ASSINE JÁ ENTRAR

Nada contra, sou a favor!

Arcebispo fala sobre presença de gays na Igreja e diz que homossexuais podem ser santos.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, falou sobre a Igreja Católica e os temas polêmicos que sempre rondam a instituição. Dentre eles, a aceitação de homossexuais e sua possível santidade dentro da igreja.

De acordo com Hummes, em entrevista ao jornal Zero Hora, o papa Francisco - que é o seu amigo - leva uma mensagem atual e importante para os católicos LGBT. E que pode promover mudanças na igreja: "Se um homossexual busca Deus, quem sou eu para julgá-lo?".

"A pessoa tem de ser respeitada. Se ela tem uma orientação homossexual, o que isso significa na vida dela? Ela, na verdade, tem de viver dignamente a sua vida", defendeu o arcebispo.

Ao ser questionado se um homossexual pode atualmente ser padrinho de uma criança, por exemplo, ele diz: Não sei como os bispos estão aplicando isso, porque, em si, não tem nada a ver com isso, a não ser que fosse um pecador público, digamos assim, que fosse uma pessoa complicada nesse sentido".

Ele diz que o padrinho é aquele que deve ajudar educar religiosamente e "que uma pessoa que tem orientação homossexual pode ser santo". "Se ele vive o evangelho, dentro das suas condições, ele pode ser um santo. Em tese, não tem nada contrário".

Mudanças

O arcebispo diz que a Igreja preparará um questionário respondido pelo papa, com questões sobre celibato, divórcio, homossexualidade e ordenação de mulheres, e que ele será fornecido até para que leigos leiam. Hummes afirma todavia que as pessoas devem acompanhar as mudanças passo a passo.

"A gente não deve ter pressa. É a Igreja quem tem que indicar o caminho e não a pessoa individual querer fazer reformas. Então, temos que ter paciência, mas o fato de que ele abriu essas portas mostra que a Igreja está querendo realmente ser mais positiva nessas questões".

"E se Jesus vivesse hoje, ele seria a favor do casamento gay?". Ele evita responder: "Não sei, não faço nenhuma hipótese sobre isso. Quem deve responder isso é a Igreja em seu conjunto. Temos que cuidar para não ficar levantando questões individualmente, porque isso acaba criando mais dificuldades para a gente chegar numa conclusão que seja válida".

05-08-2014 às 22:47 Eu
Claro que pra quem não tem religião e detesta esse universo, aí tanto faz a Igreja aceitar ou não aceitar que não vai fazer diferença. Só que tem gays que têm religião e gostariam de praticá-la e serem aceitos lá. E, pra esses, a abertura da Igreja é muito interessante sim! Ou "esses que andam criticando tudo" vão proibir seus colegas gays de terem tb uma religião? As pessoas têm direito de praticar ou não religião. É pra quem é católico que a palavra do bispo tem valor.
05-08-2014 às 22:39 Eu
Eu, definitivamente, não entendo certas pessoas do mundo homossexual: quando a Igreja não aceita é criticada por não aceitar; quando a Igreja aceita, tb é criticada por aceitar!!!!!! Vai entender!!!!!!Isso que chamo de doença!
03-08-2014 às 14:48 Domingo
Santos mesmo estão no Congresso.
02-08-2014 às 14:42 SJCAMPOS EU
Parabéns ao Arcebispo pelas palavras.. até porque quem sou eu ou nós para julgar nossos irmãos.
31-07-2014 às 22:12 Andy
Somos todas santas do pau oco
30-07-2014 às 13:45 P/ Ivanoé
Ser ateu ou agnostico nao significa que a pessoa é má, assim como ter religiao nao é sinonimo de bondade ou bom carater. Ser ateu apenas significa que o indivíduo nao cre em divindades, seres mágicos, livros que contam lendas. Fazendo um balanço com as pessoas c as quais convivo, de longe as q sao sem religioes sao pessoas mais verdadeiras, solidarias e boas. Vide, por exemplo, o casal Angelina Jolie e Brad Pitt, que ajudam diversas organizaçoes no mundo todo por solidariedade, por bandade, por ser algo da índole deles. Normalmente as pessoas religiosas cometem atos de solidariedade nao pelo coração, mas por acharem q estao comprando seu lugarzinho no céu. Sao boas nao por índole, mas por se sentirem obrigadas para agradar sua divindade. Foi p/ isso q religioes foram criadas: domesticar o homem e contralá-lo, alem de arrancarem-lhes dinheiro. Instituições religiosas sao organizaçoes puramente politicas.
30-07-2014 às 12:43 Troglodita
Só por ele ser a favor vocês elogiam e babam. Caso contrário, viram um santo do pau oco; verdadeiras endiabradas. Hipócritas!!!
29-07-2014 às 22:51 leco
Por favor santos não, nos somos é santas.
29-07-2014 às 15:24 Ed
Pura balela.Homossexuais sempre vao sofrer preconceitos diante das igrejas e denominações religiosas.Claro que isso que o arcebispo falou o Vaticano ja publicou um documento dizendo que os cristãos não devem discriminar homossexuais e seus filhos.Em resumo, o Vaticano indica que a Igreja Católica adotará uma postura mais flexível em relação às pessoas que praticam a homossexualidade, porém se manterá uma opositora do casamento gay.
29-07-2014 às 11:25 Siririca Redonda
Eu mesmo sou uma santa na terra.