Segunda-feira, 27 de Junho de 2011
SÃO PAULO
Parada Gay
O evento foi o mais tranquilo dos últimos dez anos, segundo médico responsável pelo ambulatório montado para a comemoração.
por Redação MundoMais

SÃO PAULO - Iniciada com uma grande valsa para celebrar seus 15 anos, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo de 2011 teve como tom a celebração da recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que reconheceu como estável a união de casais do mesmo sexo, e a reivindicação da aprovação do Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia. Segundo a organização da parada, o evento reuniu 4 milhões de pessoas neste domingo (26) entre 12h e 19h. O número, de acordo com os organizadores, foi calculado com base em dados da Polícia Militar. Um número oficial deve ser divulgado ao longo da semana. A PM não confirma a estimativa.

De acordo com a PM, seis ocorrências foram registradas durante o evento (três casos de tráfico de drogas e três casos de furtos e roubos). Em um dos casos, Leandro Marcos, ajudante de cozinha, teve seus óculos, que custam aproximadamente R$ 1.500, furtado por um adolescente de 17 anos que, segundo a polícia, participava de arrastões. O menor chegou a ser agredido antes de ser apreendido.

Mesmo proibidas, garrafas com bebidas alcóolicas foram vendidas na parada. Somente em um dos quatro ambulatórios montados para o evento, foram registrados 120 atendimentos até 19h deste domingo, a maioria jovens embriagados . “Parece cenário de guerra”, disse o médico Drauzio Varella, que visitou o ambulatório no final da parada, ao se referir ao ambulatório.

O médico Sauro Bagnaresi, responsável pelo ambulatório, a “parada deste ano foi a mais tranquila dos últimos dez anos”. Segundo médicos do ambulatório, o único caso grave foi o de um homem de 47 anos que engasgou ao comer uma esfirra e teve se levado para o Hospital das Clínicas com falta de ar.

Tom político

A proposta de criminalizar a homofobia, que tem como principais defensores a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), tramita no Senado, mas enfrenta forte resistência da bancada religiosa do Congresso, tradicionalmente contrária à causa gay.

Nós temos o maior respeito a todas as religiões. Não queremos destruir a família de ninguém. Nós queremos apenas construir a nossa, afirma Tony Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Wyllys criticou os religiosos contrários ao projeto. Esse lema [amai-vos uns aos outros, tema da parada neste ano] aponta para a necessidade de uma reinterpretação do texto bíblico, disse o parlamentar.

Evangélicos

Com panfletos e pregações, um grupo de quatro evangélicos batistas de Santo André (SP) resolveu ir à Parada Gay para tentar "livrar os homossexuais de uma vida de sexo livre, prazeres vazios e vícios" e, segundo este grupo, encaminhá-los ao que chamam do caminho correto indicado por Jesus, longe da homossexualidade.

Aqui é um momento de diversão passageira, vazia. É uma alegria repleta de vícios, bebida e sexo livre. Depois que passa tudo isso, o que fica? A frustração. A verdadeira alegria é Jesus, disse Ivo Navarro, 44. Eu buscava aquilo, mas quando descobri Jesus vi que a vida não é isso, afirmou, em tom de pregação.

Cartazes com modelos seminus:Aids não tem religião!Cartazes com modelos seminus:Aids não tem religião!

Polêmica

O movimento da Para Gay causou polêmica, usando santos em uma campanha pelo uso de preservativos.

Em 170 cartazes distribuídos em postes por todo o trajeto, 12 modelos masculinos, representando ícones como São Sebastião e São João Batista, apareciam seminus ao lado das mensagens: "Nem Santo Te Protege" e "Use Camisinha". Nossa intenção é mostrar à sociedade que todas as pessoas, seja qual for a religião delas, precisam entrar na luta pela prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Aids não tem religião, diz o presidente da Parada, Ideraldo Beltrame.

Isso ofende profundamente, fere o sentimento religioso do povo. O uso debochado da imagem dos santos é ofensivo e desrespeitoso, o que nós desaprovamos - disse o cardeal dom Odilo Scherer.

