Sexta-feira, 22 de Julho de 2011
Quem são eles?
Campanha na internet convoca heterossexuais a darem depoimentos sobre seus amigos gays.
por Redação MundoMais

Edith Modesto, fundadora do Grupo de Pais e Homossexuais.Edith Modesto, fundadora do Grupo de Pais e Homossexuais.

SÃO PAULO - O GPH - Grupo de Pais e Homossexuais acaba de lançar, com o apoio dos jovens do Projeto Purpurina, uma campanha entitulada Quem são eles?, que vai usar a opinião dos heterossexuais sobre os LGBT como forma de combater a homofobia. A iniciativa é totalmente democrática e pessoas de todo o Brasil podem participar.

A professora e fundadora do GPH, Edith Modesto (foto), explica que o projeto, cujo logotipo foi criado pelo designer Samuca, surgiu após um dos integrantes do grupo ser espancado na saída de uma boate simplesmente por ser homossexual. Esse fato, somado aos atos homofóbicos que têm se dado ultimamente, me fez pensar em uma campanha que ajudasse as pessoas a ver que ser homossexual é uma condição natural e espontânea do ser humano, como ser heterossexual, e nenhum dos tipos de orientação sexual implica em tipo de caráter, bom ou ruim, explica Modesto.

Criminalização da homofobia

Os casos recentes envolvendo homossexuais chamaram a atenção da mídia, e mostraram a necessidade de aprovação de uma lei que criminalize a homofobia no Brasil.

Na opinião de Edith Modesto, o "Estado tem de proteger as minorias discriminadas por pessoas que não só não as respeitam como as atacam covardemente". "O número de assassinatos de homossexuais no Brasil é inacreditável", lamenta a fundadora do GPH. De acordo com relatório divulgado em abril pelo GGB (Grupo Gay da Bahia), 260 homossexuais foram mortos em 2010 (contra 198 em 2009).

Contudo, acredita Modesto, a mídia, principalmente a televisão, tem cumprido com o seu papel de informar e conscientizar para o problema da discriminação contra LGBT. As novelas têm espelhado muito bem as mudanças sociais que estão acontecendo, divulgando-as, conclui.

A campanha Quem são eles? está recebendo depoimentos de amigos de homossexuais, destacando suas qualidades e provando, desse modo, que ser LGBT não é melhor nem pior do que ser heterossexual - é apenas diferente. Para participar é só mandar um depoimento sobre seu amigo LGBT para o e-mail projetoquemsaoeles@gmail.com

