por Redação MundoMais
Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025
O filme ‘Os Sapos’, estrelado por Thalita Carauta, chega nesta quinta-feira, 06, nos cinemas de todo o Brasil no dia 6 de fevereiro. Dirigido por Clara Linhart e com roteiro original de Renata Mizrahi, o longa é inspirado em uma história vivida pela roteirista e já teve uma versão em curta-metragem exibida em diversos festivais. No elenco, também estão Karina Ramil, Verônica Reis, Pierre Santos e Paulo Hamilton.
Na trama, Paula (Thalita Carauta), uma mulher de 40 anos, chega a uma casa isolada no meio do mato para um reencontro com amigos do colégio. No entanto, ao descobrir que a confraternização foi cancelada, ela é obrigada a pernoitar no local. Lá, convive com Marcelo (Pierre Santos) e sua namorada, Luciana (Karina Ramil), além de um casal de vizinhos, Cláudio (Paulo Hamilton) e Fabiana (Verônica Reis). A presença de Paula desencadeia reflexões profundas sobre identidade, sexualidade e os desafios de viver relacionamentos que fogem dos padrões heteronormativos.
O longa aborda de maneira sensível e impactante os efeitos das relações de dependência emocional e o papel das mulheres na desconstrução de amores opressores. Além disso, destaca como a negação de afetos e identidades pode gerar conflitos internos e sociais. Conforme a diretora e a roteirista sinaliza, “o filme não apresenta uma resposta, mas provoca uma reflexão sobre os lugares que ocupamos nos relacionamentos, aqueles que nos tiram a potência, o brilho e a autoestima, e dos quais muitas vezes não conseguimos sair”.
Antes de sua estreia comercial, ‘Os Sapos’ conquistou reconhecimento em festivais de cinema. No Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, levou os prêmios de Melhor Roteiro (Renata Mizrahi), Melhor Direção (Clara Linhart) e Melhor Montagem (Nina Galanternick). No Festival Internacional de Colombo, venceu na categoria de Melhor Montagem, e no Festival Internacional de Cinema da Província de Buenos Aires, foi eleito Melhor Filme Internacional.
A produção é da Gamarosa Filmes, responsável por obras como Casa Grande e Gabriel e a Montanha, com coprodução do Canal Brasil e Telecine e distribuição da Livres Filmes & Artes.