Quarta-feira, 18 de Maio de 2011
Rio de Janeiro
Policiais sem farda
Regras da PM proíbem participação de militares fardados em eventos como a Parada Gay.
por Redação MundoMais

Cabral durante a inauguração da UPP.Cabral durante a inauguração da UPP.

RIO - Um dia depois de o governador Sérgio Cabral ter autorizado a participação de policiais militares e bombeiros na Parada Gay - fardados e em viaturas da corporação - (reveja matéria aqui) o comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, disse que o regulamento não autoriza que o efetivo de folga participe de qualquer evento de lazer vestindo a farda ou portando qualquer equipamento da corporação. O coronel esclareceu, no entanto, que não fará oposição à orientação sexual de seus subalternos.

Conforme o regulamento, não é permitido que um membro da corporação participe, em sua folga, de qualquer evento civil fardado. Caso o policial seja escalado, irá fazer seu trabalho da melhor forma, seja na Parada Gay ou em outro evento. Há uma democracia e não se levantam questões sobre a orientação sexual de cada um dos policiais, seja homem ou mulher, disse o comandante da PM.

Ao saber que as normas da PM contrariavam suas declarações da véspera, o governador disse que dera um exemplo, não uma ordem.

Não é uma determinação ou um decreto do governador. É o exercício da cidadania. Se não permitem, então não vão, se essa é a regra atual. Não é uma discussão para ser levada dessa maneira - disse Cabral durante a inauguração da UPP do Morro de São Carlos .

Ainda falando sobre a participação de militares homossexuais na Parada Gay, o governador acrescentou que não vê problemas em um militar fardado, em horário de folga, participar do evento. Ele afirmou que já presenciou esse tipo de situação em outros países.

Será que a polícia de Nova York é menos polícia porque tem alguns membros homossexuais e que aderem à passeata? No mundo civilizado, você vê representantes de corporações militares e civis, representantes de bairros. É igual a um desfile, vai em alas, você vê lá o militar participando da parada de uniforme. E o automóvel que ele trabalha representando ali a comunidade dele - disse Cabral.

Para o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a liberdade de escolha sexual de cada um deve ser respeitada. O secretário acrescentou que o uso da farda e de equipamentos militares, no entanto, devem respeitar as normas de cada corporação

Essas liberdades de escolhas têm que ser respeitadas, mas a utilização de fardas e equipamentos públicos tem que ter uma norma. Creio que as instituições têm uma lei que fale sobre essas coisas.

A declaração do governador, no entanto, criou uma saia justa em toda a PM. No meio militar, a posição de Cabral não foi vista com bons olhos. Sem querer se identificar, tanto praças como oficiais disseram que na corporação não cabe tal atitude. Alguns militares negaram ser homofóbicos, mas disseram não concordar que um policial vá para um evento gay fardado. Outros diziam que seriam um achincalhe à polícia a presença e o uso de carros oficiais onde policiais estivessem de folga num desfile de simpatia à causa homossexual. Um dos comandantes militares chegou a dizer que em sua unidade não havia homossexuais. Outro afirmou que não iria nem deixaria um comandado comparecer ao evento.

Homem meu não vai - disse um oficial, sem se identificar.

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM, Vanderlei Ribeiro, disse já ter chamado o advogado da entidade para uma eventual ação judicial contra o governador.

É uma total incoerência. Enquanto o governador autoriza o desfile na Parada Gay por militares fardados, ele pune bombeiros por fazerem manifestação para deixarem de viver na miséria. Ele age diferente para causas semelhantes. Um grupo busca reconhecimento. O outro quer trabalhar em melhores condições. O governador não tem autoridade para determinar uma coisa dessa - criticou Ribeiro.

Já o presidente do Grupo Arco-Íris, Júlio Moreira, disse considerar a atitude do governador "corajosa e supervanguardista ao vislumbrar uma manifestação aqui no Rio como as que acontecem em Nova York ou Paris".

É importante que se discuta sexualidade dentro dos quartéis pelo serviço que prestam à sociedade. Os carros da segurança pública já participam do evento no sentido de salvaguardar a integridade dos manifestantes. A polêmica está em torno dos veículos, e não é por aí - disse. - O desfile militar de Sete de Setembro é uma manifestação de cidadania tanto como a Parada do Orgulho Gay. A homofobia atinge a todos nós. Crianças nas escolas, por exemplo, que não gostam de jogar bola são chamadas de bichinhas.

