por Redação MundoMais
Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025
A segunda temporada da série “SAS: Rogue Heroes”, que estreou recentemente na BBC One e chega ao Amazon Prime Video em 12 de janeiro, mostra novos detalhes sobre a história dos Serviços Aéreos Especiais (SAS) do Exército Britânico. Inspirada em eventos históricos, a produção aborda questões sobre sexualidade e traz traços LGBT+ em um ambiente de guerra e muitos homens. Texto contém informações da Queerty.
Assista abaixo ao trailer da 2ª temporada:
Sexualidade escondida na narrativa
Na nova temporada, o tenente Paddy Mayne, interpretado por Jack O’Connell, ganha mais destaque após o tenente David Stirling, vivido por Connor Swindells, ser capturado como prisioneiro de guerra. A série explora com delicadeza questões relacionadas à sexualidade de Mayne, tema que há muito tempo gera debates históricos.
Apesar de não haver confirmações sobre sua orientação sexual, relatos apontam sua timidez com mulheres e comportamentos impulsivos, características estereotipadas que alimentam essas discussões e são incorporadas à narrativa.
Outro personagem que chamou atenção foi o coronel Dudley Wrangel Clarke, interpretado por Dominic West. Conhecido por seu gosto por moda, Clarke é retratado em um momento usando maquiagem e um vestido, o que faz referência a um episódio real de 1941, quando ele foi preso em Madri vestido de mulher, foto que foi muito divulgada na época.
A série, criada por Steven Knight (de “Peaky Blinders“), equilibra as cenas de ação com as complexidades da vida pessoal dos personagens. Mesmo sem provas conclusivas sobre a orientação sexual de Mayne ou Clarke, como aponta o portal Queerty, o série se aproveita desses elementos para discutir a forma como temas como sexualidade e expressão pessoal eram vividos em tempos de guerra e repressão.
Além de Mayne e Clarke, as relações entre os soldados também mostram um toque de homoerotismo. A relação entre Mayne e o segundo-tenente Eoin McGonigal (interpretado por Dónal Finn) é um exemplo disso, fazendo com que os espectadores reflitam sobre os laços que eram criados durante o período de guerra.