por Redação MundoMais
Terça-feira, 11 de Março de 2025
A cidade de Joinville, em Santa Catarina, conhecida por seu patrimônio cultural e por sediar um dos maiores festivais de dança do mundo, será o cenário do curta-metragem “Princesa de Joinville II”, do diretor catarinense Luis Zabel. A produção, que estreia no YouTube em 20 de março, combina elementos poéticos e cômicos para apresentar um enredo protagonizado por drag queens que enfrentam forças conservadoras.
Na trama, a personagem Calupsyta, interpretada pelo próprio diretor, desperta após quase 200 anos no Cemitério do Imigrante e percorre a cidade ao lado de outras drags. O grupo assume um papel semelhante ao de super-heroínas, enfrentando “pessoas mascaradas” que espalham discursos de ódio.
“Neste contexto, também é subvertida a imagem da figura da drag queen, ícone da comunidade LGBT+, colocando-a em outro ambiente, em vez da noite e dos guetos, a figura se expõe à luz do dia na cidade“, explica Luis Zabel.
O curta foi viabilizado por meio do edital da Lei Paulo Gustavo em Joinville (Chamamento Público nº 002/2023/PMJ) e dá continuidade ao trabalho do diretor em torno da representatividade LGBT+. Entre suas produções anteriores estão a videoperformance “Princesa de Joinville”, que recebeu menção honrosa no I Seminário Inventando Gênero de Joinville (2014), e a performance “The Sounds of Love” (São Luís/MA, 2020), que resultou em vídeos gravados na cidade durante a pandemia para o projeto “Legítima Diferença”, do Sesc D. Pedro II/SP.
Curta-metragem “Princesa de Joinville II”
Estreia: 20 de março de 2025 Onde assistir: youtube.com/@princesadejoinville-l9c.