Facebook do MundoMais
Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (39)
Bruno Kannaschy05/10/2012 20:04
Bruno Kannaschy05/10/2012 20:04
Parada gay ja virou uma verdadeira baixaria,me envergonho de ser gay.
Safadinho01/10/2012 0:22
Safadinho01/10/2012 0:22
Galera add aii meu blognovoo ;D meadd.com/karinycouto
clenilson16/09/2012 12:42
clenilson16/09/2012 12:42
eu não sou gay mas acho que cada um merece um pouco de amor, eu amo minha esposa; gente e um sentimento tão bom que que chega ate ser egoismo que outra pessoa não sinta algo assim seja homem com homem ,mulher com mulher ou sexo oposto; nos temos mas e que cuidar da nossas vida pq sempre tem um telhado de vidro principalmente pra essas biatas e esses viados enrustidos que falam que são, de seja la qual for igreja mas acabam na carne,seja vc mulher com um pastou ou vc com alguma irmã da igreja ambos sendo casado gente deixam de ser ipocatras , na vida agente tem poucas chance de ser feliz e e muito simples e so ser! parabéns e mantenha a força abaixo a homofobia
carla02/09/2012 18:26
carla02/09/2012 18:26
Por mais que em seu contexto historico a igreja catolica veio a utilizar de obras como as de miguel angelo, creio q este apelo educacional extrapolou os limites. Não por ser uma parada gay, mas sim pela informaçao em si. Se é assim que se utilize de outros meios não catolicos para concientizar o uso dos presertvativos. Ao meu ver isso configurou desrespeito.A visao unilateral é: Se voce é gay monte sua igreja e utilize de seus santos para pregar esta informaçao. Apesar de catolica nao concordo com muitos preceitos da mesma. Mas o que esta em questao aqui nao é a religiao e sim o respeito com elas. Jamais pegaria a imagem de sao jorge por exemplo e colocaria uma imagem por cima para pregar o uso de camisinhas.. daqui a pouco estarão usando imagens de judas beijando sao miguel para pregar a tolerancia.... cada um com seu cada um.
URBANO15/05/2012 15:13
URBANO15/05/2012 15:13
2012 O FIM DO MUNDO....................PREPAREM SE PARA AS GRANDES COBRANÇAS
gone26/10/2011 0:46
gone26/10/2011 0:46
para vc converse algo não precisa explorar e desrespeita outras...!!! falta de senso total...
jj23/10/2011 0:50
jj23/10/2011 0:50
Assim como qual outra religiao tem gays e existimos, fui amante de de um padre e tinha um amante evangelico tb tive amantes até dos maçoes
paulinho23/10/2011 0:44
paulinho23/10/2011 0:44
Oi estou assistindo um filme na globo com angelina jolie, e ela faz uma cena de sexo nem mensão do uso do preservativo. o cara chega e a come e pronto sem nada é isso que os filmes montram que trepar é só trepar e pronto que nao existe doenças fala sério né.
dona celia 24/08/2011 20:48
dona celia 24/08/2011 20:48
alguem sabe dizer cade o leo aquila ,sim depois que fico comprovado que ele ou ela ta se prostituindo ele ou ela sumiu ne fez um aue para nada viado e raças que não presta
De Daniel p/ Marcos abaixo05/07/2011 16:12
De Daniel p/ Marcos abaixo05/07/2011 16:12
Ignorante é vc seu retardado, to falando de 2009 e nao desse ano, aprenda a ler e interpletar primeiro ANALFABETO........................ Em 2009 tinha gente fzndo sexo no meio do povo sim
Marcos01/07/2011 0:00
Marcos01/07/2011 0:00
