por Redação MundoMais
Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
David Barbosa, 22 anos, conhecido na internet como “Poc da Obra”, ganhou destaque ao compartilhar sua rotina como ajudante de pedreiro ao lado do pai, Reginaldo Medeiros. Natural de Itanhaém, litoral de São Paulo, o jovem quebra estereótipos da construção civil enquanto soma mais de 700 mil seguidores no TikTok e Instagram.
Paixão pelo ofício
Em entrevista ao jornal O Povo, o jovem contou que começou a trabalhar com o pai aos 17 anos, mas sua fascinação pelo ofício vem desde a infância, quando acompanhava Reginaldo nas obras. Apesar de já ter trabalhado em outras equipes de construção, David afirmou que sempre retorna para trabalhar com o pai: “Eu sempre volto e sigo aqui, firme”.
Em seus vídeos, David combina humor e autenticidade para mostrar o dia a dia na construção civil, desmistificando a profissão e buscando trazer visibilidade à população LGBT+ em um ambiente muitas vezes estigmatizado. Ele enfatizou que sua prioridade é ser quem é: “Acredito que, sim, há muito preconceito dentro da área de construção civil, mas é uma coisa que, comigo, eu não vejo muito, porque eu não dou destaque para essa parte”.
Por que ‘Poc da Obra’?
O apelido “Poc da Obra” surgiu de amigos, que o chamavam de “poc“, um termo popular no meio LGBT+. David incorporou o apelido ao contexto de seu trabalho nas obras, criando um nome que se tornou sua marca na internet.
O influenciador também comentou sobre o apoio da família: “Eles estranharam um pouco do começo. O pessoal é bem carinhoso, manda mensagens para minha família, e até encontrou os perfis deles antes de eu divulgar. Então, para eles, está sendo bem diferente”.
@apocdaobra Hoje é cuzcuz tá? 😂 . . . #TikTokMotivacional #comediatiktok #comediabr #humorbrasil #felicidade #memesbrasil ♬ Vamo de Pagodin... - MC Daniel 🦅
Construção dos vídeos e metas futuras
Os vídeos são planejados com antecedência, com David pensando nas gravações antes mesmo de sair para trabalhar e conciliando o trabalho nas obras com a produção de conteúdo. “Não pode deixar atrasar o trabalho. Então, tem que ficar alerta para iniciar a gravação antes, ajustar a câmera para pegar os melhores lugares e ângulos”, disse.
Segundo ele, muitas mulheres se inspiram em seus vídeos para realizar pequenas reformas em casa, como preparar massa para concreto ou pintar paredes. “Muitas mulheres falam que meu conteúdo serviu de inspiração para elas, já que muitas nunca puseram a mão na massa antes e, agora, elas mesmas fazem a massa para a calçada, uma pintura em casa etc.”, compartilhou.
@apocdaobra Ela faz o corre dela 💅 . . . #tiktokmotivacional #brasileiro #humorbrasil #felicidade #memesbrasil #obracivil #obra ♬ Morning Brew - edivieira
Embora esteja focado na criação de conteúdo e no trabalho com o pai, David tem planos para o futuro. Ele sonha em se especializar na área da construção civil e até mesmo cursar engenharia, uma vontade que cultiva desde a juventude.
“Tem que ter força de vontade e disposição para aprender. É preciso ter muita garra. Nós sabemos que não é fácil. Se a pessoa tem vontade de ir trabalhar, de seguir com esse objetivo, ela precisa começar pequeno. Nós começamos lá de baixo, subindo degrau por degrau”, finalizou.