto o HIV. Que bom se amássemos alguém que nos amasse pudéssemos viver tranquilos, fiéis! Será? A esperança não pode morrer, né? Kisses!
david manrick21/04/2011 21:57
david manrick21/04/2011 21:57
gente vejam o comentario do marcos com atenção, sou gay e posso entender o porque não podemos fazer doação assim tao simples....
André21/04/2011 19:10
André21/04/2011 19:10
Concordo com o Wagner e o Marcos. Acredito que, mesmo sem fazer a doação de sangue, podemos ajudar, divulgando, incentivando e disseminando a idéia da doação. Faço a todos a seguinte pergunta: No caso de um acidente ou doença grave em que você estivesse necessitando de uma transfusão e pudesse escolher, você receberia o sangue de um gay, mesmo sabendo que existem gays não promiscuos? E os parceiros destes gays fiéis? Será que são fiéis também? Sou gay assumidíssimo. Conheço a causa da doação de sangue. Participo ativamente. Só que promovendo este ato tão nobre.
Marcos21/04/2011 18:28
Marcos21/04/2011 18:28
Antes de tudo, gostaria de esclarecer que TODO e QUALQUER doador passa por uma triagem ANTES de doar sangue. Esta entrevista é realizada para resguardar tanto o doador quanto o receptor. E também TODO material coletado passa por uma minuciosa análise (exames sorológicos) antes da bolsa de sangue ser liberada. O maior problema é em relação a algo que poucas pessoas discutem ou sabem, que é a JANELA IMUNOLÓGICA. É por este motivo que muitas pessoas não podem doar sangue TEMPORARIAMENTE ou DEFINITIVAMENTE, dependendo da análise do médico. A JANELA IMUNOLÓGICA é o período em que o indivíduo foi infectado por um virus, mas que ainda não é detectável nos exames. Por exemplo: quem teve contato com uma pessoa infectada por hepatite C, por exemplo, pode só vai ficar sabendo que realmente tem a doença após uns 6 meses. O HIV, virus da AIDS, leva em torno de 22 dias para ser detectável através dos exames. Então, não adianta fazer um exame anti-HIV no dia seguinte da relação sexual achando que está contaminado pelo virus porque o exame vai dar negativo. Hoje em dia existem testes mais potentes (os chamados NAT, que são testes de ácido nucléico), que reduzem o período da janela imunológica, ou seja, os exames conseguem "enxergar" o vírus com um prazo menor (mas mesmo assim, ainda é um período longo que, em se tratando de medicina, temos que considerar). Certamente a medicina caminha a passos largos em relação à segurança transfusional. Haverá um tempo em que certamente esses exames terão um resultado imediato em relação à janela imunológica. Como bem disse o Wagner em seu comentário, é verdade que o homossexual masculino tem 30 vezes mais risco de contaminação por DST do que os heterossexuais, por causa do sexo anal (principalmente o passivo). As mulheres lógico que fazem sexo anal também, mas a chance é infinitamente menor do que no homossexual masculino. É importante que os homossexuais masculinos entendam que de forma alguma esse impedimento é uma forma de preconceito contra os gays, até porque homossexuais femininos doam sangue normalmente. Existem grupos de pessoas que infelizmente não podem doar sangue definitivamente como por exemplo, as pessoas que tem diabetes, que tiveram hepatite B ou C, que fizeram tratamento quimioterápico ou temporariamente: indivíduos que fizeram tatuagem ou piercing não podem doar sangue no período de 12 meses após a realização do procedimento, uso de certos medicamentos ou até o número de parceiros sexuais no período de 12 meses. Héteros também podem ser impedidos de doar temporariamente por causa desse último tópico relacionado ao número de parceiros (as) sexuais. Existem estudos recentes que mostram que de 15 indivíduos que doaram sangue e tiveram soroconversão (que doavam normalmente e que após um período apresentaram sorologia para sífilis, hepatite ou HIV), 11 eram homossexuais que omitiram a informação na triagem. Portanto, pensem em quem irá receber o sangue. Na grande maioria das vezes, são pessoas que estão muito debilitadas, fazendo quimioterapia por causa de um câncer, pessoas que sofreram um acidente, crianças que nascem com incompatibilidade sanguínea... A segurança da transfusão começa com a sinceridade do doador. Mesmo que o indivíduo seja impedido de doar sangue temporariamente ou definitivamente, não impede que ele continue defendendo a importância da doação de sangue contínua ou até mesmo levando parentes e amigos a um hemocentro. Pensem nisso.
Que que é isso, meu xará?! Você quer se matar?! Também não é pra tanto...
