por Redação MundoMais
Terça-feira, 18 de Março de 2025
Josh Cavallo, jogador do Adelaide United , clube de futebol da Austrália, revelou que recebe ameaças de morte diárias. O atleta se assumiu homossexual em outubro 2021. Na época, ele era o único jogador da elite do esporte assumidamente gay.
Quase três anos e meio após, o defensor segue enfrentando o preconceito. Ao podcast ' Footballers Unfiltered ', da FIFPRO, ele revelou que recebe mensagens negativas e ameaças com frequência: “Diariamente, recebo múltiplas, múltiplas, múltiplas ameaças de morte, e é muito triste ver isso”.
Por outro lado, Josh ressalta que recebeu de companheiros de equipe e adversários. Ele afirma que nunca foi alvo de preconceito dentro de campo. E não se arrepende de ter se assumido — na verdade, é justamente o contrário: "Foi a melhor decisão que já tomei".
"Estamos em 2025 agora e muita coisa aconteceu nesse meio tempo. Estou orgulhoso de mim mesmo, das pessoas ao meu redor, da minha rede de apoio e de como nos correlacionamos e mudamos as coisas em torno do futebol, mas também temos que perceber que ainda há um longo caminho a percorrer", avalia.
Neste sentido, Cavallo avalia que a falta de inclusão reprime outros homossexuais dentro do futebol. Por isso, reconhece que é difícil incentivar esses colegas, já que conhece as consequências negativas na prática.
"Não havia ninguém para eu admirar quando era mais jovem. Essa é uma representação que eu quero ser para a geração mais jovem. Acho que sou uma prova viva disso no futebol. O futebol tem espaço para pessoas como eu e estou muito orgulhoso de vestir a bandeira", acrescenta o defensor australiano.