O SEU IGNORANTE NÃO HAVIA NINGUÉM SE AGARRANDO NA RUA, SOMENTE ESTAVAM DE MÃOS DADAS. TUDO DESDE O INÍCIO FOI FILMADO PELA GLOBO. A REPÓRTER DA GLOBO(PROFISSÃO REPÓRTER) CHEGOU A LEVAR UM CHUTE NA PERNA DE UM VELHO ABUSADO E PSICOPATA HOMOFÓBICO. TUDO SÓ PAROU SÓ PORQUE A POLÍCIA ESTAVA PERTO E DEPOIS DE QUASE TODOS JUNTO COM A GLOBO TEREM SIDO LINCHADOS É QUE A POLÍCIA RESOLVEU LEVAR O CARA QUE CHUTOU A REPÓRTER PRESO. FICOU NA DELEGACIA UNS 5 MINUTOS E LOGO DEPOIS SAIU PRA TOMAR SEUS DRINK.
Daniel30/06/2011 18:37
Daniel30/06/2011 18:37
Concordo com vc Charles, ja faz alguns anos que nao vou nas paradas por esses motivos, a ultima que fui fiquei envergonhado, levei varios colegas heteros junto, o que vimos foi lamentavel, pessoal se masturbando e praticando sexo oral, fazim uma rodinha no meio do povo e outros entravam no meio pra fazer isso e outras coisas+................Se exigimos respeito temos que mostrar respeito, nao sao tds mais a maioria paga por essa minoria de promiscuos......fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.....................
CHARLES29/06/2011 18:59
CHARLES29/06/2011 18:59
Pessoal e comunidade gay precisamos mesmo nos unir e reivindicar nossos direitos. Fui à parada e realmente é um tanto quanto forte as imagens que vi. Não sou moralista, mas precisamos impor respeito e dignidade. Vi pessoas semi nuas, com comportamentos promíscuos e resumindo o evento a festa, bebida e curtição. Sei que no carnaval por exemplo muitos, inclusive os héteros, se comportam da mesma maneira, mas acho que para exigir respeito precisamos nos politizar e educar. Sou adepto da democracia, mas precisamos tb vincular a nossa imagem aos padrões aceitos em qualquer sociedade. Sei que não precisamos ser modelos de nada, mas a " seleta classe " que nos impede de conquistar direitos são os ditos engajados no padrão. Precisamos de educação e capacidade de conversar e discutir com essas pessoas de igual para igual e para isso precisamos nos educar e nos "moldar" a preceitos mínimos de dignidade e respeito. Pensemos um pouco mais na nossa causa e façamos das nossas condutas um exemplo tb de civilidade e respeito ao próximo. A parada não deveria ser apenas para desfilar e exibir corpão. Talvez transformamos algo político numa grande fechação. Serã que assim conquistaremos nossos direitos?
p/ Marcos29/06/2011 17:28
p/ Marcos29/06/2011 17:28
tb esses cara nao sabem se comportar na rua, ficam se agarrando, existe lugar pra fazer isso e nao no meio da rua, fora da parada
Marcos29/06/2011 0:10
Marcos29/06/2011 0:10
Pessoal acabo de assistir o Profissão Repórter na Globo e mostrou um casal de garotos que estava saindo junto de mãos dadas da Parada. Um dos garotos já estava com 5 pontos na cabeça por conta de uma briga e na saída ainda apareceu um outro casal escroto chamando os dois de boiolas. Olha, não deu pra acreditar nisso, se isso acontece aqui no Rio garanto a vcs que faria exatamente o que o casal deveria ter feito: PEGARIA UM FUZIL E PASSARIA FOGO NA CARA DOIS 2 FILHOS DA PUTA ABUSADOS DO CARALHO, GENTE QUE NÃO RESPEITA OS OUTROS TEM QUE IR PRA VALA, IRIA DEIXAR A BOCA DELES CHEIAS DE BICHO, IRIA METER BALA SÓ CARA DELES. DESGRAÇADOS
Rodrigo28/06/2011 21:32
Rodrigo28/06/2011 21:32
Neste dia nosso grande herói Ayrton Senna com certeza esteve mais feliz. Sou EXTREMAMENTE HONRADO em saber que o maior piloto do mundo era GAY/BISSEXUAL e ele era brasileiro, era paulista, e ele era Ayrton Senna DO BRASIL. Respeito a decisão da família de manter a palavra de Ayrton mesmo depois de morto, mas quem conhece o mundo Glbt sabe que realmente tudo indicava que Ayrton era gay ou bissexual. Nunca vi problema algum quanto a sexualidade dele. E nunca se esqueçam tímidos: o corpo fala.
