ASSINE JÁ ENTRAR

Boa medida

Barcelona vai retirar poder de autoridades que não casarem pessoas do mesmo sexo.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2016

Joan Clos, ex-prefeito de Barcelona, ao realizar o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo, há 11 anos.Joan Clos, ex-prefeito de Barcelona, ao realizar o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo, há 11 anos.

A prefeitura de Barcelona retirará o poder de realizar casamentos dos vereadores que não aceitarem unir casais do mesmo sexo. Foi o que anunciou na última quinta-feira a vereadora Laura Pérez, encarregada da área de Ciclo de Vida, Feminismo e LGBT. "Trata-se de uma medida para evitar a discriminação", afirmou Pérez.

Os representantes políticos [partidos ou coalizões] municipais, explicou, já foram notificados sobre essa normativa. A prefeita Ada Colau assinará um decreto para implementar a iniciativa, que também foi informada ao Síndic de Greuges (Defensoria Pública), no qual foi apresentada uma queixa formal.

A decisão chega dois anos depois que um vereador do Partido Popular (PP) no distrito de Sarrià se negou a realizar um casamento entre duas lésbicas, alegando “objeção de consciência”. A união foi celebrada normalmente porque todos os vereadores conhecem com antecedência os horários dos casamentos e uma representante socialista se ofereceu para assumir o posto do político do PP.

A celebração das bodas civis é uma incumbência que o Código Civil atribui aos juízes e prefeitos. Este último delega sua responsabilidade aos vereadores. No caso de Barcelona, há uma rodada de casamentos na sede da Prefeitura (onde as cerimônias são realizadas por turnos pelo prefeito, os vice-prefeitos e os líderes partidários) e nos dez distritos, nos quais a responsabilidade é dos presidentes distritais. Não há um calendário claro e, em virtude de suas agendas (e sua consciência), os vereadores trocam de turno. Na Prefeitura as autoridades insistem que nunca deixaram de realizar um casamento.

Depois daquela polêmica, o Síndic de Greuges da Catalunha pediu que as autoridades esclarecessem sua posição com relação a essas uniões. “Os vereadores que tenham alguma reserva pessoal para oficiar essas cerimônias, que comuniquem sua objeção no mesmo instante em que recebem a delegação do prefeito”, disse Rafael Ribó. “Sem prejuízo de considerar que a objeção de consciência possa ser levantada e exposta no que se refere à celebração do casamento entre pessoas do mesmo sexo, o Síndic considera que essa circunstância não pode impedir o exercício do direito que todos os contraentes têm de realizar a cerimônia no dia que assim solicitarem”, assinalou o Síndic.

10-02-2016 às 14:09 Fernando
Barcelona deu exemplo. Os vereadores são pessoas públicas, então devem atender e respeitar o exercício de cidadania, além de ficarem atentos que todo cidadão seja gay ou não, paga impostos e o dinheiro que mantem o estado e a sociedade em funcionamento não tem sexo. Portanto, sejamos felizes e vivamos em diplomacia com espirito de integração e sociedade unida que repudia extremismos e falsa hipocrisia.
10-02-2016 às 07:43 Senhora dos Absurdos
Antes de mais nada meninas, aulas de português é fundamental !!!!!!!!
09-02-2016 às 19:44 SOU TRAVESTIR
ACHO ISSO RINDICULO, MINHA OPINIÃO , SOU TRAVESTIR MAIS NAO CONCORDO DE TIRAR A AUTORIDADE NÃO E POR AI
08-02-2016 às 13:43 TÁ Chegandu RJ 40 GRaus
(GOONIE) para você ......proxima mais doqué nunca é BRAZIL RIO DE JANEIRU RJ BRASIL viverem sentirem cara-metade-cara jogos na sede ao vivo é ACORES GLOBAL TV OLIMPIADAS PARADEFICEITES OLIMPIADAS JOGOS ! É Metrpolins Mares mais Praias Clubs ILGBT Super Enormes Futuristas eternus Turisticas Museus para fluxu diaroios eternus 24hs TRUSITICUS para mais cresimentus de ROCHAS PEDRAS ÁGUAS SERRAS PONTES MAIS PONTES NOVELAS CINEMAS MAIS CINEMAS ! Uniâo Homofetivus COLETIVAS .
08-02-2016 às 13:22 goonie
Barcelona, referência gay na Europa, turismo em alta. Até o prefeito apoiando a homossexualidade para aumentar a receita da cidade que sediou uma olimpíada, e cresceu! Vou viajar para Spain e rever Daniel... quanta saudade!
08-02-2016 às 12:58 Estes poderes políticos .....
O Q Eles(as) autoridades tem haveres com a felicidade união de ambus sexo mesmo sexo por ficarem fazendo fuipuicui tricor mega tricor ! Mais real moeda real local investimentus para comercio turismo emgradecimentus paz felicidade familias educaçâo espiruatilidade para familias é futuros do país cidade mundial UNIÂO CASAMENTU FELICIDADE ETERNA DO MESMO SEXO @ . Uniâo eterna super velhecida cansativus ! Corretismu estes(as) autoridades serem insoneradas do seus(as) ! Cargus ! Se adoram tantus mesmo de sexo DIVERSIVIDADE DIFERENCIADAS exitem por DEMAIS figuras HUMOR Transex Generius Opç Amizades q curti adoram um rasga puxa saco CELEBRETIUON @ Insegurança por parte de avaliaçoês de profissional pelo seu perfil @ ! Maior parte do contéudo hoje mundial esta é sendo os HETEROSSEX Blog Vídeos youtube fan paga . TENS mais doque registrarem a felicidade com tudo é toda leís artigus direitos herança bens igual amore imortal real sexo mesmo sexo .