Quarta-feira, 11 de Maio de 2011
Kit anti-homofobia
Material contra preconceito vai chegar a 6.000 escolas públicas no 2º semestre deste ano.
por Redação MundoMais

O governo federal planeja distribuir, já no segundo semestre, o kit escolar para combater a violência contra gays. Chamado de Escola sem Homofobia, o kit será enviado para 6.000 escolas públicas do país.

Dirigido a professores e alunos do ensino médio, em geral com 14 a 18 anos, o material contém vídeos polêmicos, que tratam de transsexualidade, bissexualidade e de namoro gay e lésbico.

O objetivo do kit é ensinar os estudantes a aceitarem as diferenças e evitar agressões e perseguições a colegas que assumem a homossexualidade.

O assunto virou foco de polêmica no Congresso Nacional, depois que deputados contrários ao material o apelidaram de “kit gay”, argumentando que ele estimularia a prática homossexual entre os adolescentes

Em um dos vídeos do kit, o estudante José Ricardo vai a escola com roupas e cabelo femininos. Ele é apresentado como jovem travesti conhecido como Bianca, e os professores o chamam pelo nome feminino. A escolha do banheiro masculino é um dilema na vida do rapaz. Além do filme "Encontrando Bianca", o kit aborda o universo homossexual de duas estudantes. O secretário da Secad, André Lázaro, afirmou que o grupo de trabalho da produção teve dificuldades para cortar cenas em que duas garotas simulavam namoro. ´iscutimos três meses um beijo lésbico na boca, até onde entrava a língua. Cortamos o beijo, disse o secretário. O material foi produzido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em parceria com a ONG Comunicação em Sexualidade.

Confira o trecho da declaração de André Lázaro, e do vídeo Encontrando Bianca:

Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (24)
Paulinho BSB16/05/2011 15:35
Paulinho BSB16/05/2011 15:35
Pessoal, entendo o raciocínio de vocês, quanto a necessidade do aprofundamento na questão e mostrar tipos homoafetivos pouco óbvios, mas, também acho menos produtivo e que é querer demais, em tão pouco tempo. Penso que o melhor é ir direto e bem profundo. E isto, ao meu ver, será feito de maneira mais eficiente, se mostrarem, de cara, os mais discriminados. Desta forma beneficiará à toda a diversidade do meio gay. Os másculos causam menos estranheza, inclusive por serem maioria. Concentrar a campanha neste segmento será menos eficaz, se levarmos em conta o sentido de minoria. No que se refere ao preconceito, os efeminados são a minoria da minoria.
espanhol16/05/2011 12:23
espanhol16/05/2011 12:23
EUGOSTEI DA IDEIA, FOI O 1º PASO NAO DEVERIAMOS CRITICAR ESTA AÇAO DO MEC , NAO ACHO QUE SEJA MUITO PARA A SOCIEDADE ENDENDER O MUNDO GAY BIANCA É UM CASO , ELA É TRVESTI MAS TAMBEM PASSOU A FASE DE GAY COMO NOS.
Tok15/05/2011 19:19
Tok15/05/2011 19:19
Concordo com a Alex, temos sim que trabalhar nas escolas contra a homofobia e outras vertentes discriminatórias, só que no caso homossexual é preciso aprofundar mais na questão para lançar algo mais verossímel que essas cartilhas. Muita gente quer defender a homossexualidade numa visão de fora pra dentro e acabam tendo postura incompleta em relação ao próprio "ser" homossexual, pois enxergam a homossexualidade mais dentro de uma associação restrita com o feminino, e não é bem assim. Tem muitos gays associados com o jeito feminino de ser? Claro que tem e devem ser respeitados sim, mas, por outro lado, tem muitos(muitos mesmo, talvez até a grande maioria) que são gays, mas totalmente masculinos. Eu não acho que necessariamente o homossexual tem de ser identificado com o jeito feminino de ser. São dois setores bem distintos. Portanto, acredito que seja meio desconcertante pra quem é como eu, ver trabalhos de conscientização girar somente em torno de esteriótipos. Mostre também o outro lado pra sociedade; para as crianças nas escolas etc. Tem homens machos que são gays e mulheres bem femininas que são lésbicas. Mas...no entanto...já é alguma coisa..."antes pingar do que faltar", não é mesmo?
Miguel15/05/2011 1:31
Miguel15/05/2011 1:31
Como já tinha dito e foi reforçado por Alex, dependo de como for esse material isso pode ser um "tiro no próprio pé", aumentar o índice de bullying homofóbico. E como o rapaz abaixo comentou, deveriam colocar um material mais convincente, com uma boa argumentação, mais fácil de ser digerido. Seria ótimo o uso de dados estatísticos como "A homossexualidade é encontrada em mais de 300 espécies, mas a homofobia apenas em 1". Para mim, a ideia que eles deviam se preocupar de início não deveria ser qual banheiro um travesti ou transexual deve utilizar (até que a ideia pode vir em conjunto deste material ou em um próximo) é DEIXAR CLARO que a pluralidade sexual NÃO É opção, safadeza, falta de Deus, ou encosto demoníaco, e sim variantes sexuais presentes na natureza independente dos seres humanos, de fatores genéticos ou sócio-ambientais.
ridiculo video14/05/2011 8:12
ridiculo video14/05/2011 8:12
tantos exemplos mais leves enfiar uma travesti na cabeça desses caras???? isso é demais pra burrice deles
lucas14/05/2011 0:08
lucas14/05/2011 0:08
Acho que o MEC, deveria suspender a disdribuição desse material nas escolas e pensar um pouco mais sobre a forma de combater a homofobia, talves não precisa ser feita necessariamente na escola, por outros meios, atraves de campanha nacional, atraves da midia, assim como fazem campanha contra cigarro, bebida, AIDS , transito, drogas etc., mas se é pra ser feita nas escolas, um vídeo de dois garotos se beijando não tem nada a ver e aquele video do cara que quer ser chamado de bianca, ta totalmente por fora, rídiculo. Até dou uma sugestão, procure queles estudades de portugal que elaboraram o guia da diversidade. direcionado para educadores saberem lidar com a situação nas escolas, aquilo sim é uma coisa bem pensada.
Leandro13/05/2011 20:49
Leandro13/05/2011 20:49
Se os pais não têm competência para ensinar os valores positivos aos filhos (respeito, consideração, cumplicidade, ...) acredito que instrumentos externos são necessários. Há muitos livros infantis que contribuem para trabalhar em sala de aula diferentes situações do cotidiano. Como exemplo cito: O Patinho Feio. Um pato que era discriminado por ser diferente dos demais, no final da história ele se torna um lindo cisne. Por ele ser cisne deveria ser exterminado do planeta? Claro que não! Felizmente somos diferentes, em "n" aspectos, e é isso que nos permite crescer, seja intelectualmente, emocionalmente, ... Se há livros infantis com a finalidade de estimular a aceitação/respeito às diferenças, não vejo mal nenhum em lançar o kit anti-homofobia. Temos que dar um basta no preconceito, na discriminação!
