ASSINE JÁ ENTRAR

Punição severa

Corinthians e São Paulo podem ser punidos em até 100 mil por gritos homofóbicos.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2014

O jogo que ocorreu no domingo (11) entre São Paulo e Corinthians mostrou que os torcedores não estão dispostos a abandonar a utilização de termos homofóbicos para ofender ou provocar o time adversário. Agora, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva vai analisar as manifestações e pode punir os clubes.

Depois que o goleiro santista Aranha foi chamado de "macaco" pela torcida do Grêmio, o STJD está em busca de acabar com toda forma de preconceito nos estádios.

A procuradoria informa que analisará se os gritos possuem cunho discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, conforme prevê o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. E a multa pode ser de R$100 a 100.000, ou custar três pontos na competição.

Serão ouvidos pelo auditor Caio Rocha, presidente do STJD, depoimentos do trio de arbitragem, dos presidentes Mário Gobbi e Carlos Miguel Aidar, e os goleiros Cássio e Denis. Caio emitirá um parecer final para indicar se haverá a denúncia ou o arquivamento do caso.

Pelos gritos é possível ter um panorama evidente. O São Paulo entonou o cântico: "Gambá, me diz como se sente/ Por que você gosta de beijar?/ Ronaldo saiu com dois travecos/ O Sheik, selinho ele foi dar/ Vampeta posou pra G/ Dinei desmunhecou/ Na Fazenda de calcinha ele dançou/ Não adianta argumentar/ Todo o mundo já falou/ Que o gavião virou um beija-flor".

Já os torcedores do Corinthians ignoraram o manifesto divulgado pelo clube e chamavam o goleiro Denis de "bicha" cada vez que a bola estava em suas mãos.

