por Redação MundoMais
Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2025
A Volkswagen do Brasil conquistou o Prêmio Ser Humano, na categoria ESG, com o projeto “Colorindo em Ação”. A iniciativa, realizada em parceria com a ONG Parceiros Voluntários e a Fundação Grupo Volkswagen, teve como foco o desenvolvimento institucional da Casa Neon Cunha, em São Bernardo do Campo (SP), um centro de acolhimento para pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade.
Com apoio de voluntários da Volkswagen, o projeto ajudou a Casa Neon Cunha a aprimorar sua governança, organização interna e captação de recursos, garantindo que a instituição pudesse se tornar um espaço de acolhimento mais estruturado e sustentável.
Além do suporte técnico, a Fundação Grupo Volkswagen também realizou uma doação de R$ 70 mil para a manutenção das atividades da ONG. “O prêmio coroa nossas ações inclusivas e demonstra que semeando respeito, colhemos inclusão”, afirma Roger Corassa, o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil e padrinho do grupo de diálogo Colorindo.
A Casa Neon Cunha oferece abrigo, apoio jurídico e psicológico, além de oportunidades de qualificação profissional para pessoas LGBT+. Após a implementação do projeto, a instituição passou a operar 24 horas por dia, empregando mais de 20 pessoas e garantindo moradia para 16 indivíduos. “Estamos, de fato, gerando transformação social”, destacou Paulo Cunha, presidente da Casa Neon Cunha.
Linha Pride da Volkswagen
O compromisso da Volkswagen com a inclusão LGBT+ também se reflete na Linha Pride, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por colaboradores LGBT+ da empresa. Os produtos da linha são confeccionados por profissionais do projeto “Costurando o Futuro“, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade, utilizando tecidos automotivos reaproveitados. Para ter acesso às peças, basta clicar neste link e garantir a sua.
Além disso, a Fundação financiou cursos de corte e costura para as pessoas atendidas pela Casa Neon Cunha, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para Vitor Hugo Neia, diretor da Fundação Grupo Volkswagen, “o reconhecimento da ABRH-SP vem para reforçar o nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão e, sobretudo, com a mobilidade social das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica”.