Douglas28/06/2011 2:16
Douglas28/06/2011 2:16
Não concordei com o cartaz, não precisava usar tais imagens para divulgar o uso de preservativos, poderiam ser mais criativos e não apelarem para tais imagens. Minha opinião.
fox28/06/2011 0:26
fox28/06/2011 0:26
esse religiosos que é mídia, ser eles estivesse rezando não ia ver e fica sabendo dessa coisas, mais estão todos procurando algo pra aparece na mídia, acho muito engaçando essa religiosos envés de está rezando pra que Deus passa a sua parte, afinal não Deus que e dono de todas as coisas, tudo que esta na terra e por ele consede concede, então por que esses religiosos estão indo conta Deus, só ele pode julga, ai esses religiosos fazem tudo que Deus fala não fazer... acho que eles não esta lendo a BÍBLIA !!!!!
André27/06/2011 23:51
André27/06/2011 23:51
Vocês estão reclamando agora sobre corpos malhados desenhados ou ao vivo. Não é essa a visão do que é o gay ou pelo menos não é essa a forma como insistem em enfiar goela abaixo de como devemos ser? É só você fazer uma busca rápida pela Internet e verá o que digo: muitos paus e bundas malhados e muitos cérebros atrofiados. Agora quererem depreciar os desenhos que foram expostos que estariam associados a imagens de santos É MUITA BURRISSE. Quem está fazendo isso não tem o mínimo de intelecto, não tem um mínimo de senso crítico e nem sequer conseguiu entender as imagens. Vocês não acham que isso não foi nada mais do que uma das melhores formas de se mostrar as novas concepções da igreja católica sobre o uso da camisinha para os Glbt???? Não havia nada melhor do que santos num estilo bem gay, saradões e quase nus, bem Adão e Eva, que são bem venerados pelas igrejas!!!!! Onde esteve o problema???? Ha! Acho que já sei, foi claro na parte do estilo gay, que a parte reacionária das igrejas não tolera.
Sou ex-seminarista católico, continuo praticando o catolicismo e sou homossexual assumido. Não vi o menor problema nos cartazes com alusões a santos da Igreja. Aliás, eram belos modelos e não observei nenhuma vulgaridade nas iconografias. Penso que os cartazes tinham um toque de erotismo e arte, aspectos que o catolicismo sempre utilizou-se ao longo da história. E a campanha era nobre, sobre a conscientização acerca das DST. E também parabéns a Parada, que a cada ano ela melhore mais e seja um exemplo de organização, tolerância e pacifismo, como foi este ano.
Edu27/06/2011 23:27
Edu27/06/2011 23:27
Uma manifestação de quatro milhoes de pessoas na rua sem nenhum incidente grave, isso é espetacular, nos outros anos aconteceram coisas mas que foram provocada por pessoas que nos odeiam. Então isso serve de exemplo para os heteros que toda vez que se juntam , tem que matar pelo menos um.E ainda ficam nos despresando.
Lukas27/06/2011 23:07
Lukas27/06/2011 23:07
Tem muito gay que ainda não desenvolveu sua conciencia, basta ver os comentários sobre as paradas.
vergonha27/06/2011 22:18
vergonha27/06/2011 22:18
o mesmo de sempre. público bêbado composto, também, de menores. vergonha.
Well27/06/2011 20:03
Well27/06/2011 20:03
