ASSINE JÁ ENTRAR

Década de Ouro LGBT

Documentário sobre noite gay, São Paulo em Hi-Fi estreia em nova versão.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 19 de Maio de 2016

Documentário histórico que resgata a era de ouro da noite gay paulistana, nos anos 1960, 70 e 80, São Paulo em Hi-Fi entra em cartaz no Cinesesc (rua Augusta, 2075 ) nesta quinta, 19, em nova e definitiva versão. O filme dirigido por Lufe Steffen traz lembranças de testemunhas do período, trazendo à tona as casas noturnas que marcaram época, as estrelas, as transformistas, os heróis, e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da Aids.

São Paulo em Hi-Fi será exibido em quatro sessões diárias: 14h; 16h; 19h30; 21h30. Na estreia, em 19 de maio, não haverá a sessão das 19h30, e a última sessão será às 21h, e será especial: gratuita ( ingressos distribuídos 1 hora antes ) e com a presença do elenco e imprensa.

Depois que o filme sair do Cinesesc, deve ir para outras salas de SP e de outras capitais brasileiras. A programação de cidades, salas e horários será sempre atualizada na página do filme no Facebook.

No documentário de 101 minutos, ao longo das entrevistas, diversas casas noturnas e bares são relembrados, como a boate Homo Sapiens ( a famosa “HS”, onde hoje funciona a boate gay Bailão ), a danceteria Off, o inferninho Val Improviso e os bares lésbicos Ferro’s Bar, Moustache e Feitiço’s. Além, naturalmente, da boate Nostro Mondo, inaugurada em 1971 e que durou 42 anos.

Nas gravações, registradas em junho de 2013, a equipe entrevistou cerca de vinte pessoas, que revelaram suas memórias e experiências. O escritor João Silvério Trevisan, o jornalista Celso Curi – autor da pioneira Coluna do Meio, primeira coluna gay do jornalismo brasileiro, em 1976 -, o historiador norte-americano James Green e os jornalistas Leão Lobo e Mário Mendes, entre outros, dão seus depoimentos no filme.

A empresária Elisa Mascaro é outro destaque. Ao lado do marido, Fernando Simões, ela foi proprietária de três casas noturnas que marcaram o cenário gay da cidade: o K-7, o Medieval e a Corintho. A transformista Miss Biá, que começou a carreira em 1960, a transexual Gretta Starr e a drag queen Kaká di Polly também comparecem com histórias pitorescas, emocionantes e inesquecíveis.

São Paulo em Hi-Fi foi exibido pela 1ª vez em novembro de 2013 no Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, em São Paulo. No fim de 2014, o projeto foi premiado pelo programa “Fomento ao Cinema Paulista” do ProAC – Governo do Estado de São Paulo, e recebeu apoio da Sabesp para ser finalizado. Assim, o filme ganhou nova mixagem de cor, de som, trilha sonora original, nova direção de arte e repaginação geral. Transformou-se num novo filme, a versão definitiva da obra – e é essa versão que finalmente estreia nos cinemas, em maio de 2016, pela primeira vez em circuito.

Entre os prêmios vencidos pelo filme estão: Prêmio do Público: Melhor Documentário – 18º Queer Lisboa / Lisboa, Portugal; 3º Prêmio Papo Mix da Diversidade – Categoria Cultura LGBT; Prêmio Câmara Municipal de São Paulo – Dia Municipal de Combate à Homofobia; e Troféu Ida Feldman – 21º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual. O filme já foi exibido também em 11 festivais, entre eles o 28º Mix Milano Festival, na Itália, e 18º Queer Lisboa, em Portugal.

O filme está sendo lançado pela Cigano Filmes, produtora independente, baseada em São Paulo. Em 2016, a Cigano lança seu primeiro longa-metragem, São Paulo em Hi-Fi, e seu mais recente curta-metragem, “Xavier”, de Ricky Mastro.

Confira a entrevista com o diretor do filme falando sobre cinema LGBT nacional e o seu novo filme:

21-05-2016 às 05:02 Marco Aurélio
Oh, época maravilhosa no centrão de SP! Eu, adolescente, já beijava na boca atrás da praça da biblioteca. Hoje em dia, muita alma penada na madrugada; o centro cheio de usuários de crack; a praça da República transborda travestis poc poc. Muito cuidado por onde anda!
19-05-2016 às 21:35 Loly popy
Sai foi de cruz credo, gringa cubana bacana sacana!
19-05-2016 às 15:22 EITA MENINO ! É CEARÁ !!!
CAZUZA ELIS REGINA TIM MAIA CLARA NUNES TOM JOBIM PROJAC TVE BANDEIRANTES GLOBAL GAROTAS DE IPANENNAS LAURO CORONA CASIA ELEIR MANGUEIRA JN BOA ANOITI ! Ainda nâo tinhas linhas eixo conexion global para mega opção noturna paulistana selva de pedra em casa esquina uma supresa conheça SÂO PAULO SP METROPOLINS MAIOR PAÍS Brasil .
19-05-2016 às 15:16 DISC EURO GLOBO EURO
Verdade em ! AS MEGA TOP CASA NOTURNAS ILGBT PADROÊS INTERN NÂO FICARAM NÂO FIRMARAM COM DIVERSIDADE COM EVOLUÇÂO SEXO LOVE SEXO IMIGRAÇÂO DE PAÍS ESTADOS CIDADES DO ESTADO BRASIL GUYS ASSUMIREM LONGE SUPER DISCRETO DO CONVIVIU FAMILIAR AMIGOS ANTE PASSADOS EDUCACIONAL NATURALIDADE ! SUPER SHOW NOMES DAS ESTRELAS NURALIDADE QUE FIZERAM ESTE MEGA FLESH BACK POP MUSIC DISC MUSIC DISCOTEC PAULISTANOS NOITES DISC FEVER DENCE DJS REMIX !