Sandrão19/04/2011 2:49
Sandrão19/04/2011 2:49
A notícia é chocante, desde quando gay não se cuidam? As estatisticas mostram que os gays fazem sexo mais seguro que os héteros, mas mesmo assim o preconceito existe. Então, querem fazer uma boa ação, doem, e mintam na parte deste questionário, desde que saiba e tenha certeza de que estás bem de saúde. O mundo está acabando e atitudes arcaicas como esta por parte das autoridades só contribuem para a desgraça,, a vergonha, a escassez de sangue neste país. Sejamos realistas, se levas uma vida promiscua e sem cuidados, não vá querer levar mais problemas para quem já está internado né, mas se sabes q está tudo bem, manda ver na mentira, o mundo gira em torno da mentira mesmo. É o mundo do faz de conta que conta. A sociedade se cega perante ao número de casos de heteros contaminados, e os gays, se cegam para as perguntas do questionário e ajudem a salvar vidas. Neste caso o que manda é a consciência, se levar uma vida legal como gay, cuidadosa, não se diminua perante o hétero promiscuo, mente la na porraaa do questionário e manda ver. Ah me chupem, materinha sem vergonha essa, mas saúde é saúde, e tem muito gay que já não se responsabiliza pelos seus atos nem na cama. É a vida. O mundo realmente é um moinho e vai reduzir as ilusões a pó, né cazuzaa
Andrey18/04/2011 7:10
Andrey18/04/2011 7:10
Então nenhum homosexual vai poder doar sangue, ninguem fica 10 anos sem transar.
rafa18/04/2011 3:44
rafa18/04/2011 3:44
nunca vou doar sangue, só se for pra salvar um parente ou um amigo meu, meu sangue bi é muito ruim para a comunidade, rs
Mr X18/04/2011 0:03
Mr X18/04/2011 0:03
Eu pensava que todo sangue doado passasse por uma análise minuciosa antes de ser utilizado. Com essa preocupação toda com a origem e tipo dos doares é um sinal de que o controle de qualidade é bem fraquinho.
Nereu-SP18/04/2011 0:01
Nereu-SP18/04/2011 0:01
Sei que estou limpo. Afinal faço exames todos os anos. Se não querem meu sangue por preconceito e burrice.... foda-se.... Estou me lixando.... depois não digam que está faltando sangue.... Vontade para doar eu tenho... não querem.... danem-se...
João17/04/2011 14:42
João17/04/2011 14:42
Depois fazem campanhas dizendo que os bancos de sangue estão vazios. Precisa abolir de vez o preconceito e investir mais em pesquisa para desenvolver métodos de exames mais eficientes. Pelo visto não é só no Brasil que pouco investe-se em pequisa na área da saúde.
Paulinho BSB17/04/2011 3:13
Paulinho BSB17/04/2011 3:13
O meu sangue está lá no cadastro de doadores de medula óssea. Pra isto, nem há questionários constrangedores , nem restrições humilhantes. Apenas exames minuciosos acontecem. Espero poder salvar a vida de alguém. Eu não doo sangue, a não ser em uma situação emergencial, como aconteceu em Fortaleza, quando um senhor me pediu, senão ele perderia a cirurgia num hospital público. Eu tinha certeza da minha sáude boa e não havia corrido perigo de contaminação, então doei. Pessoal, a doação dos hétero é aceita com pouquíssimas restrições, sim. Mulheres também fazem sexo anal, poucas delas e a maioria sem gostar, apenas pra satisfazer seus parceiros, mas acontece. Mas não é verdade que o sangue deles não é testado, viu? Passa por todos os exames. Bjs!
Meu querido, suicídio jamais. Isto deve ser só uma maneira de falar sua, né? Não pode ser sério. Cada ser é único e não há ninguém igual a você. A sua existência é importante demais! Cada morte deixa o mundo mais pobre, pois diminui a diversidade, tão defendida por nós. Às vezes fico pensando em quanta gente se foi, levando sua história, deixando um vazio no seu lugar, que jamais será preenchido. Uma pessoa é insubstituível por ser quem é, com suas qualidades e defeitos e não haverá ninguém que ande pelos seus caminhos e mostre uma face igual. Infelizmente a morte é inevitável e deixar a vida antes da hora é fugir e perder o desenrolar de uma grande aventura, que é viver neste planeta incrível. E querido, segundo todas as filosofias religiosas que conheço, matar-se não é solução, mas uma imensa complicação, porque a vida é eterna e só aumentam os erros que que o morto terá que corrigir. Segundo a reincarnação, ele voltará a este mundo, numa vida mais complicada e dura, por causa da covardia da fuga pelo suicídio e por jogar fora um presente inigualável, que é a vida. Então a evolução torna-se mais difícil e se ele involui a cada volta, um dia pode chegar ao mundo infernal. Pelo Cristianismo, o tempo de permanência no purgatório aumenta e o que se mata pode até perder a eternidade da vida e a ressurreição. Ninhuma religião aprova o suicídio. E não vamos dar este gostinho pra quem nos quer privar do nosso espaço de direito, né? Ser gay é superar as adversidades. E não há só problemas e pessoas desumanas, Thiago. Veja e viva o que tem de bom e belo. Eu só saio daqui quando Deus quiser, ou atráz do trio elétrico. Bjs!