O site da iniciativa, o quemsaoeles.tumblr, já está cheio de depoimentos. Lembrando que é preciso colocar seu nome e o tipo de relação que você mantém com essa pessoa homossexual.
Norma para comentários:
Acusações insultuosas e comentários em desacordo com o tema da matéria serão despublicados.
Comentários dos leitores (21)
Mauro27/07/2011 11:52
Mauro27/07/2011 11:52
Ser Gay não é melhor nem pior que ser hetero, simplesmente é ter coragem de ser feliz independente da opinião alheia. Sou Gay e tenho amigos muito legais, com defeitos e qualidades inerentes a qualquer ser humano. Todas as pessoas têm defeitos, problemas, qualidades. Não acredito que o caráter seja definido pela sexualidade, mas sim pela índole e forma que a pessoa é educada, se educada com princípios ( honestidade, sinceridade, etc) tem grande possibilidade de ser também honesta e etc.
Para Cristian d Sergio27/07/2011 1:33
Para Cristian d Sergio27/07/2011 1:33
Parabéns!!! gostei do seu comentário
Fernando Exames26/07/2011 6:59
Fernando Exames26/07/2011 6:59
Uma das melhores coisas da vida é nos sentirmos bem com a homossexualidade. Isso não acontece de um dia para o outro. É luta, é esforço, é persistência, é trabalho duro para administrar nossas questões emocionais. Feliz é quem se aceita, sem acomodação, procurando se aprimorar, em todos os sentidos, mas sem se ferir por ser homossexual. Falo por experiência própria: passei muitos e muitos anos me agredindo por não ser heterossexual. Até que, a duras penas, aprendi a me aceitar, graças à Psicoterapia e ao Espiritismo. Hoje, tenho PAZ, e, embora ainda enfrente conflitos e peleias para resolver muitas de minhas questões insatisfeitas, encontro serenidade dentro de mim. Não há coisa melhor do que ter PAZ...Esses que ficam nos xingando, chamando-nos de coisas horríveis, será que têm uma sexualidade bem resolvida ? Duvido de que sejam pessoas sexualmente equilibradas... Quem o é não se preocupa com a sexualidade alheia. Trabalha tua área emocional, companheiro. Investe no teu bem-estar. Aceita tua realidade, e não te agridas como eu o fiz, inclusive ferindo os outros, durante tanto tempo. Assim, serás muito mais feliz.
Jean-SP25/07/2011 8:48
Jean-SP25/07/2011 8:48
A campanha tem um cunho social-relevante. E é até louvável! Mas é preciso tomar cuidado e observar algumas ressalvas Como gay, me senti um E.T, vulgarmente falando, lendo essa matéria! Não acredito que relatos de heterossexuais sejam mais preponderantes na atual conjutura. Não somos uma "sub-classe", portanto, não estamos abaixo e acima de ninguém! E não podemos mais sermos considerados uma minoria. Sempre existimos e vamos continuar a existir. Hoje a midia salienta a nossa "orientação" com uma enfase maior, por causa do movimento que se instalou no Brasil, e por esse motivo a retaliação cresceu! Devemos insistir e exigir que uma Lei que criminalize, de fato, a homofobia aqui no Brasil. Esse é o caminho! Lembrando que a orientação homossexual assim como a heterossexual é "natural" e não existe a opção de escolha para ambos os casos. Devemos prestar atenção nessa campanha de convocação a heterossexuais! Ela precisa ser cautelosa, pois a depender dos depoimentos deixados, muitas "interpretações" podem ocorrer e poderemos voltar no tempo e sermos novamente discriminados como portadores de uma doença incurável!
Diego25/07/2011 6:24
Diego25/07/2011 6:24
Leandro a mesma sociedade que nos rejeita é a mesma sociedade que nos usa em larga escala...e acho que você não sabe o significado da palavra bicha né...procura no dicionário o significado e se compare a uma bicha tenho certeza que vc sim se parece com uma...Preconceituoso
cristian24/07/2011 21:13
cristian24/07/2011 21:13
Desculpa, mas que q esse Leandro estava fazendo a princípio no site mundomais?? Acho que o Brasil está muito atrasado. Apesar da imagem que passamos para as pessoas de fora, aqui a discriminação é ridícula. As pessoas precisam parar de se preocupar com a vida dos outros, e aceitar q o homossexualismo é genético, nascemos assim. Não temos culpa, como se fosse uma coisa ruim, um crime... Quando se viaja para países ocidentais onde o assunto já é visto de forma normal ( Espanha, EUA - com ressalvas, Holanda, maioria da europa ocidental, Canadá,...- Aí se você diz que é gay, as pessoas te responde, e daí? ) fica difícil voltar pra cá. E o pior é ver que a geração nova segue com o mesmo preconceito, não se evolui. Acabamos vivendo as margens da sociedade, um nazismo atual guardadas as devidas proporções. Isso fere os direitos humanos e é tão errado em tantos níveis.. Acho que dava pra falar disso 1 ano.. Mas isso só me deixaria ainda mais triste..
