por Redação MundoMais
Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024
Na última terça-feira (12), em conversa com o portal UOL, o pastor Heliano Ferreira Silva, 45 anos, compartilhou sua trajetória como homem trans e a busca pela aceitação em meio aos desafios pessoais e religiosos. Heliano destacou que, após conhecer o Evangelho, encontrou um espaço onde se sente acolhido por Jesus, apesar de sentir que grande parte da sociedade ainda o vê com preconceito.
Segundo ele, a sua fé foi determinante para fortalecer sua autoestima e dar um novo sentido à sua vida, especialmente ao enfrentar a descoberta de um câncer de mama durante sua transição de gênero. “Por mais que 90% da sociedade fale que os LGBTs não herdarão o reino do céu, depois que conheci o Evangelho, eu sei que Jesus me aceita”, contou.
Criado em lar conservador
Heliano contou que sua espiritualidade ficou mais forte depois de enfrentar conflitos internos sobre sua identidade e orientação sexual, especialmente por ter crescido em um ambiente conservador. Criado em uma família católica, ele lembra de ouvir que gostar de pessoas do mesmo sexo biológico era algo errado, o que o fez reprimir esses sentimentos por medo de rejeição e punição de sua família.
O preconceito que Heliano enfrentou desde pequeno fez com que ele escondesse seus desejos e dúvidas. “Minha família sempre foi muito preconceituosa com pessoas LGBTs. Chegou um ponto em que eu pensei: como eu vou ter um relacionamento com outra menina? Eu não posso. Eu sou sapatão? Eu vou para o inferno, minha mãe vai me dar uma surra”, relatou.
Hoje, casado e em paz com sua identidade, Heliano defende que sua relação com Deus vai além das críticas da sociedade. Em suas palavras, ele afirma que sua vida de fé e compromisso com sua parceira é tão válida quanto qualquer outra: “Não vivo em promiscuidade, eu sou esposo de uma mulher só, casei diante de Deus e pela lei, porque hoje ela garante isso. Pior são homens e mulheres em cima de altares, mentindo para si próprios, para a sociedade e para Deus. Esses, sim, acho que irão pagar uma conta alta com Deus”.