Thiago16/04/2011 19:22
Thiago16/04/2011 19:22
Sinto vontade de me matar ao saber que coisas como essa estão acontecendo.
Hipocrisia...16/04/2011 2:47
Hipocrisia...16/04/2011 2:47
Se todos que respondessem o questionario de doação corretamente, poucos doadores seriam aceitos. Pois nos mesmos sabemos que há muitos gays e bissexuais enrustidos. Cah entre nos, vcs acham que no questionario estas pessoas responderiam "sim" a pergunta se já teve relações com pessoas no mesmo sexo ha menos de um ano? E o mundo hetero eh muito mais promiscuo que o mundo gay. Enquanto o lado homo eh criticado para quem tem uma vida sexual com mais parceiros, no mundo hetero eh visto como idolo. E este cara pode doar sangue sem problemas, portanto, sejamos coerentes e realista!!! Uma pessoa normal em plena saúde JAMAIS ficará um ano sem transar!!!! Quanto mais 10 anos!!! Um absurdo surreal!!!!
Boy BH15/04/2011 6:45
Boy BH15/04/2011 6:45
"Cacete de Agulha"...kkkkkkk
Sol15/04/2011 1:39
Sol15/04/2011 1:39
Uma Noticía Deplorável ¬¬
dIEGO14/04/2011 23:24
dIEGO14/04/2011 23:24
SÓ ISSO QUE FALTAVA, SE PAGASSEM ALGUMA COISA TUDO BEM ,MAS ALEM DE PASSAR DOR,NÃO GANHAR NADA E AIDA TER RESTRIÇÕES!!! PARA FODA -SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! JAMAIS VOU DOAR , A NÃO SER QUE ME PAGUEM E MTO BEM!
Flávio14/04/2011 21:54
Flávio14/04/2011 21:54
A incidência do "sexo casual" pode até ser maior em homens que em mulheres, mas vale à pena ressaltar que na relação heterossexual a utilização de camisinha é muito menor do que na relação homossexual, principalmente quando é um casal heterossexual (a maioria não usa camisinha). Outro ponto que vale lembrar é que numa relação homoafetiva o uso de camisinha é maior uma vez que grande parte de nós gays temos medo de contrair DSTS justamente por termos uma vida sexual mais ativa. Os argumentos apresentados para essa necessidade de 1 ano (Brasil) em abstinência não tem nenhum fundamento, visto a atualidade.
F14/04/2011 17:59
F14/04/2011 17:59
Eles têm a gente como pessoas sujas, doentes. Também, "certos" gays dão motivo né?
wagner14/04/2011 15:23
wagner14/04/2011 15:23
Bom, tive que reler meu post para ter certeza de que quem falou "abobrinha" não foi eu pois em momento algum eu afirmei que o sexo casual ocorre mais entre homens do que entre mulheres mas sim que uma relação somente entre homens tem mais chances de finalizar em sexo do que uma relação que depende não só do um homem mas também de uma mulher, ou seja, ralação homemXmulher, basta relerem o texto com atenção e sem "7 pedras na mão" que vão entender o que eu quis dizer exatamente.
Euzim14/04/2011 12:44
Euzim14/04/2011 12:44
Tenho uma amiga que trabalha no banco de sangue de minha cidade e ela disse que muitos profissionais da saúde ignoram a lei porque os gays são os que mais doam sangue. Vamos criar uma campanha: HOMOSSEXUAIS, NÃO DOEM SANGUE. Todos os gays, lésbicas e bissexuais deveriam se recusar a doar sangue. Os bancos de sangue ficarão ainda mais precários e vazios, logo vamos ver esse povo podre pedindo pra gente ir lá doar.