Leandro24/07/2011 17:27
Leandro24/07/2011 17:27
não vai demorar muito pra essas bichas exigirem cotas em universidade, caixa exclusivo em bancos, assentos em transportes públicos, desconto em Imposto de Renda/IPVA/IPTU, etc... Tudo isso baseado em estatísticas de violência.
Marcelo, Róndon.24/07/2011 17:26
Marcelo, Róndon.24/07/2011 17:26
Veremos..
Fabrício SP24/07/2011 13:58
Fabrício SP24/07/2011 13:58
Eu sou fã da Dona Edith. E essa camapnha é muito bacana!
VAMOS JUNTOS AMIGOS O PODER DA VITÓRIA ESTAR EN NOSSSA UNIÃO
Luiz23/07/2011 23:54
Luiz23/07/2011 23:54
Que iniciativa bacana. Coisa de gente civilizada! Parabéns.
Jerônimo Estuário23/07/2011 9:11
Jerônimo Estuário23/07/2011 9:11
Não há outro caminho: ou celebramos parcerias com os heterossexuais para que entendam e apoiem nossas lutas e compreendam nosso direito de existir e viver a sexualidade do nosso jeito ou veremos inimigos até dentro do armário em nossas casas. Eles são maioria ? Saibamos conquistá-los para que nos ajudem a abrir espaços sociais de discussão da sexualidade e plena aceitação da nossa maneira de viver, porque eles também detêm poder e podem nos auxiliar a que nossa existência seja mais leve, fácil e agradável. Utopia ? Não, estratégia. Quem tem competência pode mudar o jogo e seduzir até os piores adversários, sem necessitar ser falso. Basta mudar a forma de ser, pensar e agir. Diálogo. Entendimento. Cedência, quando necessária, para perder aqui e ganhar mais tarde. Estratégia, meus caros. Se não gosto de mulher, nada me impede de ser amigo de quem as sexualmente aprecie. E fazê-los entender que somos como eles - gente - e, portanto, temos o direito a expressar nossa libido como for melhor para nós, claro que dentro do equiílbio, da ética e da lei. Que tal encetarmos um debate sobre esse tema ?
Para ???23/07/2011 2:44
Para ???23/07/2011 2:44
O pai que teve a orelha decepada naquele evento em SP não foi um crime motivado pela homofobia? Fora vários outros, inclusive tortura psicológica que levou vários ao suicídio e acredito que muitos desses nem tinham saído do armário. Independente se você é uma biba escandaloza, ou um homossexual dentro do armário temeroso por ser descoberto, se vc tem cara de homossexual já basta para sofrer preconceito. Falo isso porque o ex marido de uma conhecida tinha cara de gay e de tanta pressão familiar, fez com que o mesmo jogasse tudo para o alto depois de terapia com psicólogos para assumir a homossexualidade. Igrejas servem para que essas pessoas que sofriam discriminação consigam casamentos forjados com a falsa esperança de que tudo tá uma maravilha e que ele virou realmente hetero quando tudo internamente desse indivíduo está uma porcaria. Se manca "interrogações", se vc não é gay ou nunca sofreu perseguições mesmo não fazendo absolutamente nada, vai tentar procurar argumentos no fiofó do seu maldito pai.
George, Rio23/07/2011 0:31
George, Rio23/07/2011 0:31
Tenho medo.
SERGIO22/07/2011 19:20
SERGIO22/07/2011 19:20
PESSOAL VAMOS NOS UNIR, UNIDOS VENCEREMOS QUALQUER BATALHA, HJ LUTAMOS PARA APROVAÇÃO DA LEI, QUE PROTEGE OS HOMOSEXUAIS DE SEREM AGREDIDOS COVARDEMENTE...ENTÃO PENSE BEM ANTES DE COLOCAR QUALQUER DIZER AQUI, FAÇA UM RASCUNHO SE POSSIVEL E OLHE SE DA DUPLO ENTENDIMENTO
???22/07/2011 18:45
???22/07/2011 18:45
"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica." não quero nada disso que o Andre falou só quero ter o direito de opinar.Não devemos ter pena de nós mesmos afinal quando pensamos que não tinhamos sapatos encontramos um homem que não tinha pé.devemos lutar pelos nossos direitos sim mais com respeito de dignidade( coisa distante da maioria do mundo gls).Não estou semeando espinhos afinal tbm ando descalço, luto pra ser um vencedor independente de ser gay, não é por eu ser gay que me tornarei um homem de verdade, hoje em dia o que vejo são pessoas se preocupando em ter o direito de abrir a boca e dizer: EU SOU GAY e ou sair de mãos dadas aos beijos e abraços achando que a vida é só sexo. Vamos lutar sim pelos direitos que nos cabe mais por favor façamos com classe sem tirar o direito de ninguem nem escandalizar
