por Redação MundoMais
Terça-feira, 04 de Maio de 2021
Era pra ser apenas mais um especial musical no Dia do Trabalho. Mas o show da emissora pública RAI virou uma disputa política entre o rapper italiano Fedez e membros do partido Liga, de Matteo Salvini.
Fedez acusou a TV de tentar vetar seu discurso, e publicou em suas redes sociais, inclusive, uma gravação de um telefonema em que um dirigente do canal é ouvido alertando o rapper de que seu discurso foi “editorialmente inadequado”.
Durante a apresentação do tradicional concerto de 1º de Maio, no Auditorium Parco della Musica, em Roma, o cantor revelou que seu discurso foi considerado “impróprio pela vice-diretora da Rai3”.
Ele denunciou ainda o bloqueio de um projeto de lei, no Senado, que pune os crimes de homofobia, transfobia, misoginia e violência contra pessoas com deficiência, devido à relutância da Liga e do presidente da Comissão de Justiça da Itália, Andrea Ostellari.
Fedez, que é um ávido defensor dos direitos LGBT, começou a ler uma série de declarações homofóbicas de líderes do partido de extrema direita, como a de Giovanni De Paoli, conselheiro regional da Ligúria: “Se eu tivesse um filho gay, o queimaria no forno”.
Em meio à polêmica, a RAI negou as denúncias e disse que nunca pediu antecipadamente os textos e que nunca praticou formas de censura preventiva contra qualquer artista.
“Isso deve ficar claro, sem mal-entendidos e não aceitamos exploração que possa prejudicar a dignidade da empresa e de seus colaboradores’, diz a nota.
Salvini criticou a postura do rapper: “Fedez e Rai 3, toda polêmica interna na esquerda. Artista de esquerda, ‘censores’ de esquerda. Viva a música e a liberdade. Estamos esperando que alguém pague e renuncie “, tuitou Matteo Salvini.
Federico Leonardo Lucia, conhecido pelo nome artístico de Fedez, é um rapper, influenciador, cantor e compositor italiano.
Fedez e a esposa Chiara Ferragni, e os filhos Leoni e Vittoria
Em 2011, lançou os discos “Penisola che non c’è” e “Il mio primo disco da venduto”, lançados como downloads digitais gratuitos.
No ano de 2013 foi jurado convidado durante as audições da sétima temporada do show de talentos italiano X Factor.
Em 2017 ele pediu em casamento Chiara Ferragni, uma das mais famosas “influenciadoras” do mundo, durante seu show em Verona.
Em 2020, Fedez arrecadou € 3 milhões – cerca de R$ 20 milhões – em 24 horas por meio de uma arrecadação de fundos com Chiara para apoiar o hospital San Raffaele em Milão durante a pandemia COVID-19 na Itália.
No início de 2021, o rapper foi um dos artistas que competiram no Festival de Música de Sanremo, ao lado de Francesca Michielin. Os dois terminaram em segundo lugar.