Nick14/04/2011 10:58
Nick14/04/2011 10:58
Affssss que tizer que so os gays e bisex podem ter doença !!! tem hora que da vontade de mata todas essas pessoas preconceituosas
Luciano14/04/2011 3:14
Luciano14/04/2011 3:14
Se algum dia eu precisar de sangue, vou exigir que seja de alguém da minha família e, mesmo assim, depois de um teste. Só o fato de sabermos que eles aceitam sangue de héteros dessa forma já é um alerta de perigo, afinal, estamos vulneráveis a receber sangue de heterossexuais infectados.
Dihli14/04/2011 0:11
Dihli14/04/2011 0:11
enqnto isso mais pessoas morrem pq n tem sangue suficiente!!! é um absurdo msmo, q mundo hipocrita
Paulo13/04/2011 23:16
Paulo13/04/2011 23:16
Gente que acha que mulher heterossexual não faz sexo anal, né. Piada.
Luiz13/04/2011 23:13
Luiz13/04/2011 23:13
Que preconceito! Que coisa ridícula! Meu Deus do céu! Sem comentários...
ao wagner, o segundo, 13/04/2011 22:11
ao wagner, o segundo, 13/04/2011 22:11
vc ainda está nos anos 60??? 50??? 40??? 30??? incidência de sexo casual entre homens é maior que entre mulheres??? falta informação ao sr... magdo!!!
nunca li, ou vi, argumentos tão toscos, além de preconceituosos e ignorantes... (ocorrência de sexo causal entre homens é maior que entre mulheres??? hello houston...) em toda minha vida aqui no mundo mais... mas vamos ao que viemos!!! fui doar sangue uma vez, na santa casa de são paulo. fui tentar, na verdade. achei constrangedor, não aquele questionário que tem que ser preenchido... mas a ignorância da entrevistadora. disse da minha preferência sexual (masculina) e que tinha vida sexual ativa. foi o que bastou pra não ser aceito. será que aquela entrevistadora foi orientada a considerar o uso de preservativo por parte de quem está sendo entrevistado??? questionei a ela se eu fosse um "machão" heterossexual, que trepasse com muitas mulheres, usando preservativo também seria rejeitado pela "seleção"... ela não teve muitos argumentos não... aliás nenhum. a partir de então não doo sangue.
Patrício Marista13/04/2011 20:58
Patrício Marista13/04/2011 20:58
Sou homossexual assumido, mas na hora de preencher aquele maldito formulário perguntando se o sou, minto, e mentirei sempre. Nego, como Pedro o fez três vezes, nos relatos bíblicos, que não conhecia Jesus, porque meu sangue é saudável e pode ajudar a salvar vidas. Por que vou me negar a ajudar seres humanos, necessitados desse precioso líquido, por uma perguntinha canalha, safada, podre, elaborada, sen dúvida, por gente preconceituosa e obtusa ? Minto, sim, e vou continuar agredindo a verdade para salvar vidas e amenizar o sofrimento dos outros. E não tenho vergonha alguma de confessar isso.
ELDERSON GOMES DA CUNHA13/04/2011 20:41
ELDERSON GOMES DA CUNHA13/04/2011 20:41
me pergunto se um hetero que tenha inúmeras amantes, que só faça sexo SEM preservativo tb tem algum tipo de restrição. isso não tem o menor cabimento!!!!!
A falha não está no sangue contaminado, mas na incapacidade da ciência e tecnologia atual em trabalhar esse material coletado de modo clínico tal que tire dele qualquer contaminação, aproveitando o em sua integral e totalidade.Tornando 0 imune e altamente qualificado. Se a água está podre e contaminada vai se ficar com sede ou trata-lá para torná-la própria para ser consumida pelos humanos? E um processo de cybernética também propugna a dispensa do sangue. Isto parece igualmente interessante.Em menos de 100 anos o sangue pode nem ser mais o condutor dos mensageiros para o organismo.Muita coisa pode mudar. em 100, 200, 500 e mil anos. Quem vai importar-se com os soros, hemacias e afins? Take Easy!!!...
Thiago/RJ13/04/2011 19:39
Thiago/RJ13/04/2011 19:39
Torço para que eu nunca precise de sangue doado, pois os testes dão muitos falso-negativos. Conheço gente que pegou SIDA através de transfusão sanguínea...
Pedro Safado13/04/2011 18:56
Pedro Safado13/04/2011 18:56
Acredito que o teste deveria ser para todos e com isso a doação tb. Segundo eles então os heteros só fazerm sexo seguro. E os heteros que não assumem a condição de BI. Pode doar? estranho isso.. agora quem fica 1 ano sem sexo?
gaúcho13/04/2011 18:03
gaúcho13/04/2011 18:03
Isso siqnifica q os homocentros quando analisão os testes nos sangues não são 100% confiáveis, porq se fosse, coletariam,sangues de todos os seres humanos, e apartir dai sim, iriam ser realizados os testes.... Em fim , um ato totamente descriminante, !! lamentavel!!
