ASSINE JÁ ENTRAR

Cada um no seu tempo

Deputado Jean Wyllys diz conhecer “colegas no armário”, e afirma que cada um tem seu tempo de abrir a relação ao mundo.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 20 de Maio de 2011

Jean Wyllys: Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.Jean Wyllys: Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.

Na semana marcada pelo Dia Nacional de Combate à Homofobia, parlamentares antigos no Congresso Nacional repetiram a mesma palavra para se referir ao deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ): "surpresa". Novato na Câmara, o professor baiano que se tornou conhecido em 2005 no reality show "Big Brother" já é um dos principais líderes do movimento homossexual no país. Para ele, a causa ganharia força se outros colegas assumissem sua orientação sexual.

Jean diz também que Clodovil Hernandes, morto em 2009 e primeiro deputado abertamente homossexual, tinha "homofobia internalizada", o que muitas vezes o colocava contra as bandeiras do movimento. Mas pondera que não cobrava dele nem de nenhum parlamentar que se transforme em porta-voz dos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), embora torça para que outros colegas revelem sua homossexualidade.

Eu respeito a decisão de cada pessoa. Cada um tem seu próprio tempo. Elas não precisam igualmente implodir o armário e abrir relação ao mundo, podem manter sigilo, disse Jean, eleito com 13 mil votos no Rio de Janeiro. Eu identifico outros homossexuais aqui [no Congresso]. Mas não quero forçosamente denunciá-los nem tirá-los do armário. Pelo contrário, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Não cabe a mim dizer quem é.

Brasília:Marcha contra a homofobia , no último dia 18, reuniu 5000 pessoas.Brasília:Marcha contra a homofobia , no último dia 18, reuniu 5000 pessoas.

O deputado de 37 anos, que iniciou sua trajetória política em grupos de jovens da Igreja Católica em Alagoinhas, no interior da Bahia, diz que "seria o céu de brigadeiro" se outros parlamentares abrissem sua orientação. Assim poderia mostrar que a bandeira do movimento é só uma das que a gente pode defender aqui. Eu, por exemplo, estou na Comissão de Tributação e Finanças. Defendo direitos dos trabalhadores. Todos podem, afirmou.

Marcado pela experiência no programa da TV Globo, Jean se esforça para desviar da associação imediata com o reality show que o enclausurou com outras pessoas por três meses e do qual saiu vencedor. Trago um acúmulo de movimento social para trabalhar na política. Mesmo aqueles que se opõem às minhas bandeiras têm um respeito comigo. Anthony Garotinho (PR-RJ), que é adversário, me chama para conversar, disse.

Se houve baixa expectativa pelo meu mandato não foi por mim. Tem gente que acha que eu nasci em 2005, que abriu um ovo gigante e eu saí. Quando eu apareci para o grande público, já tinha 30 anos, afirmou o deputado, que se diz socialista desde a juventude. Isso não quer dizer franciscano, como se não pudesse usar iPhone. Essa é uma compreensão pobre do socialismo, que é uma questão de justiça social e de defesa das liberdades, avalia.

É exatamente por sua defesa das liberdades individuais que colegas se referem a ele como "o primeiro deputado gay e não-homofóbico" da Câmara. A alfinetada em Clodovil, diz Jean, também vale para muitas outras vítimas de preconceito. Ele não tinha qualquer afinidade com a pauta histórica do movimento homossexual. Muito pelo contrário. Ele tinha homofobia internalizada, ele não tinha orgulho da orientação sexual dele, afirmou.

Eu o conhecia, era uma pessoa muito gentil. Ele me respeitava e me admirava exatamente pelo orgulho e pela maneira de colocar publicamente. Eu o respeitava também, apesar dos pesares. Ele não era uma má pessoa, mas precisava de esclarecimento como tantos homossexuais que têm homofobia internalizada, mulheres que têm machismo internalizado e negros que têm racismo internalizado. O Brasil ainda tem muito a melhorar nisso, disse.

Jean, formado em jornalismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), guarda poucas palavras para seu principal antagonista na Câmara, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ): Ele não está à minha altura, não discute nos mesmos termos. Ele é uma caricatura e eu sou um intelectual, professor universitário, tenho história política e sou um parlamentar sério. O ex-militar se diz homofóbico e defensor da família contra os movimentos gays.

