por Redação MundoMais
Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024
Apesar do tradicionalismo e da heteronormatividade ainda presentes nas touradas, Mario Alcalde, um madrilenho de 31 anos, fez história ao tornar-se o primeiro toureiro espanhol a se declarar membro da comunidade LGBT+. Em uma recente entrevista, Alcalde, que complementa sua renda trabalhando no aeroporto, revelou sua identidade pansexual.
“Sou toureiro. Eu sigo meu próprio ritmo. Minha mentalidade é diferente dos outros toureiros. Meus gostos não se alinham com a norma nas touradas, tanto politicamente quanto sexualmente”, compartilhou ele em uma entrevista ao canal espanhol El Mundo. “Sou pansexual e me identifico muito com a bandeira LGTB. Me apaixono pela essência, sem me importar com o gênero.”
Embora as touradas sejam legais na Espanha, várias cidades em todo o país proibiram essa prática controversa. De acordo com uma pesquisa de 2016, apenas 19% dos cidadãos espanhóis apoiavam as touradas, conforme relatado pela PETA.
Apesar de Alcalde trazer diversidade para esse ambiente polêmico, a comunidade queer geralmente não é uma grande defensora das touradas. No entanto, o toureiro expressou ambições de mudar essa perspectiva. “A verdade é que muitos gays são contra as touradas”, admitiu Alcalde.
“Mas é incrível quando você se assume e, depois que as pessoas te conhecem, elas passam a enxergar de maneira diferente. Eu digo a eles: ‘Sou toureiro’, e eles mudam de opinião”, afirmou. “Quero organizar um clube taurino em um bar em Chueca [um bairro LGBT+ em Madrid].”
Sobre as possíveis reações nas praças de touros, Alcalde compartilhou: “Não sei como vão reagir. Não acredito que vão me rejeitar. Na verdade, os fãs são diversos. Nem todos que frequentam touradas são entusiastas dos touros, e há aqueles que nem frequentam as arenas. Eu sigo meu próprio caminho e não me importo com o que os outros pensam.”