ASSINE JÁ ENTRAR

Academia de Brasília expulsa 7 alunos após festa em banheira; grupo aponta homofobia

O estudantes relataram que não houve conduta imprópria e que foram alvo de discriminação por parte da academia.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Na quinta-feira (11), sete alunos foram expulsos da Academia Unique, localizada na 906 Sul, em Brasília, por causa de uma banheira de ofurô. O grupo, composto por seis homens e uma mulher, acredita que a decisão foi motivada por homofobia. As informações são do Metrópoles.

Entenda o caso

Os alunos receberam notificações de rescisão de contrato via WhatsApp, citando a violação de regras contratuais. Um dos alunos expulsos relatou ao Metrópoles que o grupo esteve reunido no ofurô da academia no dia 7 de julho e que, quatro dias depois, todos receberam comunicados de desligamento.

Ainda segundo o portal de notícias, na mensagem, uma funcionária informou que a expulsão se deu por “prática de conduta ofensiva, ilegal ou que, de alguma maneira, cause perturbação ao ambiente“. Os alunos, no entanto, negam ter infringido qualquer regra da academia.

Estudantes alegam LGBTfobia

Os estudantes, em sua maioria identificados como LGBT+, questionaram a motivação da academia e alegaram preconceito. Um dos banidos afirmou ao Metrópoles que o grupo não realizou nenhuma ação que justificasse a expulsão, considerando a decisão como um ato de homofobia. Além disso, ele mencionou a possibilidade de gordofobia.

Os alunos tentaram obter explicações da diretoria da academia, mas não tiveram resposta. Eles também afirmaram que não havia nenhuma sinalização no ofurô indicando as regras ou limites de uso.

Na semana anterior à expulsão, alguns dos alunos já haviam expressado descontentamento com a falta de representatividade LGBT+ na academia, mas foram recebidos com respostas que consideraram como preconceituosas.

Segundo informações do portal, os alunos questionaram a falta de posicionamento frente ao Dia do Orgulho LGBT+, mas os donos da academia “responderam com a pergunta: ‘Eu vou fazer o Dia do Orgulho Hétero também?!’. Disseram ainda que a orientação de comunicação deles segue as premissas da Igreja Católica, e que ele não faria uma postagem somente para provar que nós éramos bem-vindos ali“.

Posicionamento da academia

Após o comunicado inicial, a academia alegou que a banheira de ofurô tinha uma capacidade máxima de três pessoas e que o grupo excedeu o limite de peso, justificando a rescisão dos contratos. A unidade ressarciu os valores referentes aos alunos expulsos, mas não forneceu explicações detalhadas sobre as alegações de homofobia e gordofobia.

22-07-2024 às 14:17 Jhony Almas Sebosa
Nas academias são points de exibição de corpos, no vestiário os homens exibem as chibatas enormes como troféus, e ficam istigando as gays, mas nesse jogo de sedução é preciso cautela. Pois pode desencadear uma reação de ódio.
20-07-2024 às 16:04 Luli
Concordo com André
20-07-2024 às 14:10 André
Sou gay, odeio estabelecimento preconceituoso, mas nesse caso aqui honestamente fiquei em cima do muro. Às vezes eu acho que estamos pegando um pouco pesado nessa parada de representatividade e política identitária e tals, mano. Eu vou a academia, faço os meus treinos, dou uma olhada nos boys, pq ninguém é de ferro rs , reconheço o espaço do outro quando não quer interagir, nem todo mundo gosta do que a gente gosta e volto pra casa feliz da vida. Sei lá, fiquei em cima do muro nesse caso.
20-07-2024 às 02:01 !
Nunca me simpatizei com Academia, paradoxalmente, o merchandising são corpos sarados que se "propõem a oferecer"! Numa Clinica de Fisio com a parte de Academia, o dono Fisio não quis fazer a Fisio presumo porque nossos rostos poderiam ensejar paquera pela posição do procedimento! Porém com aluno da Academia ele fez numa boa a massagem das coxas até as respectivas virilhas! E Academia - via de regra - tem um certo apelo, digamos assim, gay. Até no YouTube tem vídeos ou inserções com "aproximação" personal X aluno!!!
19-07-2024 às 13:02 Eu
É complicado definir onde há preconceito , pois sabemos que há muita gente preconceituosa, mas sabemos também que tem muitos gays abusados demais. Não acho legal ser rotulado por todos, há homossexuais abusados e há heterossexuais abusados, mas não adianta fazer coisa errada e ficar gritando que é homofobia, não digo que esse seja o caso, é só uma observação.
18-07-2024 às 19:26 Elzer
Discunjuro!