Mesmo em um partido que não lhe deu material de campanha em 2010, ele sugere que pode mirar cargos mais altos no futuro, sem especificar quais. Não vai demorar muito tempo para termos prefeito, governador ou presidente homossexual. Muita coisa já mudou e novas mudanças virão. Quem sabe eu não possa ser o primeiro? Ou uma nova liderança que se identifique?, afirmou.

Ao menos uma vez Jean já surpreendeu seus colegas.

29-07-2011 às 11:03 Dan
@Tópico Ja ia esquecendo... Parabéns Jean pelo seu trabalho !!!
29-07-2011 às 11:02 Dan
Aos religiosos… deus não existe, mas se querem acreditar, vocês tem todo direito, mas não venham querer vomitar seu fanatismo em cima de pessoas que não pensam como vocês. Nem todos acreditam no seu deus, estamos em um estado laico onde temos direito livre de crença, ou falta dela. Então não venham querer que a religião esteja acima do estado porque ela não deve estar nunca. Quando a religião era acima do estado, matava-se em nome da religião e outras coisas horriveis. Se fosse seguir a biblia sangrenta ao que tudo supostamente deus condena, tais atos que seguem abaixo seriam normais…: - Mulheres ainda seriam vendidas como escravas sexuais PORQUE A BIBLIA ENSINA ISSO. - Crianças foram mortas por 2 ursos A MANDO DE DEUS PORQUE A BIBLIA DIZ ISSO. - Mulheres sendo apredejadas até a morte PORQUE A BIBLIA MANDA FAZER ISSO. - Todo filho que desobedecesse o pai, deveria ser levado ao centro da cidade e ser morto PORQUE A BIBLIA MANDA FAZER ISSO. - Mulheres sempre seriam consideradas inferiores aos homens, PORQUE É ISSO QUE A BIBLIA PREGA. - “Feliz do pai que esmagar seu filho contra a pedra” é uma citação de UM SALMO QUE PROVAVELMENTE OS PASTORES/PADRES NÃO LEEM PARA VOCÊS. - Ensinar as filhas a embebedar o pai e fazer sexo com ele PORQUE ESTA NA BIBLIA AS DUAS FILHAS DE LÓ FIZERAM. Existe tantas coisas podres na biblia, que qualquer pessoa de bom senso que desse uma lida completa nela, iria ver que tudo é tão fantasioso, humano, mesquinho e machista, que apenas condiz com os pensamentos de governantes da época e não tem nada de divino. Querem acreditar, OK, é um direito que vocês tem, mas não vomitem esse falso moralismo baseado num livro sangrento como a biblia para ditar as leis de um estado democrático
28-05-2011 às 08:51 Gatinho
Nossa. Porque ele não experimenta contar? Sai fora Jean vc não sabe de nada não, Não ta dando nem conta de nos defender !!!
26-05-2011 às 18:42 Fabrício SP
A cada dia o Jean nos surpreende. Sinto-me muito bem representado por ele lá no congresso e quiçá um dia teremos mais deputados desse porte! Parabéns e obrigado Jean Willians!
25-05-2011 às 00:43 drawot@ig.com.br
sabe de colegas que estão no armário??? lamentável que este tipo de argumento ou colocação seja feita. não é isso que vai levar a algum lugar. soa como intimidação: "Olha, eu sei de vocês..." igualzinho ao que fizeram e ainda fazem com muitos gays por aí. Tá se igualando por baixo.
24-05-2011 às 21:00 antonino
este deputado é muito giro,adorava se namorado dele, quero casar com ele
24-05-2011 às 20:38 Baiano
E como muitos no Rio, da patrulha GLBT, devem se arrepender de não ter votado nele hein???E as familias agora q descobriram de lá pra k q seus filhos são gays???O q será q axam do majestoso Jean Willys e de sua voz esgaçada em "prol das minorias"???Tenho dito:A Verdade não se cala!!!!!
24-05-2011 às 10:52 Pedro
Jean Te Amoooo!!!
23-05-2011 às 14:30 Rafael
Moreno claro 1,79 78 quilo..sarado e bem dotado 21 cm de rola.estou muito afim de conhecer o rio de janeiro..alguem se habilita me da esse presente rs
22-05-2011 às 12:25 Natanael Falácia
Agnaldo Timóteo contra o beijo entre pessoas do mesmo sexo ? Jesus chamou, certa vez, os fariseus de sepulcros caiados. A imagem cabe muito bem nesse artista decadente. Justiça seja feita: dono de uma bela voz.