Concordo sim a sou ex seminarista católico, a Igreja deturpa os homossexuais sendo ela a que mais esconde homossexuais, entrei para o seminário já tinha me descoberto lá foi o lugar onde eu me libertei de vez pois tinha inúmeros seminaristas gays que tinham casos entre si e entre padres também, os hetéros que tinham casos com mulheres, claro existiam aqueles também que tinham reta intenção naquilo que realmente buscavam para suas vidas, só sei que me decepcionei muito vi muita coisa errada tanto é que resolvi sair em tempo, existem muitos padres, bispos que dão sermão no altar e depois estão dando outra coisa ( risos) bom até ai tudo bem né cada um dá o que mais gosta, mais então para que esse falso moralismo diante a mídia em relação aos homossexuais, uma igreja que se diz solidária com todos está longe disso ...
Daniel27/06/2011 19:21
Daniel27/06/2011 19:21
Ta certo tem que usar essas imagens sim, santo nao existe mesmo....
Dany27/06/2011 19:19
Dany27/06/2011 19:19
Achei o maximo esses cartazes, pq o catolicismo que prega o nao uso de preservativos, sou evangelico e na minha igreja prega o uso sim de preservaçao, seja ql for o modo de se prevenir......abraçooooooooo
renato27/06/2011 18:35
renato27/06/2011 18:35
Meus caros Lucas e Carlo. Deixem de viadagem vocês. Quem e para o que alguem precisa de bispos de uma igreja corrupta e historicamente acobertada pelo poder???
renato27/06/2011 18:32
renato27/06/2011 18:32
A hipocrisia da Igreja Católica é muito engraçada. O papa encobrir padres pedófilos pode, usar modelos simbolizando santos não pode. Não entendo porque perdemos tempo com esses bispos...
Santo Agostinho27/06/2011 17:57
Santo Agostinho27/06/2011 17:57
Eu acho que devemos provocar sim! Afinal foi a inquisição católica, o moralismo protestante e o facismo destas e de outras religiões que fizeram de nós, homossexuais, pessoas mantidas à margem da sociedade. Chega de nos mantermos calados, chega de bancar o colonizado, é hora de mudança, é hora de ação, é hora de colocar pra fora o nosso poder e união!
Lucas RP27/06/2011 17:06
Lucas RP27/06/2011 17:06
Concordo com você "Carlo", não precisa de nada disso. Os religiosos, sem ninguém fazer nada, já ficam no pé dos homossexuais, e esse povo ainda fica provocando... acho que estão se sentindo à vontade demais. Já conseguiram tanta coisa, pra que ficarem atiçando... Sou homossexual, mas, isso eu achei demais e não seria necessário tanta apelação.
CARLO27/06/2011 15:35
CARLO27/06/2011 15:35
EU ACHO QUE RELIGIÃO NÃO COMBINA COM VIADAGEM !!!!! FOI MERDA NO VENTILADOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PARAIBANO QUENTE PASS (PB)27/06/2011 15:13
PARAIBANO QUENTE PASS (PB)27/06/2011 15:13
AXEI LINDO A PARADA GAY ACOMPANHEI PELA UOL ,SO UMA COISA NAO CONCORDO USAR SIMBOLOS DE RELIGIÃO POR EX; IMAGEM DE SANTOS MESMO NAO TENDO NEHUMA INTEÇÃO, MAS GENTE DEVERIAMOS TER EXPOSTO FOTOS DAS VITIMAS JA FALECIDAS POR PRECONCEITOS HOMOFOBICOS,VITIMAS ESSA QUE SE TORNA SANTAS A NOSSAS LEMBRANÇAS, PESSOAS QUE LEVANTARÃO NOSSAS BANDEIRAS OUTRORAE HOJE SE ENCONTRA NA GLORIA DIVINA.COMO POSSO DIZER AMAI UNS AOS OUTROS SE EU CONTINUO PROVOCANDO OS QUE ESTÃO DE FORA.REVEJAMOS ISSSO POIS ESTAMOS A UM PASSO DA VITÓRIA EM COMUNHÃO COM TODOS NA PAZ
Zaping27/06/2011 15:11
Zaping27/06/2011 15:11
Achei um Espetáculo! 2011 pode ser chamado de "Ano da Visibilidade LGBT no Brasil!" PS.: Adorei a ideia dos cartazes, afinal, quanto a AIDS, nem santo ajuda mesmo! rs Sem falar que os modelos são LINDÍSSIMOS! Quanto à dizer que é falta de respeito para com a Igreja... Tem tanta bicha aí que é desrespeitada no Altar, nos sacramentos, na repressão, e até nas piadinhas de mau gosto... agora vem me falar que colocar aqueles cartazes é errado? Estamos precisando repensar esses valores! Meus parabéns a todos que trabalharam para a realização da maior manifestação popular do PLANETA!
