ASSINE JÁ ENTRAR

Reforma da Diversidade

Igreja Católica discute mudar maneira de lidar com homossexuais.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2014

O arcebispo de Aparecida, cardeal Dom Raimundo Damasceno, disse que a maioria dos cardeais apoia as mudanças na Igreja na maneira de lidar com os homossexuais e com as relações estáveis entre homens e mulheres. Mas a rejeição ainda é forte.

Para o Papa Francisco não é um tarefa nada fácil reformar a Igreja. Depois da apresentação do primeiro documento do Sínodo da Família, que ontem (13) expôs a necessidade da Igreja de dar apoio aos homossexuais, afirmando, num texto histórico, que eles possuem dons e qualidades para oferecer às comunidades cristãs, os descontentes se manifestaram rapidamente.

Numa entrevista à rádio vaticana, quatro cardeais poloneses criticaram o relatório, afirmando que o texto representa o distanciamento dos ensinamentos de João Paulo II e que é fruto de ideologias contrárias ao casamento. Falaram em concubinato para se referir às relações estáveis, para as quais a igreja também está abrindo portas.

O cardeal brasileiro Dom Raimundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, afirmou que o documento foi bem acolhido pela maioria. “A Igreja propõe que nós devemos acolher as pessoas, independentemente da sua religião, da sua etnia”.

A divisão entre os bispos talvez seja maior do que a esperada. A assembleia segue adiante com os temas polêmicos, como a comunhão aos divorciados que se casaram de novo. A eutanásia e aborto não se discutem. A Igreja também está preocupada com o crescimento demográfico, e apoia o planejamento familiar com os métodos naturais.

19-10-2014 às 20:51 marco aurélio
Bom, já foi aprovada a carta de reformas do Sínodo, e a mensagem que o papa queria de "boas vindas aos gays" foi modificada pelos bispos do mundo inteiro para não ser vista de viés pelos fiéis tradicionais(famílias). Usaram o prefácio de atenção de pastoral aos homossexuais, mas de qualquer forma não ocultaram o termo como o fazem os protestantes!!!
19-10-2014 às 15:19 In Recife - Dilma 13!
Roma não foi feita num dia, o que me interessa é que o Papa Francisco esta interessado em ajudar os gays, e é uma pessoa de boa vontade. Já disse Nosso Senhor Jesus Cristo: "Bem aventurados, os homens de boa vontade".
19-10-2014 às 15:18 In Recife - Dilma 13!
Roma não foi feita num dia, o que me interessa é que o Papa Francisco esta interessado em ajudar os gays, e é uma pessoa de voa vontade. Já disse Nosso Senhor Jesus Cristo: "Bem aventurados, os homens de boa vontade".
19-10-2014 às 14:33 Bicha resolvida
Vocês já leram as últimas notícias, de ontem, sábado? Pois bem, o papa Francisco foi derrotado em sua boa intenção de propor uma maior abertura com relação aos gays. Tudo por conta dos integristas, que é o que há de pior em qualquer religião. Eu já critico qualquer religião ou seita, mas sou extremamente impiedoso com esses integrismos e integristas, um bando de "criptofascistas"! Esse papa, por mais que o critique, parece-me que, à primeira vista, ele não é integrista, ou se é, trata-se de um "neo-integrista", o que também não livra muito a barra dele, não. Repito: esse integrismo religioso, cristão ou não, sempre foi e continua sendo, o grande câncer espiritual da humanidade. No Brasil, o melhor( ou pior?) exemplo de integrismo é a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, TFP. E seus membros são declaradamente homofóbicos e intolerantes, no mesmo eestilo de um Malafaia e Bolsonaro. Essa TFP, apesar de decadente, continua na ativa, com um site na Internet chamado IPCO, Instituto Plínio Correa de Oliveira, com sede no bairro de (quase)milionários de SP de Higienópolis. Já tive a oportunidade de assistir a vários vídeos deles no Yotube, onde atacam raivosamente os gays e a "ditadura gaysista". Ainda são ferrenhos inimigos do Concílio Vaticano II, de 1962, que promoveu uma relativíssima abertura da Igreja ao mundo moderno. Ruim com ele( Vaticano II), pior sem ele! Caso contrário, como disse Eça de Queiroz, com todo o seu anticlericalismo positivista exagerado, típico do século XIX, "se pudesse, a Igreja Católica ergueria uma fogueira em cada praça e uma forca em cada esquina"! Esta frase dele está no romance anticlerical de 1878, "O Crime do Padre Amaro". É um claro exagero do escritor português, se transpormos a frase do contexto do final do século XIX para o Brasil do século XXI. Mas, em se trantratando de integrismo, homofobia e intolerância de toda ordem, é mais ou menos isto que alguns setores mais reacionários e radicais do protestantismo neopentecostal agressiva ou docemente pregam. Pelo menos simbolicamente. Daí, da violência simbólica à violência verbal e física, é apenas um passo. De olho nessa TFP, além dos Malafaias e Bolsonaros de praxe!
18-10-2014 às 18:18 Gasparete para dandara
Ah, saudades dos seu comentários danda.Arrasa! Faço das sua palavras as minhas.Meu cuuuurrrrpuuuu.Bjss.
18-10-2014 às 14:43 Bicha resolvida P/ Nereu
Ótimo, Nereu! Então, somos dois. Aliás, três: você, Dandara e eu. Não tenho religião. Sou agnóstico. Estudo a hstória das religiões apenas por curiosidade e, até mesmo para ter mais argumentos para criticar todas elas, sobretudo as religiões monoteístas institucionalizadas, judaísmo, cristianismo e islamismo. E, no interior de cada uma dessas três, a minha antipatia profunda refere-se aos setores integristas ou fundamentalistas de cada uma delas. Esses sim, que representam o verdadeiro câncer espiritual da humanidade, do passado e do presente, pois ele continua a mostrar as suas garras afiadas. No cristianismo, em geral, a sanha totalitária de alguns setores mais radicais, os chamados tradicionalistas ou integristas, arrefeceu-se bastante nesses últimos cinquenta anos, tanto no catolicismo romano como no protestantismo.. Esse fenômeno, todavia, ainda continua sendo mais evidente no islamismo, ainda que, felizmente, bem minoritário como, por exemplo, a leitura equivocada do Corão que alguns grupos fundamentalistas fazem dos textos sagrados, tentando aplicar a Sharia, a lei islâmica, contrária ao Estado laico. Quanto ao documento sinodal do Vaticano, fiquei sabendo que há quatro cardeais mais conservadores, talvez integristas, criticando radicalmente o teor do documento, relativamente aos divorciados e aos direitos LGBT, como no caso do casamento gay. Mas, pelo sim ou pelo não, com integrismo ou sem integrismo, rejeito todas essas religiões. Não para a minha vida. Não preciso de nenhuma delas para viver ou sobreviver. Obrigado.
18-10-2014 às 11:16 dandara
desculpem-me a sinceridade, mas hoje em dia apenas vejo pobres a analfabetos se preocupando com religiao. Gente, já passou mto tempo desde a idade media para ainda se acreditar nestes contos de fadas ridiculos. Na Europa as igrejas estao as moscas, sendo vendidas para se transformarem em casas noturnas ou demolidas p construirem predios. O que este pessoal pensa ou deixa de pensar p mim nao faz a menor diferença. P/ q gays precisam de aceitaçao de igreja? Meu cuuuuuuu.
17-10-2014 às 22:07 Nereu para Bicha Resolvida
Bicha.... virei seu fã! Faço igual!!!
17-10-2014 às 10:57 Bicha resolvida
Se algum padreco, bispo, arcebispo, cardeal, papa, me excomungar, faço o que Martinho Lutero féz lá no século XVI, desafiando frontalmente a autoridade do Papa da época: rinvado a igreja, rasgo o decreto de excomunhão na frente do dito cujo de batina e, se lerdar, ainda chego o dedo bem na cara dele! E isto não é nenhuma bravata minha: faço isso mmesmo! Já fiz isso até com o meu pai, que uma certa vez tentou me humilhar, me chamando de "viadinho nojento", quanto mais com algum batinado, velho e gordo? Temos de ser mais ousados e valentes e parar de bancar as eternas "mariquinhas", vítimas da sociedade e da religião homofóbicas. Arre! Metam os pés na porta, cambada!
17-10-2014 às 07:46 Rubens
SEJA UM ATEU ....E NÃO SE PREOCUPE COM AS RELIGIÕES !!!!! SE LIBERTE BICHA !!!!!!!!!!!!!