Alex13/05/2011 17:41
Alex13/05/2011 17:41
Complicado abordar este tema de maneira tão genérica. Como já foi dito nos posts abaixo, o mundo Gay possui várias vertentes. Travestis, transex, bears, fashionistas, etc. Não se pode falar apenas dos gays afeminados, e digo isso no bom sentido, e quanto aos outros tantos homens másculos que são gays? Mulheres super femininas que também são gays? Todos sofrem preconceito, de uma forma ou de outra. Sou a favor do "kit" nas escolas, contanto que a sexualidade seja tratada de forma normal e individual. Ex: Não deixo de ser menos homem se o meu amigo for a "bianca", ou gostar de meninos, enfim. Assunto muito complexo e deve ser tratado com extrema atenção pois poderá se voltar e criar um "mega bulling" nas instituições de educação.
Miguel12/05/2011 15:12
Miguel12/05/2011 15:12
Continuando: é como a parada gay. A ideia é uma boa, mas mal aproveitada: enquanto só mostrarem (isso em relação à parada, não ao vídeo) esse esteriótipo do mundo gay, do mundo "fechoso", muitos vão pensar que todo LGBT tem que ser assim, e isso não é verdade. Enquanto só mostrarem homens saradões ou travestis rebolando até o chão, fazendo biquinhos e danças extremamente eróticas, utilizando roupas extremamente provocantes, ficadas que parecem mais tentativas de sexo ao ar livre, pessoas desbocadas, enfim mostrar um lado meio que promíscuo (não me referindo ao lado "fechoso" que falei no início), desbocado, vulgar, "pecador", como vocês querem que heteros e/ou religiosos encarem isso numa boa? Como querem que eles enxerguem a situação como normalidade da natureza humana, aliás divina? Vocês acham que eles querem ver seus filhos expostos a um mundo desses? É vendo essas paradas que muitos criam aversões! Passem a generalizar por um ocorrido. É esse meu receio, de que seja um tiro no próprio pé como já vem sendo.
Miguel12/05/2011 15:00
Miguel12/05/2011 15:00
Como Wendell falou é um absurdo ter de ensinar a conviver com o alguém do meio LGBT, parece até que somos algum ser extraterrestre. Entretanto, como Douglas disse, se não fizermos nada para tentar mudar esse quadro, para onde essa situação caminhará? Apesar de a ideia do vídeo ser boa, acredito que vai surtir efeito contrário. Primeiramente, o vídeo será passado para alunos de 14 a 18 anos e a linguagem e entonação são utilizadas como se o público alvo fosse infantil. Tenho 18 anos, e acredito que outros jovens como eu se sentiriam ofendidos com essa forma de tratamento, parece até aquelas propagandas forçadas. Além disso, alguém já imaginou a reação dos jovens ao assistirem a isso? Já conversei com muitos e o que mais escuto é: "Perder meu tempo pra ser adestrado pelo governo? Tô fora!"; "Só bichinhas assistiriam a isso, não vou nem na aula!"; "Isso é coisa do inimigo pra te convencer que imoralidade sexual não é pecado. Querem fazer um mundo gay, um exército de pecadores. Acreditar nisso é deixar ser ludibriado pelo inimigo."; "Se você assistir e mudar de opinião é porque não tem opinião própria, personalidade."; "Ah, quem já viu homem defender viado? Se eu defender um, vão me chamar de viado também, tenho que fazer é o contrário!"; "Se tu assistiu e acreditou nessa merda ou tu é um otário ou é um baytola esperando se dar bem com isso!". Gente, quanto mais eu perguntava (não sou assumido, então eles falavam como se eu fosse hetero), mais respostas absurdas ouvia -- claro que tem pessoas esclarecidas e maduras por aí, mesmo para essa idade. Tenho muito receio de que isso acabe se tornando um tiro no próprio pé.
Duwa Tavares12/05/2011 8:35
Duwa Tavares12/05/2011 8:35
Mais um avanço no caminho da consrução da cidadania ,como processo de erradicação da homofobia na escola.
AM12/05/2011 1:13
AM12/05/2011 1:13
Achei a iniciativa muito proveitosa.. Parabéns.....
.12/05/2011 0:30
.12/05/2011 0:30
Ser GAY é normal. Só os GAYS não entendem isso. Tem uma pessoa aqui que comparou GAY com DEFICIENTE e NEGRO.
Gustavo - RJ11/05/2011 22:29
Gustavo - RJ11/05/2011 22:29
PARABÉNS!!! ESTAMOS MAIS UM PASSO CONTRA A HOMOFÓBIA, ALIAS! JÁ É O PRIMEIRO PASSO DE ORIENTAR E EDUCAR ESSAS CRIANÇAS NO SENTIDO DE RESPEITAR QUEM É GAY. E ENSINAR AS LEIS CONTRA A HOMOFÓBIA, JAIR BALSONARO TENTA DERRUBAR ESSE KIT-ESCOLA, MAS NÃO ADIANTA, NUNCA VAI CONSEGUIR.
Kaka11/05/2011 21:11