O primeiro-sargento João Tito de Moraes, tesoureiro do Clube de Subtenentes e Sargentos do Corpo de Bombeiros, disse achar um absurdo o anúncio do governador:

Parece até papo de moleque. Temos até vergonha de comentar este assunto.

Nesta quarta-feira, às 11h, o prefeito Eduardo Paes e o coordenador Especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, lançam um conjunto de oito ações e baixam dois decretos contra o preconceito no município em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado na terça-feira em todo o mundo. A formação de uma frente de trabalho para coibir a prática de bullying por homofobia nas escolas, abrigos, hospitais e outros estabelecimentos de serviços da prefeitura está entre os projetos a serem lançados. Também serão oferecidos cursos de capacitação em estabelecimentos comerciais para orientar os funcionários sobre os direitos dos homossexuais, e estes lugares receberão o selo "Rio Sem Preconceito".

O prefeito também assinará decreto garantindo a travestis e transexuais o uso de seus nomes sociais para utilizar serviços em órgãos municipais, como as unidades de saúde e de educação.

O presidente da Associação dos Ativos, Inativos e Pensionistas das Polícias e Bombeiros, Miguel Cordeiro, disse que vai entrar na Justiça, contestando a decisão do governador Sérgio Cabral, que autorizou, inclusive, o uso de viaturas de suas corporações na próxima Parada Gay , em outubro. Segundo Cordeiro, não se trata de preconceito; apenas, segundo ele, de uma "questão de segurança" .

