por Redação MundoMais
Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
O último domingo (19) foi marcado por uma discussão pública entre Dona Déa, mãe do saudoso Paulo Gustavo, e o influenciador Carlinhos Maia. A controvérsia teve início após uma fala de Carlinhos sobre a cantora Liniker, gerando acusações de transfobia.
Durante uma participação no programa Domingão da Globo, Carlinhos emocionou Dona Déa ao falar sobre sua mãe, mas a harmonia não durou. Após o programa, Dona Déa usou as redes sociais para criticar uma declaração do humorista, na qual ele errou os pronomes de Liniker, artista trans.
Em sua publicação, Dona Déa destacou o impacto de falas como a de Carlinhos: “Ao se fazer de desentendido quanto ao pronome correto para se referir à artista, Carlinhos Maia não só cometeu uma violência com a Liniker, mas também com toda a população trans, que diariamente enfrenta desrespeito e violência.”
Carlinhos Maia tentou justificar a situação, afirmando não conhecer o uso correto dos pronomes. No entanto, Déa reprovou a postura do influenciador: “Se a justificativa apresentada foi a ignorância sobre o tema, ele não deveria transformar isso em piada ou motivo de orgulho.”
O influenciador respondeu à publicação de Déa em tom crítico, mas a resposta foi deletada posteriormente. Antes de apagar, ele afirmou: “Enquanto a senhora faz texto, é na MINHA CASA que dezenas de trans, travestis e gays têm oportunidades reais.”
A polêmica com Liniker teve início em dezembro, quando Carlinho errou os pronomes da cantora durante um vídeo no Instagram. Após a repercussão negativa, ele apagou o conteúdo, mas negou qualquer intenção transfóbica: “Eu vivo colocando as músicas da Liniker há anos... Não devo nada. A Liniker é ela, mas a comunidade LGBT que vá para a put* que pariu. Não me importo com vocês.” Até o momento, Liniker não se pronunciou sobre o caso.