Kaka11/05/2011 21:11
...o discursso inicial mostra pessoas despreparadas p/ discutir este assunto...tudo muito bonitinho na teoria, vamos a prática: será que temos profissionais educadores preparados p/ isto? nem as matérias básicas eles tem didática para fazer, que é ensinar Português, Matemática, Ciências etc...se o governo não prepara nossos educadores pra ensinar matérias básicas, imagina passar ao nossos adolescentes esta questão...pensamos nisto!..as vezes aquilo que pensamos ser uma conquista não é...beijos a todos...
Lindo11/05/2011 20:26
Lindo11/05/2011 20:26
Ai que fofo
Jose - Recife11/05/2011 20:25
Jose - Recife11/05/2011 20:25
Excelente iniciativa. A Educação muda cultura, muda preconceito. Compreender o ser humano é muito mais do que pensamos. Estude o que é a Transexualidade. Precisamos aprovar a PL 122/06. Fale com o Senador do seu Estado. senado.gov.br/senadores/
Beto Palmeira11/05/2011 19:55
Beto Palmeira11/05/2011 19:55
Qual é o papel da escola ? Educar. E educar é também estimular crianças e adolescentes a conviverem com as diferenças, todas elas, preparando os jovens a serem cidadãos de bem, democratas, justos, honestos, flexíveis quanto aos comportamentos e perfis alheios. Educar é orientar para a prática do respeito, do afeto, da solidariedade, da fraternidade e da dignidade. Imagina se as escolas investissem nesses valores e os professores incentivassem seus alunos a que buscassem conviver com todos dentro de principios e valores bem humanos. Que sociedade teríamos no futuro... Invejável, fascinante, onde qualquer pessoa gostaria de viver. Por uma educação humanizadora, SEMPRE.
Douglas11/05/2011 17:53
Douglas11/05/2011 17:53
Wendell tem seu lado de verdade, mas o que fazer em uma sociedade que claramente não nos aceita? vamos ficar parados deixando nossas vidas passar sem fazer nada pra tentar mudar, não sei vcs, mas eu pretendo ter 4 filhos, e se algum deles for gay eu gostaria de contribuir pra que ele tenha um mundo melhor que o meu, melhor do que me esconder e permitir que deputados como bolsonaro aprovem leis que criminalizem ser homossexual... algo tem que ser feito, lógico, colocar um video com apenas transsvestidos é tenso, eles tem que ir aos poucos, tem que ensinar que aquele chefe gigante de forte pode gostar de homens numa boa, eles não mostram os homossexuais normais, só os caricatos, eles precisam ser aceitos também, mas tem que saber semear isso, todo mundo que eu conheço (igreja, trampo, curso) todo mundo me aceita de boa, pq tenho orgulho e sou normal, até tenho amigos neonacistas, assembleanos, e eles me aceitam numa boua...
Wendell 16 anos 11/05/2011 17:32
Wendell 16 anos 11/05/2011 17:32
Gente um absurdo, sério . Eu nao concordo mesmo com isso. Querem ensinar as pessoas a conviverem com o homossexual, homossexual é bicho ? coisa de outro mundo ? Não é necessário aprender a conviver com seu semlhante
Gustavo11/05/2011 13:22
Gustavo11/05/2011 13:22
Gostei, um video mto bem produzido ... as palavras na medida certa, nada de escandalos ... tudo direitinho, gostei! vai ajudar as pessoas a enxergar o outro lado da coisa!
João Paulo11/05/2011 13:07
João Paulo11/05/2011 13:07
Não sei se esse ato do governo vai ajudar muito, talvez aconteça o contrario em vez de ajudar acabe satirizando a coisa. O papel da escola ao meu ver é promover nas crianças o respeito ao aproximo sendo ele gay,negro,deficiente..... Cada pessoa tem o direito a ter sua opinião, porem ele tem por obrigação de respeitar a opinião do próximo e é isso que a escola deve promover nos jovens.
.11/05/2011 12:58
.11/05/2011 12:58
RÍDICULO ESSE CARA QUE SE VESTE DE MULHER.
ubiratã11/05/2011 11:28
ubiratã11/05/2011 11:28
adorei essa ideia.. bem q tinha q ter isso muito ates....
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
17/10/2014 NOTíCIAS » Otaviano Costa ganha selinho de Rodrigo Hilbert em Amor & Sexo.
17/10/2014 NOTíCIAS » Delicie-se com os strippers virtuais do Câmera Privê: prazer sem limites pra você!
16/10/2014 NOTíCIAS » Venha curtir peças fresquinhas da W FOR UP, que vão te acompanhar neste verão!
15/10/2014 NOTíCIAS » Casal de pastores comemora dupla paternidade em certidão de nascimento do filho.
15/10/2014 NOTíCIAS » Igreja Católica discute mudar maneira de lidar com homossexuais.
14/10/2014 NOTíCIAS » Igreja Ortodoxa divulga calendário 2015 contra a homofobia.Vem ver!
14/10/2014 NOTíCIAS » Ruivão lindo, Kevin Long é a aposta mais quente da indústria pornô gay.
13/10/2014 LIFESTYLE » A primavera pede charme, frescor e sofisticação para os pés. Calce esta ideia!
Pedro
Twitter
Facebook
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.