ASSINE JÁ ENTRAR

Sonho realizado

Casal consegue liminar para registrar gêmeas com o nome das duas mães.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015

Duas mulheres, casadas há um ano, conseguiram na Justiça o direito de registrar as filhas gêmeas com o nome das duas mães. A decisão é da 2ª Vara Cível de João Monvelade, na região central de Minas.

A pedagoga Agda Consolação Vieira Amora e a supervisora de RH Cíntia César Amora, ambas de 38 anos, estão juntas há sete. Em 2014 já haviam sido o primeiro casal do mesmo sexo a registrar o casamento civil na cidade.

Com a ajuda de um doador anônimo, elas realizaram fertilização in vitro e Cíntia deve dar à luz entre o fim de outubro e o início de novembro a duas meninas. "Eu já tenho um filho de 15 anos e a Cíntia queria muito ser mãe, então pensamos na inseminação e partimos para a fertilização in vitro. Estamos muito felizes com a chegada das meninas, a Júlia e a Maísa. Meu filho também nos dá o maior apoio".

A advogada Renata Cely Frias, que cuidou do caso, explica que em Minas ainda é necessária autorização do juiz para registrar crianças em nome de um casal do mesmo sexo. "Em vários Estados há uma portaria do TJ que autoriza o registro diretamente, mas em Minas ainda não há esta instrução. Achamos importante pedir a antecipação de tutela para que a companheira possa sair da maternidade e registrar as crianças normalmente em nome das duas mães".

Na sentença, o juiz Wellington Reis Braz destaca que "felizmente, os casais homoafetivos casam-se civilmente e, em consequência conseguem procriar através de métodos alternativos de fertilização, diante dos avanços tecnológicos da medicina" e que o Supremo Tribunal Federal "já reconheceu as uniões homoafetivas como uma das possibilidades de construção familiar, concedendo-lhe status de entidade familiar constitucionalmente protegida".

12-10-2015 às 12:48 Edmundo Animal P/ Leiloca arrombada
Que seja Edmundo, então, viada do caralho! Já vi "Edimundo" escrito. Por mais errado que possa parecer. O mais importante será o meu cacete de 19cm tentando entrar na sua cuceta! Vida!
10-10-2015 às 11:52 Edimundo???
Mais vergonhoso edimundo escrito desta forma...rsrsrs.. edimundo, diqualmundo? diquemesmo?
10-10-2015 às 08:32 Edimundo Animal P/ Leila Arrombada
Venha aqui, que eu vou te arrombar seu cu ainda mais um tantinho. Viada!
09-10-2015 às 23:52 para LeilaRRombada
chacota e vergonha alheia é auto denominar LeilaRRombada. Só opinião sem ofensas : )
09-10-2015 às 23:02 Love
Tudo novo assusta mesmo. Novas familias com duas maes e dois pais serao normal futuro
09-10-2015 às 13:56 LeilaRRombada
Quem gostaria de ter no registro duas mães? Chacota dupla para os bebês. Só opinião sem ofensas.