ASSINE JÁ ENTRAR
Promoção Black Friday Promoção Black Friday

Casamento gay passa a ser oficializado na Tailândia

Legislação aprovada no ano passado passou a valer nesta quinta-feira (23).

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

Centenas de casais do mesmo sexo estão se casando na Tailândia nesta quinta-feira (23), momento em que o país se torna o primeiro no Sudeste Asiático a reconhecer casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O projeto de lei histórico marca uma vitória importante para a comunidade LGBT+, que luta há mais de uma década pelos mesmos direitos de casamento que os casais heterossexuais.

“É o dia mais feliz da minha vida. Pudemos final e completamente fazer o que queríamos há muito tempo”, exclamou Pisit Sirihiranchai, que se casou com seu parceiro de cinco anos, Chanathip Sirihiranchai.

“Agora somos uma família completa”, ele disse.

Sob a legislação, aprovada pelo parlamento da Tailândia e endossada pelo rei no ano passado, casais do mesmo sexo podem registrar seus casamentos com plenos direitos legais, financeiros e médicos, bem como direitos de adoção e herança.

“Esta lei de igualdade no casamento marca o início de uma maior conscientização da sociedade tailandesa sobre a diversidade de gênero e nossa aceitação de todos, independentemente da orientação sexual, raça ou religião — nossa afirmação de que todos têm direito a direitos e dignidade iguais”, disse o primeiro-ministro Paetongtarn Shinawatra em uma mensagem gravada tocada em um casamento em massa na capital Bangkok nesta quinta-feira.

Pelo menos 200 casais se inscreveram para se casar no shopping center Siam Paragon, segundo a Bangkok Pride, que co-organizou o evento com autoridades locais.

Um tapete de arco-íris foi estendido no shopping para dar as boas-vindas aos recém-casados ​​de todas as idades e estilos de vida.

Entre os que caminharam pelo “tapete do orgulho” estava um casal de mulheres idosas que visitou o local com a ex-primeira-ministra Srettha Thavisin em um cenário de confetes caindo e batidas tradicionais tailandesas. O partido Pheu Thai, que governa Srettha, apoiou o projeto de lei do casamento.

Alguns abraçaram o espírito festivo completo aparecendo em ternos e vestidos de casamento. Outros vestiram blazers e vestidos rosa ou brancos. Muitos agitaram a bandeira do arco-íris.

Enquanto isso, celebridades e drag queens se apresentaram em um palco adornado com corações e flores de arco-íris, com uma tela declarando “igualdade no casamento”.

Celebrações também estão acontecendo em outras partes do país, estendendo-se da cidade costeira oriental de Pattaya até a cidade montanhosa do norte de Chiang Mai.

Antes das festividades, os defensores da igualdade saudaram a nova legislação como uma vitória para o progresso.

“Isso pode ser um modelo para o mundo porque agora temos a Tailândia como exemplo”, enfatizou Kittinun Daramadhaj, advogado e presidente da Rainbow Sky Association of Thailand. “Há uma verdadeira igualdade no casamento na Tailândia.”

27-01-2025 às 14:26 Danny
Parabéns à Tailândia!! Conquista democrática deles. País budista e liberal.
27-01-2025 às 10:55 RENATO1
JORGETE O QUE TEM A VER O CÚ COM AS CALÇAS? ENQUANTO ISSO VÇS BIXAS BURRAS VOTA NUM CARA QUE ODEIA GAYS, ENQUANTO ISSO VC ESTÁ DESCONTROLADA, É FALTA DE PICA? QUANDO AO CASAMENTO CONCORDO MAIS BUQUÊ DA LICENÇA RIDÍCULO"
26-01-2025 às 15:53 Para Jorgete
Nossa que estressada que vc tá Jorgete
25-01-2025 às 12:49 Zizu
Mulher Jorge Jorge. A sra tá louca? Nada a ver esse teu mi-mi-mi. Me poupe rsrsrs
24-01-2025 às 18:29 Odenia Xuaxisman
Tá bão.
24-01-2025 às 17:51 Jorge Jorge
Perca tempo com casamento gay na puta que pariou sua..., enquanto isso o Bradesco lucra bilhões, os Irmãos Batistas roubam a grana do BNDES (que é do FGTS do seu salário) e você, bi, paga aquele Sandero em 60 prestações. Bicha burra!