por Redação MundoMais
Quarta-feira, 19 de Março de 2025
A trajetória e os amores do dramaturgo Tennessee Williams (1911-1983), autor de clássicos como Um Bonde Chamado Desejo e Gata em Teto de Zinco Quente, inspiram o espetáculo Tennessee Williams Deve Morrer!, que retorna ao Teatro Sérgio Cardoso para sua segunda temporada. As apresentações acontecem de 29 de março a 27 de abril, aos sábados e domingos, às 19h.
Com texto de Luiz Filipe Caivano e Marcelo Braga, que também assina a direção, a peça encerra a trilogia metateatral da Cia. Filhos do Dr. Alfredo, formada ainda por Montanha Russa (2018) e Quem Fica com Quem (2019). No elenco, Vivian Bertocco e Luciano Schwab interpretam Rose e Tom, irmãos e artistas de teatro que, prestes a entrar em cena, descobrem uma crítica negativa da peça. Frente ao julgamento conservador e homofóbico, Tom, que além de ator é dramaturgo, decide reescrever o espetáculo como resposta à exclusão artística e à intolerância às novas formas de encenação.
Tennessee Williams e sua luta contra o moralismo
A narrativa resgata momentos cruciais da vida de Tennessee Williams, incluindo suas relações com Kip, Pancho e Frank, seus principais amores. A montagem explora os desafios enfrentados pelo dramaturgo como um artista gay em um meio dominado pelo moralismo, além de ressaltar o impacto de sua obra no teatro contemporâneo.
Tennessee Williams foi um dos dramaturgos mais influentes do século XX, autor de peças como O Zoológico de Vidro (1945), Um Bonde Chamado Desejo (1947) e Gata em Telhado de Zinco Quente (1955). Sua vida foi marcada por conflitos familiares e pelo enfrentamento da intolerância social. Ele assumiu publicamente sua homossexualidade em 1970 e enfrentou desafios como dependência química e rejeição da crítica em seus últimos anos.
Serviço:
• Tennessee Williams Deve Morrer!
• Data: De 29 de março a 27 de abril, sábados e domingos, às 19h
• Duração: 60 minutos
• Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
• Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo – SP
• Classificação: 14 anos