por Redação MundoMais
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024
Na última sexta-feira (22), a Prefeitura de Ouro Preto, Minas Gerais, anunciou que o município contará com um novo ambulatório especializado para atender pessoas trans e travestis. O projeto será viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, enviada pela deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL). O anúncio foi feito pela própria deputada em publicação nas redes sociais.
Foco na saúde LGBT+
O ambulatório será voltado ao processo de hormonização e ao acompanhamento psicológico dessa população, respondendo a uma demanda apontada durante a Conferência Municipal LGBT no início do mês. “Discutimos a necessidade de avançar na saúde LGBT, em especial de pessoas travestis e transexuais”, afirmou Bella Gonçalves em vídeo ao lado de Victor Pinto, diretor de Promoção das Políticas LGBT de Ouro Preto, e Jozeli Rosa, assessora parlamentar. “Vamos juntos efetivar essa política”, completou Rosa.
Ademais, Victor Pinto destacou a importância da iniciativa para toda a região dos Inconfidentes. “Esse é um passo importante para Ouro Preto. A gente tem uma demanda enorme em relação à hormonização da população trans e, com certeza, vai ser um avanço gigantesco, não só para Ouro Preto, mas para toda a Região dos Inconfidentes”, declarou.
Estrutura já existente
O novo ambulatório complementará os serviços já oferecidos pelo Centro de Referência e Acolhimento (CRA) LGBT+, inaugurado em 2023. Localizado na rua Barão de Ouro Branco, no bairro Antônio Dias, o Centro fornece apoio jurídico e psicológico à população LGBT+ da cidade.
Em maio, o CRA LGBT+ iniciou um serviço público e gratuito de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo HIV, sífilis, hepatite B e C, uma colaboração entre a Prefeitura e o projeto de extensão Previna, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A iniciativa teve início com um diálogo sobre métodos de prevenção, incluindo Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP).