ASSINE JÁ ENTRAR

Unanimidade

STJ reconhece direito à pensão alimentícia para homossexuais.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 05 de Março de 2015

O Superior Tribunal de Justiça decidiu, nesta terça-feira (03), por unanimidade, que é possível um parceiro homossexual receber a pensão alimentícia em caso de separação. Esta foi a primeira decisão do STJ sobre pensão para casais homossexuais e a decisão vai servir de parâmetro para juízes de todo o País.

No processo em questão, o homem morador de Bragança Paulista, portador de hepatite crônica e vírus da AIDS, viveu 15 anos com o parceiro e entrou na Justiça com pedido de reconhecimento de união estável. Em paralelo, entrou com uma ação cautelar, como se fosse um pedido de liminar, para requerer pensão alimentícia.

Na primeira instância, o entendimento foi de que era necessário aguardar uma decisão final sobre o reconhecimento ou não da união estável. No Tribunal de Justiça de São Paulo, os desembargadores consideraram que não era cabível a pensão em caso de união estável homoafetiva.

Ao decidir sobre o tema, a Quarta Turma do STJ fixou o entendimento de que, como a união homoafetiva foi reconhecida inclusive pelo Supremo Tribunal Federal, a pensão alimentícia é devida caso se comprove a necessidade por parte de um lado e a possibilidade de pagar por parte de outro. O Tribunal de Justiça de São Paulo vai analisar os rendimentos do casal e, se entender que o pagamento é de fato necessário, vai definir o valor da pensão.

No julgamento, o ministro Luis Felipe Salomão lembrou que já foram reconhecidos diversos direitos a casais homossexuais, como partilha de bens, adoção e casamento civil. Na avaliação dele, a união estável homoafetiva tem o mesmo direito de uma união estável heterossexual. “Absolutamente ninguém, pode ser privado de direitos, nem sofrer quaisquer restrições de ordem jurídica por motivo de sua orientação sexual”, entendeu o ministro.

09-03-2015 às 15:00 Marcos
Não é tão simples assim, o parceiro terá que provar que é realmente nessecitado, e que o outro tem condições suficiente para bancar, e será por um tempo pré estabelecido em contrato. Alem da humilhaçao de ter que estar pedinho uma penção, mostra que voce é uma bicha pobre, monetariamente falando.
09-03-2015 às 11:57 FRANCISCO
....MAS É CLARO QUE VOU PROCURAR MEUS DIREITOS !!!! QUERO AQUELE VIADO ME PAGANDO PENSÃO O RESTO DA MINHA VIDA !!!!!!!!!!!!!
06-03-2015 às 00:40 Diva
Se o companheiro viveu durante 10 ou 15 anos juntos no mesmo teto dividindo tudo durante o relacionamento, nada mais do que certo, principalmente quando está numa situação difícil e se poder provar, é claro. Nada mais justo que, uma boa pensão alimentícia, não é verdade?
05-03-2015 às 20:41 Edu
Já me envolvi com vários caras aproveitadores ao longo da vida. Hoje estou beeeeem esperto com esse tipinho. É gente com visão de futuro, que aguenta as maiores dificuldades do relacionamento não porque gosta de você, mas porque enxerga você como pote de ouro, como uma "poupancinha". Quando eu era estudante, namorei um carinha que vivia a me pedir para pagar o metrô pra ele. Era uma constante: ele nunca tinha dinheiro. E eu sempre ouvia: "você é um cara para casar!" Meti o pé quando ele, um belo domingo, resolveu tomar um milk shake e, na fila do caixa, na hora de pagar, virou pra mim e disse: "é x". E ainda achou ruim porque eu me recusei a pagar. Já meu último relacionamento, contudo, superou qualquer experiência com gente interesseira: resolvi prestar um concurso, cujo salário era nababesco, e o cara pirou, já fazendo planos de comprar apartamento em bairro nobre de SP, exatamente o bairro onde a criatura trabalhava, do jeitinho que ele sonhava, mas com um dinheiro que, SE eu tivesse sido aprovado, seria MEU e não dele. E eu ouvia direto: "você é homem para a vida inteira!" Essa decisão do STJ me deu até frio no estômago, porque o que tem de bicha alzira solta por aí, tudo louca por dinheiro, pra dar o golpe do baú, não tá escrito! O jeito é ficar espertíssimo com namorado muito "apaixonado".
05-03-2015 às 20:38 levigne
muito bom, temos que fazer valer nossos direitos também somos gente independente da nossa condição sexual! bom saber que o Brasil pelo menos nesse sentido está crescendo, por isso que é bom saber quem realmente são as pessoas que nos relacionamos, casamento é coisa seria! aliás o meu será mês que vem. estou muito feliz gostaria compartilhar minha felicidades com todos vcs! abraços!!!
05-03-2015 às 19:17 Tou Fora!
Achava que homossexual era um ser mais evoluído , mas quer copiar todo que não presta da cultura hétero.Muito triste isso. Se for pra viver se policiando para evitar relacionamentos golpistas, é melhor arrumar uma mulher.
05-03-2015 às 17:39 Fábio- Belém do Pará
Mas do que merecido,apoiado todos somos iguais.parabéns aos Ministros do STJ.
05-03-2015 às 17:25 Euzinha
Absolutamente correto.