por Redação MundoMais
Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025
Em 2025, o Barcemonas completará 15 anos de resistência, inclusão e luta incansável contra o preconceito. A equipe de futebol amador LGBT+ de Ananindeua, no Pará, se consolidou no cenário regional e nacional não apenas pelo talento dentro de campo, mas também por levar a mensagem de diversidade e enfrentar os desafios do mundo do futebol.
O time nasceu em 2010, inicialmente como uma brincadeira entre amigos, sob o nome “Maluquinhas”. No entanto, em 2013, surgiu a necessidade de um nome que representasse mais a identidade LGBT+ do clube. Assim, inspirado no gigante espanhol Barcelona, nasceu o Barcemonas, combinando irreverência e paixão pelo futebol.
Filiado à LiGay, principal liga de futebol LGBT+ do Brasil, o Barcemonas conta atualmente com cerca de 30 atletas que disputam amistosos regularmente, especialmente no interior do Pará. Apesar de não ter um local fixo para treinos e jogos, a equipe segue crescendo e fortalecendo seu legado dentro e fora dos gramados.
Com uma trajetória marcada por grandes conquistas, o Barcemonas se firmou como um dos times mais vitoriosos do futebol inclusivo no Brasil. O clube é bicampeão da LiGay – Etapa Norte, tricampeão da Copa ANTIFA e ainda conquistou o terceiro lugar na LiGay Brasil, mostrando que a equipe paraense não só representa, mas também compete em alto nível.