ASSINE JÁ ENTRAR
Promoção Black Friday Promoção Black Friday

Homem será indenizado em R$40 mil por sofrer gordofobia e homofobia no trabalho

Segundo o processo, o coordenador ouvia de seu gestor apelidos como "gordinho" e "veadinho".

por Redação MundoMais

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025

A Justiça do Trabalho decidiu que um homem deverá receber uma indenização no valor de R$40 mil, por danos morais, após ser vítima de discriminação no ambiente de trabalho. Segundo o processo, enquanto empregado, ele era chamado de "gordinho" e "veadinho" pelo gestor.

De acordo com o TRT da 2ª Região, onde o caso foi julgado, o profissional era coordenador de administração e finanças do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). Ele contou ter sofrido homofobia durante todo o período contratual.

Além disso, disse que era tratado com indiferença pelo diretor, que não lhe repassava tarefas e que teria o dispensado sob o argumento de que não foi aprovado em processo seletivo obrigatório para a função de coordenador. Em depoimento, uma testemunha confirmou as piadas agressivas feitas pelo superior e o mal-estar sofrido pelo colega.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da empresa para comentar o caso, mas não obteve retorno até o momento. Se houver, o texto será atualizado.

De acordo com a relatora do acórdão, desembargadora Eliane Pedroso, “está provado o fato danoso, que afrontou diretamente os direitos de personalidade do reclamante, notadamente sua aparência física e sua orientação sexual”.

Segundo a magistrada, tal atitude desequilibrava o ambiente ao invés de preservar o local de trabalho sadio. “A conduta ofensiva do gestor deve ser veementemente repelida pela Justiça do Trabalho, não só por ofender o arcabouço legislativo supracitado, mas também em nome da defesa dos direitos humanos, da justiça social e da democracia”, concluiu.

Fonte: Terra

14-01-2025 às 17:43 P/Jorge Jorge
Verdade fio. Beijos no teu coraçebo. E ignore os terras seca, que vierem te afrontar/Enxer teus sacu!
14-01-2025 às 17:39 Jorge Jorge
Na prática, claro, só esse rapaz sabe pelo que passou. Portanto, respeite-se. Agora, também na prática, as empresas estão deixando a agenda woke de lado. Ainda não chegou aqui, porque sempre estamos no ânus dos fatos, mas não tardará chegar. Aí, fim da contratação identitária. De modo que essa coisa de pôr a orientação afetiva, a obesidade, isto ou aquilo, como divisor do emprego vai acabar brevemente. É pela competência que seremos contratados para as poucas bagas de emprego. Assim como sempre foi e jamais deveria ter deixado de ser.
14-01-2025 às 11:30 Marcia Mãminhasberguy.
Preconceito com...................(Negro_Gordo_Pobre_Gay_Deficiente físico_E etc........)>>>>Nunca irá ter fim.........Infelizmente! As leis precisam melhorar muito, Pois aqui no Brasil, a pessoa.........(Mata_Rouba_Estupra-E etc......)........Tipo, pega 10 anos, e por............BOM COMPORTAMENTO>>>>KKKKKKKK..........Não cumpri nem a metade! Pura piada de mau gosto, não acham!? Em fim.....................Bom dia.