30-09-2014 às 11:40 Celsinho MG,
Obrigado pela dica, anônimo das 11:07. Ainda me confundo um pouco com esse Acordo Ortográfico. Estou precisando recapitular algumas coisas que estudei lá atrás nos meus tempos de escola, inclusive alguns tópicos de Gramática.
30-09-2014 às 11:07 p/ Celsinho
Reconheço a sua humildade, por agora; afinal somos ainda aprendizes. Acho que aqui ainda não tem um doutor em letras. Quando o segundo elemento inicia-se com a letra h, sempre emprega-se o hífen!
30-09-2014 às 11:00 p/ Feminino
Você quis dizer garotos andróginos, que reúne características femininas e masculinas, porque andrógeno se refere aos hormônios sexuais masculinos, portanto só serve para quem é realmente macho(na distribuição de hormônios) e não necessariamente por gostar de mulher!
30-09-2014 às 01:12 Celsinho P/ Feminino
Amigo, ainda não tinha lido o seu comentário, depois do Ivan. Obrigado, pois você é mais um que tem mais conhecimentos que eu próprio. Não tenho medo de confessar minha ignorância em vários assuntos. Só conheço um pouquinho mais no que ddiz respeito à minha área na qual trabalho como defensor público estadual. Mas, para além dessa discussão, o que mais importa é que eu não tenho preconceitos contra ninguém, seja hetero, homo, trans, bi, magros, gordos, velhos, jovens, ricos, pobres, gregos, troianos, havaianos e, por fim, nada contra afeminados ou não afeminados. O importante para mim é o ser humano, em sua essência, seu caráter e seus valores de vida. Conheço afeminados que são ótimos: sensíveis, inteligentes, cccalorosos, solidários, de uma generosidade extrema. e, como somos todos seres humanos e não costumo nem demonizar e nem canonizar ninguém, por outro lado, cconheço alguns poucos afeminados que são umas verdadeiras tranqueiras! (risos). E vice-versa, no caso dos mais discretos e viris. No meu trabalho, Defensoria Pública Estadual, que um laboratório, um microcosmo da nossa sociedade, tenho o prazer e o desprazer de conhecer todo tipo de gente, atendendo todo tipo de caso, todos os dias, no exercício de minha função. É uma aula diária de autohumanização. (esta palavrinha agora é com hífen ou sem hífen? Ih! E agora?). (risos).
30-09-2014 às 00:37 Celsinho P/ Ivan
Amigo, sou advogado. Não sou biólogo nem psicólogo para ficar discutindo essas questões aqui com você, que pelo visto, tem mais conhecimentos a respeito do assunto que eu. E já faz um tempinho que deixei os bancos escolares( tenho 36 anos e cursei o antigo segundo grau ainda na década de 90). O que sei destas ciências são leituras esparsas que faço, aqui e ali, pois gosto de ler. Mas, ultimamente ando muito atarefado com o meu trabalho, aqui na Defensoria Pública de Belo Horizonte. Apenas não sei se os especialistas no assunto irão concordar com você, especificamente quanto ao fato de um homossexual ser mais ou menos afeminado( ou mais ou menos masculinizada, no caso de alguma lésbica), atribuindo a ambos essa tal "anomalia genética", que o amigo menciona em seu comentário. Pelo pouco que sei, aprendi que fatores biológicos explicam muita coisa, mas não explicam tudo. Assim como outros fatores, como os comportamentais, culturais e sociais, por sua vez, também não explicam tudo. Talvez seja mais razoável pensarmos na interação de uma gama de fatores, biológicos e sócio-culturais, ambientais, também. Perdoe-me se eu tiver escrito alguma besteira, tentando explicando alguma coisa. E nem tenho essa pretensão toda. Abraços.
30-09-2014 às 00:01 Feminino
Síndrome de Klinefelter proporciona alguns problemas ao HOMEM, como infertilidade e outra coisas. O que ocorre é que é um homem com características femininas, e não necessariamente uma transgênero. Vocês vivem em um mundo muito extremo e completamente binário. Ou é totalmente masculino ou totalmente feminino. Há heterossexuais que são mais femininos, como garotos andrógenos. As características femininas não os tornam homossexuais. Assim como há homossexuais bastante masculinos. É completamente normal essa variação, pois ninguém é viril da mesma forma, não vivemos em um mundo binário e, sendo assim, não há o porquê de procurar explicações super elaborados do porquê de algum homem ser mais feminino. Não pode? E só para constar: não parta do pressuposto que todos acreditam em Deus para explicar algo; considere conhecimentos palpáveis, sem entrar no mérito de religião ou crença, pois, se a ciência está para todos como conhecimento que foi comprovado e segue uma lógica, a religião e crença parte da subjetividade, logo, não se aplica a todos.
29-09-2014 às 23:24 p/ Celsinho
Então você acha que Deus fez o terceiro sexo? Pelo que eu saiba ocorre deformações na hora da distribuição de hormônios no ser humano, o que faz conceber homens efeminados e vice-versa. Há também, situações mais agravantes em que um homem nasce com a síndrome de clifelter, uma "mulher" perfeita(trans) com a única diferença é a presença do órgão sexual masculino. E a síndrome de turner, onde uma mulher nasce com todas as características masculinas- já viste uma sapata com costas largas naturalmente? É isso! Aprendi no ensino médio, na disciplina Biologia!
29-09-2014 às 16:21 Celsinho MG P/ Ivan
"Anomalia genética"? Não, amigo, não é isso, não, também. Esqueça, tire essa hipótese de sua cabeça; Nada a ver com nenhum fator biológico, nesse particular.
28-09-2014 às 23:15 Celsinho
Parabéns para o anônimo das 22:28, que respondeu com argúcia e propriedade ao Timão/Limão. Sinceramente, eu não teria igual capacidade para responder à altura tamanha desfaçatez. Até mesmo nessas horas sou um tanto passional, de tão irritado que fico diante de argumentos tão idiotas e descabidos como os desse tal Timão/Limão. Apenas quero adiantar que não sou efefeminadoe portanto não falo em causa própria. E ainda que o fosse, não teria o menor preconceito internalizado em declarar isso aqui. Você tem razão. Efeminados ou discretos, somos todos seres humanos, com nossas potencialidades e limitações, merecendo, todos nós, respeito e consideração. Viva a diversidade das cores do arco-íris. Viva as diferenças e as singularidades de cada indivíduo.
28-09-2014 às 22:28 P/ o Timao
Olha o nível dos homossexuais com complexo de macho alfa. Eu gostaria de saber o que gente como você, que se orgulha de falar mal de um grupo do qual está inserido( gay), sente orgulho de ser viril (não é motivo de orgulho), faz para ajudar a promover mais igualdade entre heteros e gays. Na realidade, você só ajuda a disseminar mais e mais preconceito, sobretudo contra afeminados. Pois saiba que quando um gay afeminado aparece na sociedade, é ele quem faz promover uma reflexão, mesmo que seja ainda uma reflexão preconceituosa, mas ele faz com que nós gays tenhamos visibilidade. Se todos os gays fossem esse tipo ai machão que gosta de pagar de hetero, dando a entender que ser gay é algo ruim, nós não teríamos um pouco mais de debate acerca do homossexual. Para diminuir o preconceito é preciso que as pessoas comecem a refletir sobre, e perceber que existem várias pessoas que não são heterossexuais e que isso não diz absolutamente nada sobre ela. É preciso que tenha homossexuais no circulo de convivência das pessoas; no ônibus, rua, trabalho, e em diversos outros lugares para que levar o esclarecimento as pessoas e quebrar o estereotipo de que o normal é ser hetero. Se esconder não ajuda a diminuir o preconceito, mas sim, ajuda a evitar que seres preconceituosos disseminem o preconceito diretamente. Imagina se todos os negros resolvessem não saírem mais de casa para não ter contato com branco racista, o preconceito acabaria ? Não. Talvez não teria mais casos de racismo, mas isso não significa que acabou o preconceito, ele só não teve oportunidade de se manifestar. É difícil, mas muitos gays tem que lutar contra grande parte da sociedade heterossexual, e contra grande parte de seus iguais que também são gays, pois muitos - assim como você - ajudam a disseminar a discriminação e empaca a luta em prol da igualdade.