por Redação MundoMais
Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024
Um novo filme biográfico sobre James Dean está sendo desenvolvido, e deve explorar aspectos inéditos da vida pessoal do ator. Com base no livro de memórias “Surviving James Dean“, de 2006, o roteirista e diretor Guy Guido busca retratar o suposto relacionamento secreto entre Dean e William Bast, além dos desafios enfrentados por ambos durante a década de 1950. As informações são do The Hollywood Reporter.
Romance entre James Dean e William Bast
O livro de Bast detalha sua amizade e suposto romance com Dean, descrevendo o relacionamento que os dois teriam mantido em segredo para evitar danos à carreira do ator, que na época mantinha relacionamentos com atrizes famosas. Bast e Dean se conheceram no programa de teatro da UCLA, onde se tornaram colegas de quarto, amigos íntimos e, segundo Bast, amantes.
Dean morreu em 1955, aos 24 anos, em um acidente de carro, deixando um legado na indústria cinematográfica, com filmes como “Juventude Transviada” e “Assim Caminha a Humanidade“, lançados postumamente.
Segundo o portal de notícias, o roteiro de Guido acompanha a trajetória de Dean e Bast, desde o primeiro encontro até a morte do ator. O filme explorará não apenas o relacionamento amoroso entre os dois, mas também o processo de aceitação de Bast sobre sua orientação sexual em uma época em que ser gay era fortemente estigmatizado.
Diretor destaca admiração por James Dean e William Bast
Guido, que é um grande admirador de James Dean desde os 18 anos, explicou que sempre soube da relação entre Dean e Bast, mesmo quando os rumores sobre o romance eram ocultados por Hollywood. “Como cineasta, adoro contar a história da vida de uma celebridade em seu período de amadurecimento. Como um homem gay, fui particularmente atraído pela história única de Bast”, afirmou o cineasta.
Guido, que já dirigiu o filme “Madonna and the Breakfast Club“, está determinado a fazer justiça à história. Ele destaca a importância de encontrar o elenco certo para interpretar os papéis de Dean, Bast e outros personagens importantes da narrativa. “Quero que as pessoas sintam como se estivessem assistindo ao verdadeiro James Dean na tela”, destacou ao THR
Produção em estágio inicial
A produção de “Surviving James Dean” ainda está em fase inicial e não tem financiamento assegurado. No entanto, Guido segue em negociações com produtores e espera atrair a equipe certa para levar o projeto adiante. “Quero encontrar a equipe certa para fazer parceria. Produtores que entendam a gravidade e a importância de uma história como essa, especialmente no clima social dividido de hoje”, finaliza.
Relação sadomasoquista de James Dean e Marlon Brando
William Bast não teria sido o único homem com quem James Dean chegou a se relacionar. Segundo uma biografia não autorizada sobre James Dean, intitulada “James Dean: Tomorrow Never Comes“, o ator teria supostamente vivido um relacionamento sadomasoquista com Marlon Brando (foto abaixo).
O livro, escrito por Darwin Porter e Danforth Prince, afirma que Brando via Dean como um “brinquedo sexual” e que eles mantinham uma relação de dominação, com Brando gostando de torturar Dean fisicamente, inclusive apagando cigarros em seu corpo. Segundo os autores, Brando e Dean se conheceram em uma conferência em Nova Iorque, onde Dean confessou sua admiração por Brando, que teria respondido com um beijo.
O livro também traz relatos de amigos dos atores, como o compositor Alec Wilder, que confirmou o relacionamento, embora tenha afirmado que fidelidade sexual não fazia parte de suas vidas. A relação entre os dois foi marcada por uma dinâmica de poder, com Dean apaixonado e Brando exercendo um controle sádico sobre ele. Além do romance com Brando, o livro também alega que Dean teve relações sexuais com Walt Disney, embora não haja comprovações sobre a orientação sexual de Disney.