ASSINE JÁ ENTRAR
Promoção Black Friday Promoção Black Friday

O pior lugar do Brasil para um LGBT+ viver

Dados reforçam a urgência de discutir e implementar políticas públicas que protejam e valorizem a vida de pessoas LGBT+.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Um levantamento do Observatório do Grupo Gay da Bahia (GGB) trouxe um dado preocupante, em 2024, o Brasil registrou 291 mortes violentas de pessoas LGBT+, um aumento de 13,2% em relação ao ano anterior. Salvador, capital da Bahia, apareceu como a cidade mais perigosa para a comunidade, com 14 mortes, seguida por São Paulo e Belo Horizonte.

Os dados fazem parte de uma série histórica do GGB, que coleta essas informações há 45 anos. O levantamento é baseado em notícias veiculadas na imprensa e relatos enviados à ONG. Entre as vítimas, 165 eram gays, enquanto 96 eram travestis e mulheres transgênero. A pesquisa também mostrou que as regiões Nordeste e Sudeste lideraram o número de casos, com 99 mortes cada.

Armas brancas e de fogo foram os meios mais usados nos crimes, enquanto espancamentos ocuparam o terceiro lugar. As profissões mais comuns entre as vítimas foram professor, cabeleireiro, técnico de enfermagem, médico e instrutor de dança. Entre mulheres trans e travestis, muitas atuavam como profissionais do sexo, seguidas por ativistas e cantoras.

A maior parte das pessoas mortas era branca (115 casos), mas também foram registradas 79 mortes de pessoas pretas e pardas. A faixa etária mais afetada foi de 26 a 35 anos, representando 66 vítimas.

Os dados reforçam a urgência de discutir e implementar políticas públicas que protejam e valorizem a vida de pessoas LGBT+. A violência que ainda permeia a sociedade brasileira atinge de forma desproporcional aqueles que lutam por respeito, aceitação e igualdade. Salvador, com seu histórico de riqueza cultural e diversidade, precisa refletir sobre esse título de cidade mais perigosa para a comunidade e buscar formas de promover segurança e acolhimento.

25-01-2025 às 16:18 Danny
Concordo perfeitamente que esse Crente Bolsonarista é de Esquerda, querendo causar e ver o Circo pegar fogo. Não engana ninguém!
23-01-2025 às 22:57 Jorge Jorge
Esse crentebolsonarista é um esquerdista que finge isto e aquilo. Gente, a direita quer a liberdade total dos homossexuais. Quem os usa, quem os aprisiona, quem finge defendê-los apenas para faturar grana sobre a causa é a extrema esquerda, é o PSOL, o PT, essa gente.
23-01-2025 às 10:55 P/Jorgeta Crãmer...Kkkkkk.
O povo se incomoda com suas palavras, mas.......................Não vejo ninguém se ofender, quando a falsa crente Bolsonarista, vem aqui vomitar suas homofobia!!! Ninguém refuta esse cão/Satanaz, nem mesmo o site, exclui os comentários desse ser podre/Asqueroso!!! O ficar puto por aqui, é seletivo.......infelizmente!!! Beijos pá tu.
22-01-2025 às 20:27 Luli
Deixa de falar besteira jorge jorge. Poupa os outros com esse teu discursinho piegas
22-01-2025 às 18:37 Jorge Jorge
Mas claro que a militância gayzista empresarial vai divulgar tudo como crime homofóbico. Ainda mais agora. Nesse governo ridículo e decadente do Lula, não teme spaço pro povo, mas pra meia dúzia de gay militante se fanfarronar em Brasília, encher o rabo de filet mignon e uísque caro, ah, meu amigo, isso tem. E é vc, bi, que está pagando essa conta.
22-01-2025 às 18:34 Jorge Jorge
Portanto, é preciso seprarar os crimes que realmeente tiveram motivação homofóbica, dos crimes comuns. E aí, com todo respeito a todas as vítimas, porque nenhum crime é justificável, e com todo respeito àqueles que verdadeiramente foram vítimas de crime homofóbico, mas se vc fechar a lente verá travesti assassinando cliente, travesti sendo assassinada, gay idoso sendo roubado e violentado pelo garoto de programa, gay brigando com outro gay, e por aí vai.
22-01-2025 às 18:32 Jorge Jorge
Primeiro, é no governo do Lula. Bolsonaro é bandido. Lula é mocinho. Mas é com Lula que as mrotes aumentgaram. Segundo, o de sempre: o fato de a vítima ser homossexual não significa que ela morreu em virtude de sua homosseuxalidade. Ou seja: a violência pode ter fundo, razão, de crime comum.
22-01-2025 às 14:27 ¨¨
Discunjuro!!!