por Redação MundoMais
Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024
O jogador do Boston Red Sox, Jarren Duran, foi suspenso por dois jogos após proferir um insulto homofóbico dirigido a um torcedor. O incidente ocorreu durante a derrota do time por 10 a 2 contra o Houston Astros, no Fenway Park, no último domingo (11). A suspensão foi anunciada pelo clube da Major League Baseball (MLB) e o salário de Duran durante o período será doado para uma organização LGBT+.
Confira na íntegra o pronunciamento do time de beisebol
“Em consulta com a Major League Baseball, o Red Sox emitiu hoje uma suspensão de dois jogos sem pagamento para o jogador de campo Jarren Duran, começando com o jogo desta noite contra o Texas Rangers no Fenway Park.
Além disso, o salário de Duran durante a suspensão de dois jogos será doado para a PFLAG (Federação de Pais e Amigos de Lésbicas e Gays), a maior organização dos Estados Unidos dedicada a apoiar, educar e advogar por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer e aqueles que os amam”.
Insulto foi captado na transmissão
O insulto de Duran foi captado pela transmissão ao vivo e rapidamente se espalhou nas redes sociais. Durante o jogo, um torcedor zombou da performance de Duran, sugerindo que ele “precisava de uma raquete de tênis para conseguir acertar a bola“.
Após o jogo, o Red Sox emitiu um comunicado no qual o atleta da MLB pediu desculpas por sua conduta. “Durante o jogo desta noite, usei uma palavra realmente horrível ao responder a um fã“, disse Duran no comunicado. “Sinto-me péssimo sabendo quantas pessoas ofendi e decepcionei. Peço desculpas a toda a organização do Red Sox, mas, mais importante, a toda a comunidade LGBT+“.
O clube também expressou seu posicionamento, reforçando o pedido de desculpas do jogador. “O Red Sox abordou esse incidente com Jarren imediatamente após o jogo de hoje. Nós ecoamos o pedido de desculpas de Jarren aos nossos fãs, especialmente à comunidade LGBT+. Nós nos esforçamos para ser uma organização que acolhe todos os fãs no Fenway Park, e continuaremos a educar nossos funcionários, jogadores, treinadores e equipe sobre a importância da inclusão“, informou o clube em comunicado.
Duran começou a cumprir a suspensão no jogo de segunda-feira (12) contra o Texas Rangers. A punição segue precedentes anteriores na liga, como os casos de Matt Joyce em 2017 e Kevin Pillar na mesma temporada, ambos suspensos por dois jogos devido a incidentes similares.
Esse não é o primeiro caso de ofensa homofóbica na MLB. Em 2012, por exemplo, Yunel Escobar foi suspenso por três jogos por usar adereços nos olhos com inscrições ofensivas.