Fonte: G1

Facebook do MundoMais
Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (19)
wellington22/05/2011 19:41
wellington22/05/2011 19:41
O Brasil ficara longe de chegar ao 1º Mundo, pois la, o Governo participa ativamente da Parada Gay temos como exemplos Toronto/CA, EUA, mas como falei 1º MUNDO.... Infelizmente estamos no Brasil onde o governo nao ver os gays como pagadores de impostos e como pagamos..... 3º MUNDO VIVA O BRAZIL....
EU ACHO Q TEM BOFE DE ALGUEM NO MEIO DISTO !!! SEI NAO MAS TO MEIO DESCONFIADO DESTA COMANDANTE
MARcel19/05/2011 23:29
MARcel19/05/2011 23:29
O governador entende muito mais de parada do que nós, segundo ele lá nos EUA e Europa, as paradas são organizadas semelhante a parada de 7 de setembro, por blocos e as pessoas que participam, são pessoas assumidas que estão presente em todos seguimentos públicos e privado, trabalhando a serviço de toda sociedade. Então isso que acontece aqui no Brasil, não pode ser chamado de parada, porque as pessoas que vão só querem mesmo é se divertir e a maioria so se assume ali no meio daquela multidão porque sabe que deificilmente alguém do seu trabalho, ou da familia, escola etc, vão vê-lo ali, ja que esta muito bem escondido no meio milhares de pessoas tanto é que muitos correm quando vêem uma camera de TV .Penso que a atitude do governador foi das mais acertadas, o que está errado é a forma como os lideres desse movimento organizam as passeatas pelo Brasil afora, então é claro que um policial fardado no meio dessa multidão não vai nem aparecer , até porque o público simpatisante nem aparece para ver a passeata passar, isto porque ,porque não tem nada para acresentar, então ninguem vai ficar sabendo que o gay não é so cabeleireiro, costureiro, cozinheiro etc, ele também é policial, juiz, procurador, médico, professor etc.Peço aos organizadores, que modifiquem esse evento , façam um verdadeiro desfiles e que a maioria fiquem apenas nos passeios assistindo, porque isso sim é um trabalho conciente pra fazer com que a sociedade nos percebam como um verdadeiro cidadão que participa ativamente no cotidiano de toda comunidade.Então o comandante não entendeu o significado disso e muitos gay também não entendeu a importancia da participação de um policial e um bombeiro fardado na parada, no mínimo esse gay também tem homofobia interiorizada.
gauxo19/05/2011 14:59
gauxo19/05/2011 14:59
eu axo que ele quis dizer: O meu homem não vai!! kkkkk ciumentaa pq n vai junto?
Estevao/PE19/05/2011 11:32
Estevao/PE19/05/2011 11:32
"Um dos comandantes militares chegou a dizer que em sua unidade não havia homossexuais" Papai Noel e Coelhinho da Páscoa também existem kkkkkkkkkk!!
Estevao/PE19/05/2011 11:31
Estevao/PE19/05/2011 11:31
"Homem meu não vai - disse um oficial, sem se identificar" Uuuuuui!!! A bichona fardada ficou com ciúmes.... E é enrustida, não quis se identificar.
Alejandro19/05/2011 11:27
Alejandro19/05/2011 11:27
NA MINHA OPINIAO SERIA UM ABSURDO POLICIAL DE FOLGA USAR A FARDA PRA IR A QUALQUER TIPO DE EVENTO... UNIFORME DE TRABALHO E PRA USAR NO TRABALHO ORA BOLAS. QUER IR A PARADA ? CLARO QUE PODE IR, MAS SE NAO TA DE SERVICO NAO FAZ SENTIDO E NEM PODE USAR A FARDA. SIMPLES
Gustavo - RJ19/05/2011 3:08
Gustavo - RJ19/05/2011 3:08
ESSE COMANDANTE DA POLICIA MILITAR PENSA QUE SÓ PORQUE A POLICIA OU QUALQUER MEMBRO DE QUALQUER CORPORAÇÃO MILITAR AO REPRESENTAR A MARCHA, DEIXARÁ A IMAGEM DOS MILITARES MENOS HETEROS? QUE VERGONHA COMANDANTE, O SENHOR NÃO SABE O QUE FALA E NO QUE FAZ. MAS JÁ QUE É ASSIM, SE A POLICIA QUIZER FICAR FORA, QUE FIQUE. MAS NÃO ATRAPALHE A NOSSA MARCHA, A HOMOFÓBIA E TOTALEMNTE ENRUSTIDA EM PLENO OLHAR DA GENTE, INFELIZMENTE.
Lukas18/05/2011 22:55
Lukas18/05/2011 22:55
Quando saiu essa noticias, todos adoraram, alguns até disseram que queria agarrar um policial fardado, eu fiquei logo espantado com essa atitude do Governador, mas agora com a repercução que teve dentro da PM, deu pra entender a visão do Governador sobre a nossa emancipação ,digamos assim,ele como hetero esta com uma visao muito mais avançada do que a nossa.Pena que os militares não entenderam o espirito da coisa.É obvio que se os gay e os simpatisantes militares participarem da parada, estaram declarando total apoio a nossa causa e contrariando até mesmo o proprio Exercito que não aceita GAY declarado na instituição.Sendo assim o Brasil inteiro vai entender e vai querer nos abraçarem e seria um golpe no machismo e aqueles que são homofobicos iriam ficar so no ha é???
LENDON18/05/2011 21:17
LENDON18/05/2011 21:17
AGORA TUDO É PRECONCEITO, TUDO É HOMOFOBIA. NÃO É POR AÍ PESSOAL.........
Paulo18/05/2011 20:51
Paulo18/05/2011 20:51