Gustavo Di Castro27/06/2011 15:07
Gustavo Di Castro27/06/2011 15:07
Nunca fui e nem tenho vontade. Acho inútil, mas respeito a a iniciativa dos oraganizadores do movimento, mas sinceramente " atacar" a igreja católica é falta de bom senso, uma vez que se sabe que é ela a maior oposição. Mas como conquistar respeito usando-se da falta dele????
Felix27/06/2011 14:01
Felix27/06/2011 14:01
Nossa como o Rafael falou certo, já foi o tempo que a parada gay servia como reivindicação para alguma coisa,hj em dia é isso. Os homosexuais ja foram mais vitoriosos sem precisar reunir tanta gente que nem sabe o que esta fazendo e nem falando,estão lá para beber,beijar na boca e sexo facil no meio da rua,e para banalisar o meio Gay.
Dadi27/06/2011 13:55
Dadi27/06/2011 13:55
Gente...francamente que tipo de conquistas nos teremos agindo dessa forma???tem muita bicha desmiolada mesmo,depois reclamam que a sociedade não as aceitam,existem varias formas de protesto mas essa foi rídicula que idéia de GIRICO,dessa forma só conseguiremos mais criticas destrutivas. É uma pena que temos homosexuais que pensam assim... :-(
Rafael27/06/2011 12:18
Rafael27/06/2011 12:18
Passou o tempo em que essa parada reivindicava algo ou passava alguma coisa de bom... Cenário lamentável, pra não dizer trágico. Carnaval fora de época! Pessoas desmaiadas, embriagadas, seminuas, héteros e mais héteros que mal sabem o significado daquilo alí,e o pior, alguns gays que sabem menos ainda. Triste
Magerson27/06/2011 12:12
Magerson27/06/2011 12:12
Os religiosos vivem usando a liberdade de expressão para justificar a homofobia. Bem, usar imagens religiosas nada mais é do que a boa e velha liberdade de expressão. os cartazes ficaram lindos e a mensagem é certeira, usando a famosa expressão popular do santo que protege.
Jorge27/06/2011 11:43
Jorge27/06/2011 11:43
Sou católico, gay assumido para minha família e a sociedade e aceito algumas e discordo de tantas coisas pregadas pelo catolicismo. Agora essa história de usar de imagens de santos para divulgar uma idéia??? Se é que posso chamar isso de idéia né? Depois a bancada católica convence e ganha a maioria no senado e congresso não há o que se discutir. Os adversários podem fazem a festa mas cada um não afrontando o outro. Bom senso é bom tomar mas não é vendido em farmácia pessoal.
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
30/07/2014 NOTíCIAS » Casais gays podem registrar filhos sem precisar de decisão judicial em Mato Grosso.
30/07/2014 NOTíCIAS » Restaurante sul-coreano possui louca comida e muito mais em formato de genitália.
29/07/2014 NOTíCIAS » Procurador-geral da República é a favor da criminalização da homofobia.
29/07/2014 TEATRO » Peça narra a paixão ardente e destrutiva entre um homem feito e um menino.
28/07/2014 NOTíCIAS » Ator John Barrowman dá beijo gay em abertura de evento na Escócia.
28/07/2014 NOTíCIAS » Arcebispo fala sobre presença de gays na Igreja e diz que homossexuais podem ser santos.
25/07/2014 NOTíCIAS » Homem de 69 anos diz ter recebido choques para cura gay em SUS britânico.
24/07/2014 NOTíCIAS » Confira fotos incríveis do Brother americano Cody Calafiore. De dar água na boca!
Twitter
Facebook
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.