Flávio Ernani13/04/2011 17:17
Flávio Ernani13/04/2011 17:17
Tá bom, vou muito ficar sem fazer sexo durante 1 ano! hahahaha... Muito ridículo, uma vez que se a pessoa não se declarar homossexual a doação será feita "normalmente". Sabe-se também que no Brasil não há um cultura muito forte do uso de camisinhas, tanto em relações heterossexuais quanto em homossexuais ou seja, ambos fazem parte de um grupo de risco acrescido. Outra coisa, é feita uma batelada de exames no sangue do doador, servem para quê então se não para diagnosticar que o indíviduo contraiu algum tipo de vírus/virose?! Esse tipo de norma serve tão somente para diminuir o número de doadores. Ou alguém acha que um gay vai deixar de ter relação por um ano só para doar sangue?! Não mesmo! Eu pelo menos não!
Douglas13/04/2011 16:44
Douglas13/04/2011 16:44
Nossa cara, que horror isso, como se fossemos algum tipo de bixo,ou monstros. LAMENTÁVEL.
Paulinho BSB13/04/2011 15:51
Paulinho BSB13/04/2011 15:51
Entendo o que o Wagner disse e concordo. O que eu questiono é: se os exames detectam com segurança o vírus 3 meses após o contágio, porque tudo isto? Ainda mais se o cara diz que não faz sexo sem proteção. Em caso de relações heterossexuais, não importa quem o doador pegou e como foi o ato, que passado o tempo de janela ( acho que é assim que se fala ) ele pode doar. Mas acho que as autoridades sanitárias devem mesmo tomar todo e qualquer cuidado pra evitar um contágio. Gente, o que o Wagner disse é verdade. É o que a ciência constatou. Bjs!
Paulinho BSB13/04/2011 15:42
Paulinho BSB13/04/2011 15:42
Realmente um absurdo. Será que isto é verdade? Uma vez me disseram no hemocentro, que o período de abstinência no Brasil é de cinco anos. Não menti, por isto, não doei. Se eu quiser fazer exames, vou ao posto de saúde e faço gratuitamente. Não preciso de artifícios. Não minto, mesmo. Como vou ficar tanto tempo abstinente, se estou em tempos de tesão e feromônios exalando pelos poros? RERERE. Como disse um bispo à favor da inclusão lgbt, no site Portugal Gay, a homossexualidade tem que ser vista como natural e suas práticas também. Disse ele: De certo não há homossexuais teóricos, pois não?
wagner13/04/2011 15:35
wagner13/04/2011 15:35
Gente,vamos parar de hipocrisia? Sabemos que a relação sexual gay (no quisito sexo anal) gera 30 vezes mais risco de contaminação por DST do que o sexo hetero (vaginal)e que por sermos homens e sermos mais propicios a atendender nossos instintos , estamos mais sujeitos também. O que quero dizer é que quando uma relação sexual depende de também de uma mulher - que esta muito ligada ainda aos padrões socio-culturais de preservação - e um homem, a ocorrencia de sexo casual é bem menos provável do que entre dois homens que não seguem nenhum padrão de comportamento nesse sentido.
Roff13/04/2011 14:46
Roff13/04/2011 14:46
C H O Q U E I, tô pasmo com essa notícia. e olha que é um país de primeiro mundo, heim? é por isso que eu não faço doação. vai fazer campanha de doação para o capeta, que ele sim deve ter sangue limpo. tô com raiva, ódio, fúria... ahhhhhhhhhhhh!
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
01/08/2014 NOTíCIAS » Juíza usa lei Maria da Penha para proteger homem homossexual.
01/08/2014 NOTíCIAS » Cristiano Ronaldo é o homem mais em forma do mundo, segundo revista. Vem ver!
31/07/2014 NOTíCIAS » Empresa aluga servos masculinos para gays e mulheres, nos EUA. Vem ver!
31/07/2014 NOTíCIAS » Estados Unidos têm seu 20º Estado onde o casamento gay é legalizado.
30/07/2014 NOTíCIAS » Casais gays podem registrar filhos sem precisar de decisão judicial em Mato Grosso.
30/07/2014 TURISMO » Restaurante sul-coreano possui louca comida e muito mais em formato de genitália.
29/07/2014 NOTíCIAS » Procurador-geral da República é a favor da criminalização da homofobia.
29/07/2014 TEATRO » Peça narra a paixão ardente e destrutiva entre um homem feito e um menino.
Twitter
Facebook
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.