Sergio22/07/2011 18:31
Sergio22/07/2011 18:31
Estranho uma pessoa fazer um comentario (maldoso) e colocar o MundoMais como materia escrita duvidosa(esse tal de ????), basta acompanhar e observar que o Mundo Mais usa e abuso de materia sobre homofobia, pq realmente é o que está aconetecendo hj em dia, ser gay, temos o preconceito de um mundo hipocrita e muitas vezes de uma familia que não nos aceita, não pedimos para ser assim, não trata de opção sexual como dizem, e sim para ser feliz tenho que ser um gay, felizmente não sou afeminado, nem tão pouco covarde, não existe hetero que me assusta, não faço ninguem rir e nem compro afetos, sou o que sou, goste quem quiser!!!
André Istael22/07/2011 16:19
André Istael22/07/2011 16:19
Para mim, esse que se assina com pontos de interrrogação ou é homofóbico incubado ou quer gerar polêmica para estar em evidência. Suas opiniões são sempre desfavoráveis aos gays. Ninguém deve absolver os homossexuais quando erram, nem protegê-los, mas também precisamos nos defender coletivamente dos que nos detestam, estejam onde se esconderem.
olha aqui ??? vc leu o assunto em questão , então para de tentar ser poticamente correto e responda de acordo com tema , e se um dia vc sofrer esse tipo de preconceito , volte a esse site e denuncie , com certeza haveram muitas pessoas que irão se sensibilizar com o ocorrido bjos
???22/07/2011 13:13
???22/07/2011 13:13
Em se tratando de violência(homofobia) todo ano a mesma materia, será que essas mortes foram pelo fato de serem homossexuais! acredito que metade destas tragedias podem ter sido causadas pelos mesmos motivos que vitimaram heterossexuais,Pois em geral no Brasil se mata muito Conhecer os detalhes, especificar mais dados é imprescidivel para fazer um "mapa da violência"( ESSAS BICHAS DE HOJE NÃO SÃO BRINCADEIRAS ELAS ARRASAM).No caso dos homossexuais como se diferencia se foi um crime de odio ou um crime passional? Um ajuste de contas de criminosos, violência domestica, violência motivada por drogas? (alcool e outras...).Determinados grupos de pessoas tendem a imaginar que seus problemas são sempre os mais importantes, e muitos para isso mentem ou deturpam a verdade para molda-las aos seus interesses!. Claro que a homofobia é um assunto importante mais devemos apurar bem os fatos
meu amigos gays o que dizer ......... bem fico muito chateado com alguns pelo mal gosto musical, más fazer oque?/ o mundo todo está ouvindo qualquer tipo de música ou seja os gostos musicais atuais na minha opinião são orriveis , más a culpa não é do artista apesar que hj em dia prá se fazer música é colocar homens ou mulheres pelados e cantar o refrão (cocô cocô) que todo mundo gosta e ainda ganham disco de ouro , bem em resumo adoro meus amigos gays , mas gostaria que eles não deixassem cair no tempo os sons dos anos 70/80 que apesar de ter feito parte dessa geração na minha opinião foi o melhor momento musical em todos os estilos , pra se ter uma ideia até axé tinha conteúdo afff , beijos a todos os gays rsr
Faça seu comentário!
Nome

Faça seu comentário:

LEIA TAMBÉM
LEIA MAIS
31/10/2014 NOTíCIAS » Cantor Elton John pede que Papa Francisco seja santificado já.
31/10/2014 NOTíCIAS » Presidente da Apple, Tim Cook assume publicamente ser gay.
31/10/2014 NOTíCIAS » Neste domingo estreia a nossa segunda oficina de atores. Serão três candidatos e terá participação especial do modelo Raikan e Caio Carioca.
31/10/2014 NOTíCIAS » Divirta-se com meninos gostosos, fazendo sexo ao vivo na webcam!
30/10/2014 NOTíCIAS » Drag Queen Marcia Pantera é chamada de macaco e é agredida em frente a um clube gay.
30/10/2014 NOTíCIAS » Casados há 15 anos, homens são punidos por sexo gay em Cingapura.
29/10/2014 NOTíCIAS » Hashtag JeanWyllysNãoMeRepresenta vira guerra em rede social.
28/10/2014 NOTíCIAS » Fotógrafo explora a irmandade gay dos ursos. Vem ver!
Pedro
Twitter
Facebook
© Copyright 2013 MundoMais. Todos os direitos reservados.