Pelo fim de militares uniformizados na Parada de 7 de Setembro. Uniforme é para ser utilizado em serviço!
Galdin18/05/2011 20:18
Galdin18/05/2011 20:18
Acredito que não deveríamos pensar de forma prepotente que possuímos uma "imunidade" no poder judiciário. Não somente as Forças auxiliares (policiais e bombeiros), mas os militares não podem fazer uso de fardas em eventos particulares. Mas no caso do Governador que é o Chefe do executivo em âmbito estadual, determinar que uma viatura vá para o evento como forma de demonstrar o apoio do governo do estado, isso seria uma escalação, serviço, e não folga. Nessa condição há a possibilidade de ver viaturas oficiais e policiais fardados na parada. Quanto aos comentários do Beltrame ele quis sair pela tangente, sem se posicionar contra o Governador. Em relação aos comentários do Chefe da Polícia do Estado é perceptível seu descontentamento, mas é claro que ele viu uma saída legal para não apoiar a declaração do governador. Já quanto aos comentários dos policiais, da ativa e reserva, só demonstra o preconceito e ignorância que temos de encarar com a polícia do estado.
STF18/05/2011 19:48
STF18/05/2011 19:48
Depois que as maiores autoridades judiciárias brasileiras, por 10 x 0, deram toda razão aos gays, duvido muito que um juiz queira fazer alguma merda que ofenda os homossexuais.
Netto. Recife-PE18/05/2011 16:28
Netto. Recife-PE18/05/2011 16:28
É UM TANTO ENGRAÇADO, ATÉ SE ENTENDE O FATO DE SER UM CUMPRIMENTO DO NÃO USO DO FARDAMENTO AO NÃO EXERCÍCIO DO OFÍCIO, MAS PENSAMOS BEM; ESSA É UMA VISÃO GLOBAL DAS INSTITUIÇÕES MILITARES DO ESTADO DO RIO.../ NÃO TENHO COMO AFIRMAR, MAS SOBRE UMA HIPOTESE DE GRANDE ACERTO EU CHEGO AO DIZER QUE ESSA POSTURA TOMADA PELOS MILITARES DO RIO NÃO É JUSTA, POIS AQUI NA MINHA CIDADE E ATÉ MESMO A NIVEL NACIONAL JÁ VI VARIOS MILITARES UNIFORMIZADOS EM EVENTOS CIVIS, O MAIS PECULIAR E RIDICULO, LEVANDO A CONSIDERALÇAO DE SUAS PATENTES EM CAUSA PROPRIA ( CAMPANHAS ELEITORAIS)...QUEM NUNCA VIU ISSO !@ ( VOTE NO SAGT. FULANO DE TAL, NO SALDADO QUE PROMETE E FAZ, O QUE HONRA A PATRIA-BRIGADEIRO SEI QUE LÁ DAS QUANTAS !!! ENFIM DEVERIAM PROIBIR ESSAS EXIBIÇÕES TB DESSES MILITARES.PENSEM NISSO.
RICARDO18/05/2011 14:20
RICARDO18/05/2011 14:20
CONCORDO PLENAMENTE, A FARDA É PARA SER USADA DURANTE O EXPEDIENTE DE TRABALHO, FORA ISSO NÃO HA NECESSIDADE DE UTILIZA-LA. JA PARA AS PESSOAS QUE ACHAM A DECISAO DO COMANDANTE UMA TRISTEZA, POR FAVOR PESSOAL...VEJAM O LADO ÉTICO DA COISA E NÃO O EMOCIONAL.
Diego18/05/2011 13:47
Diego18/05/2011 13:47
Gente ! Que coisa heim... Usa farda ou não quem quer...Besteira... Eu sei que Na Policia tem Homossexuais,não sei pra que afirmar que não tem...Assim como existem muitas lésbicas...Conheço várias...O fato é que a PM é sim Homofóbica ....
beto18/05/2011 13:06
beto18/05/2011 13:06
CONCORDO PLENAMENTE COM O COMANDANTE. NÃO ACHO CERTO, QUE O POLICIAL QUE ESTEJA DE FOLGA, VENHA A USAR O FARDAMENTO DA EMPRESA A QUAL ELE PERTENCE.. TENHO UMA EMPRESA, A QUAL TODOS OS MEUS FUNCIONÁRIOS USAM FARDAS, E NÃO ACEITO QUE ELES FIQUEM BEBENDO, OU VA A FESTAS COM FARDAS DA MINHA EMPRESA.
José18/05/2011 11:49
José18/05/2011 11:49
O Comandante está certo, o policial deve usar sua farda em serviço. Quando de folga, não pode se manifestar seja em parada gay, cultos, debates, etc. Ele ali representa a força policial do Estado. Não vejo nenhum preconceito na atitude do Comandante. Nada impede que desfilem ostentando sua posição de policiais, com faixas, de repente. Sou gay e não vejo homofobia nesta decisão.
Caravágio...18/05/2011 11:39
Caravágio...18/05/2011 11:39
Tou fora do Brasil há uns meses... mas fico triste com esse tipo de coisa... o País dá um paço pra frente e dois pra tras... e ainda há quem diga que não existe preconceito...
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
30/07/2014 NOTíCIAS » Casais gays podem registrar filhos sem precisar de decisão judicial em Mato Grosso.
30/07/2014 NOTíCIAS » Restaurante sul-coreano possui louca comida e muito mais em formato de genitália.
29/07/2014 NOTíCIAS » Procurador-geral da República é a favor da criminalização da homofobia.
29/07/2014 TEATRO » Peça narra a paixão ardente e destrutiva entre um homem feito e um menino.
28/07/2014 NOTíCIAS » Ator John Barrowman dá beijo gay em abertura de evento na Escócia.
28/07/2014 NOTíCIAS » Arcebispo fala sobre presença de gays na Igreja e diz que homossexuais podem ser santos.
25/07/2014 NOTíCIAS » Homem de 69 anos diz ter recebido choques para cura gay em SUS britânico.
24/07/2014 NOTíCIAS » Confira fotos incríveis do Brother americano Cody Calafiore. De dar água na boca!
Twitter
Facebook
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.